A Casas Bahia passou a oferecer frete grátis na compra de produtos em seu e-commerce sustentável em parceria com a Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis e parceiro da jornada de ESG da Via, detentora da marca.
Além da gratuidade, a entrega desses produtos tem compensação de carbono, aferida pela Moss, climatech pioneira e líder global na comercialização de créditos de carbono em blockchain.
A medida tem como objetivos estimular o consumo de produtos ecológicos e sustentáveis e apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade do negócio de pequenos produtores comprometidos com a promoção de um ciclo produtivo ecológico, como povos originários da Amazônia, cooperativas rurais e florestais e artesãos.
Para esses produtores, o valor do frete é uma das principais dificuldades encontradas para concluir as vendas. “Desde que iniciamos a parceria com a Pangeia, nosso objetivo é apoiar e fortalecer o desenvolvimento dos negócios dos pequenos produtores e o frete é um dos principais entraves para que alcancem um retorno maior nas vendas dos itens. Com essa iniciativa, esperamos que esses produtos possam chegar a mais e mais pessoas, em todos os estados do Brasil”, afirma Luciana Pacheco, gerente-executiva de Comunicação e Sustentabilidade/ESG da Via.
Desde janeiro, a Pangeia se tornou a loja sustentável oficial da Casas Bahia. Atualmente, o ecossistema de negócios sustentáveis reúne, no site e app da rede, cerca de 20 marcas e disponibiliza mais de 300 itens, entre eles, utensílios, roupas, acessórios, cuidados pessoais e alimentos fabricados, todos produzidos por produtores comprometidos com práticas ambientais.
Aumento nas vendas
Com o frete grátis, os produtores que integram a loja sustentável da Pangeia no site e aplicativo da Casas Bahia esperam atrair mais clientes, chegar a novas regiões e fechar mais vendas.
Para Eduarda Vieira, sócia-fundadora da Kuba Áudio, startup que produz headphones duráveis e reaproveitáveis, o frete grátis é fundamental para a tomada de decisão do consumidor. Da região Sudeste para a região Norte, a taxa de entrega pode chegar a R$100,00, seja para um de seus produtos que custa R$19,00 ou para outro de R$799,00. “Essa ação nos ajudará a alcançar o objetivo de mostrar o nosso trabalho para pessoas que realmente se preocupam com a pauta sustentável”, avalia.
Maria de Jesus, diretora comercial da Manawara, especializada na produção de balas de goma com sabores da Amazônia, é mais uma parceira da jornada sustentável da Casas Bahia com a Pangeia. Ela conta que a logística na região Norte do País sempre foi um obstáculo. “Mas, graças a essa rede de apoio, é possível viabilizar o acesso dos clientes aos nossos produtos com preços acessíveis, além da garantia de que a entrega será sustentável”, ressalta.
De acordo com Carla Espíndola, diretora de Comunicação da Pangeia, com o anúncio do frete grátis na Casas Bahia, 10 marcas já entraram no processo de integração do marketplace sustentável. “A logística de entrega desses produtos é um desafio e justamente essa experiência e toda a capacidade logística da Via que foi um dos motivos dessa parceria. Agora, com o frete grátis, ajudamos os produtores a vencerem obstáculos para fazer chegar os produtos sustentáveis cada vez mais longe”, diz.
Visibilidade a produtores
Para André Eloy, coordenador de Tecnologia da plataforma Negócios pela Terra da Conexus, parceira da Pangeia e responsável por mapear as necessidades de negócios sustentáveis, o e-commerce sustentável no site e aplicativo da Casas Bahia dá maior visibilidade aos produtores, já que a maioria deles ainda é desconhecida pelo grande público. “Essa parceria tem ajudado dezenas de pequenos empreendedores a contar suas histórias e mostrar como o bioma do Brasil é rico em matéria-prima”, diz Eloy.
Além de ser carbono zero, a loja sustentável também adota a iniciativa 1% pelo Planeta. Ou seja, a cada compra, 1% da receita bruta com a venda de produtos é diretamente reservada – e repassada trimestralmente – para ações em prol da melhoria da qualidade de vida e a geração de renda regular em comunidades rurais e florestais. A Via ainda tem a Pangeia como parceira de sua jornada de ESG. Neste ano, a empresa passou a integrar o projeto Revolução ESG, desenvolvido pelo ecossistema, e que reúne empresas comprometidas com o meio ambiente.