A Cargo X, logtech brasileira fundada em 2013 com o objetivo de reescrever a cultura de transporte de cargas, ajudando ao transportador brasileiro, lança Cargo Force, marketplace que oferece fretes para transportadoras. A expectativa é oferecer dez mil fretes por mês e tecnologia para os transportadores. O novo serviço faz parte do novo posicionamento da marca que também contempla um fundo de investimento de 100 milhões de reais para transportadoras do agronegócio no formato de capital de giro para contratação e prestação de serviços. Destes, 20 milhões de reais já foram investidos.
Muitos terminais logísticos, atualmente, trabalham muito abaixo de sua capacidade. Galpões que antes recebiam cerca de 50 a 100 caminhões por dia, hoje operam recebendo não mais que 10 caminhões diariamente.
Foi olhando para essa situação que a Cargo X entendeu que havia uma grande oportunidade de ajudar as transportadoras. Antes vista como concorrência, a logtech quer ajudar as empresas para que os galpões voltem a operar na capacidade máxima, oferecendo um serviço exclusivo e operacionalizado de maneira inédita no mercado.
“Queremos beneficiar todo o setor e fomentar negócios para transportadoras de médio e pequeno porte – que compõe 95% desse mercado no Brasil; estes são os verdadeiros empreendedores que movimentam um dos mercados mais complexos mundo. Acreditamos que o único caminho para melhorar a malha logística do País é criando uma parceria com transportadores que conhecem as complexidades da indústria e dar suporte para que eles possam crescer e se tornar mais eficiente por meio de nossa tecnologia e capacidade financeira. Iniciamos o projeto com 30 transportadoras e o cadastro será só possível por convite, mas a expectativa é aumentar esse número significativamente até o final do ano a continuar para ajudar cada transportador no Brasil”, explica Federico Vega, CEO da Cargo X.
A tecnologia embarcada do marketplace é baseada em tecnologias de machine learning já utilizadas na Cargo X, com um potencial de otimizar, cada vez mais, o ‘match’ entre fretes e transportadoras.
Para ter acesso ao marketplace, a transportadora passa por um processo de cadastro e em seguida pode negociar os fretes disponíveis.