A Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) ganhou novo objeto social e área de atuação. A Mensagem nº 8163, de 11 de agosto de 2017, enviada pelo governador Camilo Santana para a Assembleia Legislativa, que moderniza a legislação da Companhia, foi aprovada na sessão da última quinta-feira (21).
Com isso, a Cearáportos teve ampliado seu objeto social, alterando sua vinculação administrativa e tornando a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) sua subsidiária. A proposição também altera a denominação social da Cearáportos para Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (CIPP S.A) para dar maior abrangência à sua atuação. Com isso, a companhia CIPP S.A passa a atuar vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e não mais à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
A proposta amplia o objeto social da Cearáportos para que atue também na administração, operação, exploração e desenvolvimento do Terminal Portuário do Pecém, da zona industrial adjacente e da ZPE-CE, que compõem juntas o Complexo Industrial Portuário do Pecém. Desta forma, modifica a legislação que trata da atuação da ZPE-CE, para que seja integrada à Cearáportos.
Segundo o governador Camilo Santana, tais mudanças são necessárias para incrementar a atuação dessas duas companhias estaduais, essenciais para promover de maneira ainda mais efetiva o desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará, notadamente o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.