Diversidade e representatividade da mostra e momento favorável de franco crescimento do segmento no País aumentam as expectativas favoráveis para a realização da feira, que acontece de 4 a 7 de abril, em São Paulo.
Conduzido pela globalização, o setor de movimentação e logística apresenta taxas de crescimento como nenhum outro e a CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística não poderia acontecer em melhor momento para as empresas brasileiras.
Com o mercado em franco crescimento no Brasil, o evento deverá se tornar o principal acontecimento do setor na promoção de novos negócios, conforme explica Frank Bender, presidente da Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e Armazenagem de Materiais (CSMAN): “o mercado de movimentação e armazenagem no País está em franco crescimento. Em 2010 observamos o melhor ano do setor até então, com faturamento médio de 60% acima de 2009, que foi o ano da crise, mas ainda melhor que 2008, que até então havia sido o melhor ano da história para a maioria das empresas do nosso segmento”. E continua: “sob o ponto de vista do desenvolvimento das empresas do setor, a feira acontece no excelente momento pelo qual o nosso segmento está passando”.
Realizada de 4 a 7 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, SP, a feira está pronta para atender à demanda das empresas por um evento deste porte. “Como fabricantes de máquinas e equipamentos para movimentação e armazenagem, buscávamos há muitos anos uma feira internacional realizada em São Paulo que pudesse realmente representar o nosso segmento”, afirma Bender.
Segundo ele, a primeira edição da CeMAT SOUTH AMERICA já é sucesso absoluto visto que toda a área disponível foi totalmente comercializada em 2010. “Para 2013 já estamos planejando uma edição muito maior, com praticamente o dobro da área de exposição, além da presença de expositores de outros países da América Latina para torná-la uma das maiores feiras de movimentação e armazenagem do mundo”, diz.
Considerado o maior evento mundial desse mercado, com edições realizadas tradicionalmente na Alemanha, China, Rússia, Turquia e Índia, a CeMAT sulamericana é promovida no Brasil em cooperação com a CSMAM da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e com a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA).
A feira vem sendo amplamente divulgada, conforme conta Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica. “Estamos divulgando a feira em 100 países através dos representantes e filiais da Deutsche Messe AG”. De acordo com ele, a expectativa é que a feira reúna 175 empresas em uma área de 20.000 m².
Cenário positivo
Sobre o desempenho do setor em 2011, o executivo da CSMAN afirma que as expectativas são muito boas. “É provável que iremos crescer em faturamento devido ao grande número de pedidos em carteira que trouxemos de 2010”, diz. “Também acreditamos que podemos crescer em relação ao número de pedidos recebidos dentro do ano de 2011, batendo um novo recorde neste segmento”. Segundo ele, boa parte deste crescimento está sendo alavancada pelo aumento do consumo interno do Brasil.
Bender acredita que os investimentos estrangeiros aumentarão no País nos próximos anos. “Certamente o aumento do investimento é proporcional ao crescimento da demanda em qualquer país e isto não será diferente no Brasil. Tenho conhecimento que várias empresas da nossa Câmara estão fazendo investimentos pesados no Brasil em novas fábricas ou ainda na expansão de suas fábricas atuais, bem como lançando produtos e nacionalizando produtos que até então eram importados.
Soluções para toda a cadeia Intralogística
A diversidade da mostra comprova a força da exposição e deve gerar muitos negócios no setor durante sua realização. “A feira contará com um mix de fornecedores para toda a cadeia intralogística, permitindo, assim, acesso às mais diversas inovações em um único lugar”, comenta Bäumle.
Aqueles que buscam solução, implantação e gerenciamento de projetos logísticos, por exemplo, podem procurar pela K-way durante a feira, empresa fundada em 1991. “Nossa expectativa é que a primeira CeMAT no Brasil seja um marco histórico para o mercado sulamericano, dando uma maior visibilidade internacional para as empresas brasileiras”, comenta Eduardo Pitombo Mesquita, da área de Marketing.
Já quem busca veículos e rebocadores elétricos encontrará diferentes soluções no estande da Veículos Jacto. Há 16 anos no Brasil atuando na venda e locação desses equipamentos e na prestação de serviços de manutenção e gestão de frotas, a empresa destacará no evento o rebocador elétrico RB 60 que arrasta até 6 toneladas, sendo a solução ideal para otimizar o transporte de cargas e mercadorias dentro das indústrias. Segundo Carlos Alberto Rocha Lopes, coordenador comercial da empresa, o equipamento oferece agilidade, baixa manutenção, emissão zero de gases e ruídos, além de total segurança à integridade da carga e das pessoas ao redor. “Também acreditamos que a CeMAT estreia no Brasil em um momento muito favorável. Nossa economia continua estável e aquecida, o que nos anima ainda mais a ir em busca de novos negócios”, diz.
