A Scania acaba de entregar mais um caminhão a gás ao mercado brasileiro. Desta vez, um R 410 6×2 movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que será utilizado na frota parceira que atende a Ambev. O veículo será operado pela Carsten Serviços, parceira da Ambev há mais de 10 anos, e fará o transporte dedicado de bebidas da fábrica da cervejaria em Agudos, interior de São Paulo, para grandes clientes da marca nas regiões de Ribeirão Preto e Campinas, também no interior paulista.
Este é o primeiro caminhão movido a gás natural (GNV) adquirido por um transportador para operação da Ambev. “O setor de transporte, que responde por grande parte da cadeia de valor das empresas que estão na dianteira da chamada recuperação verde, vem passando por uma profunda transformação para se tornar mais sustentável. A Scania está apoiando estas organizações a cumprir os compromissos com a redução de emissões de gases poluentes. É motivo de orgulho ter nesta lista empresas como a Ambev e a Carsten, que mostram o quanto querem um planeta melhor. Nós estamos liderando esta transição e apoiamos os clientes com soluções rentáveis que contribuem com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social, aqui e agora”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
O pioneirismo da Carsten em adquirir o novo veículo da Scania comprova o compromisso da empresa com a sustentabilidade, além de reforçar o empenho da marca em inovar como parceiro logístico para levar soluções sustentáveis e rentáveis a seus clientes.
“Esse caminhão vai ser um marco no transporte de cargas, principalmente no interior de São Paulo. É uma novidade em um segmento ainda muito tradicional. A Carsten vem com um pensamento bem diferente com relação ao uso da tecnologia e da conectividade visando a sustentabilidade da operação. Temos a missão de transformar e revolucionar o transporte de cargas no Brasil e para isso buscamos parcerias estratégicas com os mesmos valores que os nossos. A Scania é uma dessas parceiras e a Ambev também. Quando apresentamos o projeto, a Ambev prontamente comprou a ideia de ter um caminhão mais sustentável na frota e nos apoiou. Isso mostra o quanto nós transportadores somos parte fundamental para essa transformação de fato acontecer. Não dá para esperar alguém fazer, nós temos que agir. Enquanto os outros ainda estão planejando, nós já executamos. Aqui na Carsten os projetos acontecem”, ressalta Rennan Carsten, CEO da Carsten Serviços.
Operação em detalhes
Ao todo, o R 410 6×2 fará um trajeto aproximado de 500 km, ida e volta, saindo da fábrica da cervejaria em Agudos, interior de São Paulo, para grandes clientes da Ambev no interior paulista. “Geralmente, os veículos abastecidos com combustíveis alternativos são utilizados em modalidade intercompany, ou seja, dentro da própria empresa. Com a Ambev estamos sendo um pouco mais audaciosos porque vamos atender os principais clientes da cervejaria na modalidade de autosserviço, conseguiremos levar essa inovação até o cliente. Dessa forma, abasteceremos grandes redes de supermercados e atacadistas com produtos Ambev de uma forma mais sustentável”, explica Carsten.
“O compromisso com a sustentabilidade dos nossos produtos e operações não é de hoje, vem desde a nossa criação, há 20 anos. Nessa trajetória, crescemos junto aos nossos parceiros e estimulamos todo ecossistema a buscar soluções eficientes e sustentáveis. Estamos sempre atentos às inovações que podem contribuir com a redução de nosso impacto no meio ambiente e esse movimento da Carsten e da Scania reforça o alinhamento estratégico entre as empresas para construir um mundo melhor e sustentável. Estamos fomentando a mudança de matriz energética logística, e adicionar equipamentos com menor emissão/km, como é o caso do gás, contribui para acelerar essa redução e chegarmos mais próximo do nosso objetivo de redução de 25% da emissão de CO2. Acreditamos que não vamos resolver tudo sozinhos e ter a Scania, uma empresa que também possui a sustentabilidade em seu DNA, é algo natural na nossa parceria”, ressalta Bernardo Adão, Diretor de Suprimentos e Sustentabilidade da Ambev.
O abastecimento será feito pela GasBrasiliano, que distribui e comercializa o gás natural nos postos distribuídos nas rotas entre Agudos e as cidades de atuação do caminhão. “A GasBrasiliano conta com uma rede de postos de combustíveis capaz de suprir a necessidade de abastecimento do novo caminhão da transportadora Carsten na rota onde ele irá circular. A distribuidora tem ainda estrutura para disponibilizar o gás natural diretamente na transportadora, assim como foi feito recentemente para a usina Santa Cruz. Em agosto de 2020, a GasBrasiliano conectou à sua rede de distribuição a Usina Santa Cruz, unidade da São Martinho localizada em Américo Brasiliense (SP), para o abastecimento de caminhões movidos a GNV, um dos quais um Scania R 410. Há também a opção de redes de abastecimento locais via Gás Natural Comprimido (GNC)”, pontua Alex Gasparetto, Diretor-Presidente da GasBrasiliano, distribuidora de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo.
A escolha ideal
Os caminhões pesados Scania movidos a GNV, GNL e/ou biometano têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e são movidos 100% a qualquer mistura dos combustíveis. Eles não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, são mais silenciosos e com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros robustos (o material é de ogivas de mísseis) e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Tudo é informado no painel para o motorista.
Por falar em motorista, a Carsten já definiu o profissional que irá atuar com o novo Scania na operação da Ambev. Leandro Botelho de Oliveira trabalha como motorista de caminhão há 18 anos, está há um ano na Carsten e foi escolhido por performance e perfil. “Ele será fundamental para o nosso veículo ter sucesso nas estradas”, comenta Carsten.
“Será uma grande experiência para mim. Agradeço a oportunidade que a Carsten me deu e vou aproveitar o máximo do veículo e fazer o melhor que eu puder ao volante. Ainda não testei o caminhão, mas estou ansioso. O Scania a gás é uma evolução e muito menos poluente. É, sem dúvida, o futuro do transporte”, afirma Oliveira.
Além do equipamento e tecnologia de primeira linha, o motorista terá ainda o suporte da rede de concessionárias, que está preparada para dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não foram necessárias grandes mudanças nas Casas para receber os veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que já estão implementados.
“A WLM Quinta Roda está preparada para atender a todas as necessidades do motorista, da Carsten e da Ambev. Além da nossa estrutura, a Carsten também optou pelo Programa de Manutenção Flexível Premium, o que traz ainda mais segurança para a operação em função da conectividade e de todas as informações, em tempo real, do caminhão”, conta Leandro Ono, consultor de Soluções da WLM Quinta Roda. “Outra novidade que nos deixou muito felizes foi que a compra do veículo foi financiada pelo Scania Banco e a Carsten também adquiriu cotas de Consórcio, já pensando no investimento futuro de mais unidades do caminhão a gás. A Carsten está, agora, com grande parte das soluções Scania em seus negócios”, completa.
Soluções Sustentáveis
A Scania não acredita numa matriz de combustível única. A fabricante dispõe de uma série de opções ao fóssil. A eletrificação é o futuro, sem dúvida, mas existem etapas até esta realidade. No Brasil, o caminho viável, o ‘Aqui e Agora’, devido ao seu potencial de redução de consumo e de emissão de CO2, até a chegada da eletrificação, é a linha movida a gás natural e/ou biometano. “Outros dois integrantes desse conjunto são a Nova Geração de caminhões Scania (que reduz em até 15% o consumo de combustível) e a conectividade, que por meio dos Serviços Conectados traz a mais completa gestão inteligente dos dados da operação do cliente”, salienta Munhoz.
Com a venda da Carsten, a Scania ultrapassa o número de 70 unidades movidas a combustíveis alternativos comercializadas no Brasil. “Mais um marco histórico para o mercado brasileiro, que necessita mudar sua matriz energética para combustíveis mais sustentáveis. Globalmente, a redução das emissões de CO2 é um compromisso sério da Scania. Sabemos que somos parte do problema e queremos ser parte da solução. Nossa jornada é ajudar o cliente nesta transição de gestão e de quebra de paradigmas. A sociedade cobra cada vez mais um planeta sustentável”, conclui Munhoz.