Caminhão pesado 100% elétrico, Volvo FM Electric é um dos destaques da marca na Fenatran

A Volvo está apresentando na Fenatran 2022 um caminhão pesado 100% elétrico. Com zero emissões, o FM Electric é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. Ainda não há data de início de comercialização no País. Mas, em breve, o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações.

“Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Em 2019, a marca foi a primeira entre os fabricantes tradicionais a oferecer caminhões 100% elétricos. Produzindo em série modelos semipesados e pesados, atualmente a Volvo tem uma oferta completa deste tipo de veículo na Europa (onde é líder em elétricos) e nos EUA.

100% elétrico

O FM Electric tem opções com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). “É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.

Ao fim da jornada diária de trabalho pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua. “Os pontos de recarga são definidos em conjunto com os transportadores, de acordo com o perfil da rota, distância e peso da carga”, explica Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

Alto desempenho

O FM Electric tem potência de até 490 kW (660hp). Equipado com a consagrada caixa de câmbio I-Shift, é um veículo para uma série de diferentes operações: desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Sem ruído

Além de proporcionar zero emissões de gases, o novo caminhão tem baixíssimo nível de ruído, o que o torna uma excelente opção para executar tarefas urbanas e à noite, sem provocar poluição sonora e incômodo em áreas residenciais. Pode até ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo. Outro atributo importante é que o veículo oferece pouca vibração, garantindo um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas que passam longas horas dentro da cabine.

Como em todos os produtos Volvo, a reciclabilidade do FM Electric é alta. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

Vídeo – Volvo FM Electric, para transportes urbanos e regionais

Novos FH, FM e FMX Euro 6 também estão na Fenatran

Apresentada recentemente, a nova linha F de caminhões pesados da Volvo está agora sendo exibida aos clientes e ao público em geral no estande da marca na Fenatran 2022. Atendendo a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8, com significativa redução na emissão de poluentes, as novas versões do Volvo FH, FM e FMX têm consumo de combustível até 8% menor, numa grande contribuição para o aumento da rentabilidade do transportador.

Os veículos começam a ser produzidos em janeiro de 2023 no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná. Mas os clientes que participarem da feira poderão fazer a aquisição de imediato, inclusive em condições de compra vantajosas, durante o período do evento. “Nossa geração Euro 6 está à frente do que a legislação exige, com melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. É o nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “É uma linha de caminhões excepcional, repleta de novidades e com excelente eficiência energética para todas as aplicações do transporte brasileiro”, completa Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

Motorização avançada

Com potências de 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540cv, o novo motor Volvo D13K Euro 6 é uma das grandes novidades. “Ele foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Com componentes mais robustos, possui agora um sistema de injeção Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões. O novo turbocompressor é ainda mais silencioso e eficiente, gerando torque máximo em rotações ainda menores. É exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais. “É o estado da arte tecnológico para auxiliar os transportadores a obter melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional”, diz Valerio. O projeto também priorizou o mercado brasileiro, para atender as exigentes condições locais de severidade.