Caminhões Scania Super, que permitem 8% de economia de combustível, começarão a ser vendidos na Fenatran

A Scania anuncia o lançamento no Brasil dos caminhões Super, apresentados no final de 2021 na Europa. Os novos veículos foram apresentados à imprensa especialidade nos dias 5 e 6 de outubro e começarão a ser vendidos no país a partir da Fenatran 2022 – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP). As entregas serão início em fevereiro de 2023.

“Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Segundo ele, não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420 cv a 560 cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. “Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com futuras outras novidades.”

A gama Super tem o maior torque do mercado para motores de 13 litros. “Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques variam entre 2.300 e 2.800 Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560 cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300 Nm, 2.500 Nm, 2.650 Nm e 2.800 Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150 Nm em relação à geração atual e de 100 Nm na versão de 560 cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 2.800 Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria. 

Internamente, as cabines passam a contar com mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico.

Locação

Também vai se iniciar na Fenatran 2022 a atuação da nova empresa Scania Locação, que entrará no ramo de aluguel de caminhões no Brasil. “Ela chega para somar ao nosso portfólio de soluções aos clientes, não para substituir as vendas dos novos. Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte”, explica Munhoz.

Ele diz que a Scania começou a perceber uma tendência de aceitação pelo aluguel de caminhões, mudando um pouco o perfil conservador do transporte brasileiro. “Fomos então beber na fonte mais indicada. Na Europa, o aluguel – leasing operacional de caminhões – é uma realidade há mais de 30 anos. Naquele continente, temos mais de 6 mil caminhões locados. A experiência está mais do que comprovada. Após um profundo projeto de viabilidade, decidimos ser este o momento correto de entrar nesse negócio no Brasil. Um dos diferenciais é que a própria Scania será a responsável pela administração do negócio”, ressalta.

A solução completa da Scania vai ofertar, além do produto corretamente especificado para a necessidade do cliente e suas tecnologias, gestão inteligente com solução de serviços e apoio dos Serviços Financeiros Scania. No pacote de Serviços poderão contar com conectividade, programas de manutenção, Scania FIT (que permite monitorar os caminhões e entender qual a melhor maneira de otimizar a performance daquela operação) e assistência técnica 24 horas.

Os transportadores terão a possibilidade de assinar contratos a partir de apenas um caminhão e com prazos de 24 a 60 meses. Caso precisem, poderão receber o conjunto completo, ou seja, com o implemento que necessitarem.

Mercado

A Scania vai retomar sua participação de mercado na categoria de caminhões pesados a partir de 2023. Para isso, dentre os fatores essencias estão os lançamentos de produtos (nova linha Proconve P8/Euro 6 e gama Super), de soluções de serviços e a estabilidade global da cadeia de fornecedores.

Durante a pandemia, a marca sofreu os impactos mais agudos da crise da falta de componentes, especialmente de semicondutores, o que limitou a fabricação de veículos. Atualmente, a fábrica está operando com 100% da capacidade produtiva e há chance de obter um volume extra de caminhões até o fim deste ano.

Além disso, está ampliando o portfólio de veículos semipesados para atender as necessidades dos clientes que estão se tornando tendência, e também atualizou o leque de opções para operações fora de estrada.

Caminhões a gás  e/ou biometano

Na visão da Scania, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve ter a solução a gás como intermediária, da mesma forma que tem sido na Europa. No Brasil, a Scania é pioneiria na introdução de caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano e já vendeu mais de 600 modelos, desde 2019. A projeção para 2023 é comercializar entre 600 e 1.000 unidades. 

Para colaborar na expansão dos postos de combustíveis que passem a comportar caminhões para serem abastecidos com GNC e no crescimento da produção de biometano, o que na prática significa aumentar a cobertura dos chamados “corredores azuis”, a empresa está formando cada vez mais parcerias com grandes produtores e distribuidores de gás, além de grandes embarcadores e transportadores.

“O intuito nos próximos anos é gerar um impacto ainda mais positivo.  A ideia é que possamos trilhar um caminho de sucesso a partir de todo o conhecimento que temos consolidado com nossa base de mais de 600 unidades ativas”, conta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil.