A concessionária SPMAR – que atua na administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, sendo responsável pela gestão de 76% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação – inicia a contagem regressiva para o Carnaval e colocará seu bloco na estrada entre os dias 18 de fevereiro e 22 de fevereiro, tudo para garantir que mais de 990 mil veículos trafeguem com total segurança nos trechos por ela atendidos.
A maior parte dos foliões deve seguir pelo trecho Sul, onde a expectativa é que circulem 690 mil veículos, sendo um terço desse movimento com destino ao litoral paulista. Já pelo trecho Leste são esperados 297 mil carros.
A previsão da concessionária é que o maior movimento ficará concentrado na sexta-feira (18), das 14 às 22 horas, e no sábado (19), das 7 às 14 horas. Enquanto na terça-feira (21), tradicionalmente o dia de retorno para capital, um fluxo mais intenso será esperado das 16 às 20 horas.
Para agilizar a circulação, a operação papa-fila será implantada na venda e cobrança de cupons de pedágios, minimizando a formação de filas na aproximação da praça de pedágio do km 70 e permitindo a melhor evolução pelo acesso à Rodovia dos Imigrantes no sentido litoral.
A operação Carnaval contará com 25 viaturas de apoio, entre elas: 5 ambulâncias, 8 guinchos (leves e pesados), 05 veículos de inspeção e supervisão de tráfego, 1 caminhão de combate a princípio de incêndio e 1 caminhão de resgate de animais. Nesse período não haverá o transporte de cargas especiais na rodovia.
Chuvas
Nesses dias quentes, uma chuvinha sempre é bem-vinda para refrescar. Porém, quando ela chega na estrada pode representar um sinal de perigo para os foliões do bloco da desatenção. Como o enredo desse ano já prevê temporais repentinos, a concessionária SPMAR preparou uma série de dica de revisões no podcast “De Olho na Estrada”, que servem tanto para quem vai curtir o carnaval de carro quanto de moto.
Danilo Ribeiro, coordenador do Centro Tecnológico de Treinamento e Inovação da DPaschol, ensina a forma correta de testar os limpadores de para-brisa. “Ligue o limpador de para-brisa por aproximadamente 30 segundos. O trabalho da palheta tem de ser sem barulho. Ela não pode ter ruído, vibração e deixar riscos ou algum tipo de falha na hora que passa o rodo na ida e na volta. Então, quando você faz esse teste em casa, e já vai saber o comportamento que ela vai ter em dias de chuva. E os 30 segundos tem um motivo também, viu? Porque esse atrito, por mínimo que seja ali no para-brisa, vai fazer com que a borracha se assente na posição de trabalho, porque ela ficou há meses parada” conclui o especialista da DPaschoal.
As condições dos pneus são outros itens que devem ser testados antes de cair na estrada, como ensina Ribeiro: “Pegando uma moeda de 1 real, você tem aquela borda dourada de aproximadamente 3 mm. Se, no pneu, a borda da moeda ficar acima do limite, você pode rodar com a segurança, que é de 1,6 mm. Por que que eu digo que é o limite da segurança? Porque em dias de pista molhada, por exemplo, se você tiver com um pneu abaixo de 3 mm, 2 e meio, 2, ainda está dentro da lei, mas ele já não oferece tanta aderência em pista molhada e você não sabe quais condições exatas vai encontrar na estrada durante a viagem. Então, pode ser que tenha chuva e dependendo da intensidade, um pneu com menos de 3 mm vai comprometer a segurança. A moeda de 1 real pode trazer essa referência antes de pegar a estrada. O ideal é encaixá-la na área dos sulcos do pneu, onde a água escorre: se você enxergar aquela bordinha dourada aparecendo, é porque o pneu já chegou no limite, ele está abaixo desses 3 mm. Se a borda dourada da moeda ficou escondida, pode rodar tranquilo que o pneu terá aderência, resistência a piso molhado e boas condição de frenagem e dirigibilidade. Portanto, a segurança ideal que você precisa”.
Já para quem vai de moto, a dica é dividir a moto por partes, como explica o piloto profissional Helio Mazzarella, instrutor do Yamaha Riding Academy, academia de pilotagem da marca focada na segurança do usuário, que detalhou o caminho para uma boa revisão: “A calibragem, o TWI (indicador de desgaste do pneu), reaperto dos raios, fazer todo o controle ali de cubo. Você pode dividir a motocicleta em partes. Ir para cima, você pensa nas rodas, faz essa checagem geral da parte das rodas. Na parte de cima checar sempre se há algum vazamento de óleo no motor. Se houver, você deve adiar a viagem até consertá-lo”, relata Mazzarella, que aponta a transmissão, formada pela corrente, coroa e pelo pinhão, e por onde passa a potência do motor para a roda, como um ponto que deixa muita gente na mão após uma chuva. “Você deve fazer aquela manutenção correta de lubrificação da corrente, uma vez que ande em um dia com chuva, visto que aquele óleo é lavado e pode deixar a corrente seca. Essa é uma manutenção diária. Passar uma escovinha, passar um óleo de corrente para deixá-la purificada e sempre mantê-la esticada conforme o manual.”
Outro alerta feito pelo piloto refere-se aos equipamentos de segurança, como capacete, luvas, botas, conjunto de cordura e até protetor de coluna: “Equipamentos de segurança são essenciais porque o piloto, já que ele fica muito exposto e, principalmente, nas rodovias, velocidade de tráfego aumenta. Com isso, a sua exposição fica muito maior. É preciso usar os equipamentos no dia a dia, mesmo nos trechos urbanos”.
Para Fausto Cabral, gerente de operações da SPMAR, a prevenção é a maior arma do motorista consciente: “ Independente das condições da pista, molhada ou seca, é importante que o motorista aproveite essas dicas e monte um check list detalhado dos itens que precisa verificar antes de iniciar a viagem. Isso garante não apenas a segurança do veículo, mas também a tranquilidade para todos que irão desfrutar da viagem”.
Bloco do sangue bom
A SPMAR também divulgará, durante o feriado, a ação da Fundação Pró-Sangue para que as pessoas doem sangue antes de cair na folia.
Tradicionalmente, o Carnaval é um período que afasta inúmeros doadores dos hemocentros. Por outro lado, a demanda de hemocomponentes aumenta por parte dos hospitais, em razão do maior número de acidentes nas estradas.
Há vagas livres no sistema de agendamento online da Pró-Sangue, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br.
Apoio
O motorista que necessitar de qualquer apoio emergencial tem à disposição uma equipe preparada para atendê-lo 24 horas por dia. Em caso de dúvida ou de atendimento na via, o usuário pode entrar em contato com a SPMAR pelo 0800 774 88 77 ou por meio dos 192 telefones de emergências situados a cada quilometro da rodovia. Estes serviços são gratuitos e com funcionamento ininterrupto.
Os Trechos Sul e Leste do Rodoanel também contam com quatro unidades do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), localizados nos quilômetros 41, 68, 102 e 121 – no caso de o usuário precisar, pode fazer, aí, uma pausa em sua viagem ou solicitar algum tipo de informação ou atendimento. Os locais estão equipados com banheiros, fraldários, sala de espera e água potável.