Meia tonelada de testes de covid-19 (SARS-CoV-2 Antigen Test Kit) importados da China acabam de chegar ao Brasil. A importação do lote com 1 mil unidades foi coordenada pelo Grupo Allog, que apresentou a melhor solução logística para movimentar a carga. Os testes têm como destino Vitória, capital do Espirito Santo.
Os testes para o diagnóstico da Covid-19 estão em falta no Brasil por falta de insumos, de acordo com alerta da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). A entidade diz que a procura global por mais exames, devido aos surtos da variante ômicron – altamente transmissível –, força a capacidade de produção de insumos e reagentes.
Já um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostrou que o número de testes de Covid-19 feitos nas farmácias do país bateu o recorde diário, com 86,3 mil exames realizados no dia 12 de janeiro. Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) revelou que 88% dos laboratórios privados no estado enfrentam problemas para a reposição de testes de Covid-19 e influenza.
Luís Nascimento, executivo de vendas aéreas do Grupo Allog, explica que por se tratar de uma carga especial e frágil, a logística para o transporte exige que os testes estejam devidamente acondicionados nas embalagens originais do fabricante, bem como conter uma sobre embalagem, como caixa de papelão reforçado.
Além disso, deve ser paletizada conforme orientação da companhia aérea. “A vantagem do aéreo sobre outros modos de transporte é, principalmente, em termos de velocidade para a movimentação deste tipo de carga em um momento que o país necessita muito deste produto”, destaca Luís.
Desde março de 2020, a Allog vem prestando assessoria logística aos importadores brasileiros da área médica para assegurar o transporte de cargas da China relacionadas ao combate ao coronavírus. Uma das principais estratégias é o fretamento de voos exclusivos para atender a demanda de emergência médica para diferentes regiões do Brasil. Somente em 2020, a Allog viabilizou o transporte de 30 milhões de máscaras faciais em sete aeronaves fretadas e alguns voos comerciais.
Importância da testagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como medida sanitária essencial para o enfrentamento da pandemia as ações de testar, tratar, isolar e rastrear. A partir do diagnóstico da doença, deve-se providenciar o tratamento adequado dos pacientes, orientar o distanciamento social e promover o rastreamento dos contatos, que são aquelas pessoas que podem ter sido expostas à infecção.
A testagem também é essencial para o acompanhamento do cenário epidemiológico da pandemia. Indicadores como os números de casos e de óbitos permitem que gestores e autoridades de saúde definam estratégias de controle e redução de danos pela doença.