A CargoX (http://www.cargox.com.br) – transportadora que opera conectada em tempo real a uma rede de mais de 100 mil caminhoneiros autônomos e considerada como a “Uber do transporte de cargas” – está apostando na tendência de escape game para integrar os colaboradores recém-contratados e atrair novos talentos. O primeiro grupo a participar desta iniciativa foram os integrantes do departamento de Data Science, da própria companhia. Para estimular o trabalho em equipe, cooperação e união do time, os três membros passaram duas horas na Puzzle Room, rede europeia especializa em jogos de fuga, na unidade Praça da Árvore, em São Paulo. Durante cerca de 60 minutos, os profissionais foram desafiados a desvendar os enigmas do assassinato do espião americano Edward Snownet, na sala CSI: Investigação Criminal.
Os novos contratados foram acompanhados por Daniel Matsumato, gestor de RH da CargoX, com o objetivo de analisar como se comportam em situações de pressão e em ambientes competitivos. “Esta é uma ferramenta poderosa para team building, recrutamento e seleção. Os jogos de escape simulam situações que requerem competências necessárias do dia-a-dia, como raciocínio lógico, liderança, comunicação, planejamento, além da luta contra o tempo. Na verdade, o time só ganha com essa experiência, tanto vencendo como perdendo o jogo”, afirma.
Recentemente, a CargoX abriu mais de 100 vagas em São Paulo para vários cargos, em áreas como vendas, marketing e TI. A previsão é continuar a usar essa tendência de jogos de escape para outras finalidades, como recrutamento de novos colaboradores. Com a iniciativa, a transportadora espera atrair mais jovens talentos. Atualmente, 75% do quadro de funcionários da companhia está abaixo dos 30 anos.