Carrefour tem avanço nas vendas com ajuda de resultado no Brasil

O Carrefour informou a investidores na última sexta-feira, 15, que está confortável com expectativas do mercado de lucros maiores neste ano, depois de divulgar maior crescimento das vendas no primeiro trimestre, impulsionadas por sua performance na Espanha e Itália, assim como no Brasil.

A maior varejista da Europa disse que as vendas do primeiro trimestre somaram 20,05 bilhões de euros, em linha com a média das estimativas de analistas de 20,04 bilhões de euros, conforme pesquisa da Thomson Reuters.

No Brasil, segundo maior mercado do Carrefour depois da França, as vendas na categoria mesmas lojas subiram 9,9% no trimestre.

O Carrefour tem conseguido suportar melhor a desaceleração no Brasil do que o rival francês Casino, já que vende principalmente alimentos no país e é menos vulnerável à queda dos gastos do consumidor.

As vendas na China caíram 8,4% no trimestre, melhora sobre a queda de mais de 15% no quarto trimestre.

As ações do grupo francês, segundo maior varejista do mundo, subiam 4,4%.

“Uma atualização reconfortante sobre os negócios”, disseram analistas da Exane BNP Paribas, acrescentando que declarações feitas pelo vice-presidente financeiro, Pierre-Jean Sivignon, sobre a perspectiva de lucro foram “encorajadoras neste estágio inicial do ano”.

As condições dos negócios permaneceram desafiadoras na China, embora tenha havido sinais de que esforços para restruturação no país começaram a compensar, uma vez que as vendas melhoraram no trimestre na base sequencial.

Sivignon disse a jornalistas em teleconferência que as estimativas do mercado para o lucro antes de juros e impostos (Ebit) em 2016 de cerca de 2,5 bilhões de euros são “razoáveis” nesse estágio, o que implicaria uma alta de aproximadamente 2% sobre o resultado do ano passado de 2,45 bilhões de euros.

No entanto, ele alertou que ainda é cedo e que as moedas estão muito voláteis.

Fonte: Folha de S. Paulo