A Jungheinrich também estará presente apresentando um amplo programa de produtos. A empresa, com sede em Hamburgo, na Alemanha, apresentará, pela primeira vez em uma feira na América do Sul, sua empilhadeira trilateral selecionadora de pedidos. O veículo EKX 515 é uma empilhadeira para estantes altas, com capacidade de carga de até 1.500 kg. O equipamento alcança alturas de elevação de mais de 14 metros. "Veículos deste tipo estão chegando ao mercado brasileiro agora", frisa Markus Grallert, diretor Administrativo da Jungheinrich Lift Truck, localizada em Jundiaí (SP).
Com 17 anos de atuação no mercado nacional, a Retrak Empilhadeiras também mostrará sua estrutura para atender ao mercado da intralogística. A empresa loca ou vende uma completa linha de empilhadeiras elétricas e a combustão e transpaleteiras elétricas. De acordo com Fábio Pedrão, diretor executivo, “a CeMAT é de extrema importância para o setor de intralogística pelo reconhecido know-how da promotora e por suas edições no exterior, o maior evento internacional deste segmento, respeitado por muitos profissionais e visitada por público com alto nível de qualificação e poder de decisão nas empresas.”
Complementando o fornecimento de soluções para o setor, a Cascade Corporation, empresa com mais de 60 anos de experiência na fabricação de garras e acessórios para empilhadeiras, lançará na feira, entre outros equipamentos, o iFORKS. Tratam-se de garfos únicos e inovadores capazes de pesar o produto enquanto ele é movimentado. “Os iForks utilizam a tecnologia Bluetooth para transmitir os dados para um display sem fio instalado na cabine do operador. Com tempo de instalação de cinco minutos, os iForks são uma maneira fácil e econômica de aumentar a precisão da pesagem e melhorar a eficiência em diferentes aplicações”, comenta Ramatis Pedrosa Fernandes, diretor-presidente da empresa.
Novos negócios e alianças
Enquanto empresas brasileiras buscam na CeMAT a oportunidade para iniciar ou ampliar a visibilidade de suas marcas nacional e internacionalmente, empresas de 17 países (Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Suécia, Suíça e Taiwan) enxergam no evento a porta de entrada para novos negócios e novas alianças na América Latina.
De origem italiana, a Cassioli Brasil, presente no País há mais de 14 anos, acredita no sucesso da feira no mercado sulamericano. “Devido à experiência e aos resultados atingidos pela nossa matriz nas participações nos eventos da Europa, acreditamos que apresentar nossos equipamentos para armazenagem automática na CeMAT, que será a maior vitrine do segmento em todo cone sul, nos trará resultados“, diz Marcos Antonio Costa, gerente comercial da empresa.
Gilberto Viviani, gerente Nacional de Vendas de Pneus para Veículos Comerciais da alemã Continental Pneus, comenta que com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil deverá receber grandes investimentos em infraestrutura, logística e no setor aeroportuário, o que deverá estimular ainda mais a venda de pneus industriais. “Nossa meta é acompanhar esse crescimento do País e por isso a CeMAT é a vitrine ideal para apresentarmos os nossos lançamentos e os diferenciais técnicos presentes em nossos produtos”, diz.
Já a ULMA Handling Systems, integrante da espanhola Ulma Grupo Empresarial, está em plena expansão internacional e considera o mercado brasileiro estratégico para seu crescimento. “Queremos incrementar nossos contatos com empresas brasileiras que buscam soluções de automatização logística, aumentando, assim, nossa presença no Brasil”, comenta Edurne Unzueta, da área de marketing. “Além disso, também esperamos firmar novos contatos no mercado, fidelizar nossos clientes e alinhar novas alianças”, acrescenta.
Show de Empilhadeiras
Além de reunir exposição e fórum,
a CeMAT SOUTH AMERICA apresentará também o Show de Empilhadeiras com demonstrações práticas de sistemas de carga e descarga. As empresas Byg, Clark, Hyster, Linde, Jungheinrich, Still, Paletrans e Yale farão demonstrações durante todo o período de realização da feira. A grade oficial das apresentações pode ser conferida no site da CeMAT:
www.cemat-southamerica.com.br
Programação paralela
Fórum Internacional de Intralogística e Supply Chain
Para oferecer informação, atualização e contribuir para a qualificação dos diversos profissionais de logística e Supply Chain, a CeMAT, em parceria com o ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain o SCC – Supply Chain Council-EUA, apresenta o Fórum Internacional de Intralogística e Supply Chain, programado para acontecer durante a realização da feira, em São Paulo.
Bäumle conta que aliar-se ao Instituto Logweb para formatar o Fórum foi essencial para garantir aos participantes algo inovador e de valor impar. “Queremos que o mercado se surpreenda e é o que esperamos que aconteça durante esta primeira edição sulamericana”, comenta.
Segundo Valéria Lima, fundadora do Instituto, trata-se de um evento ideal para estreitar relacionamentos, ampliar conceitos e fomentar negócios, promovendo, assim, o crescimento do setor. “O Fórum é voltado para COOs, VPs, diretores e gerentes de logística e supply chain de empresas de diversos setores, com grande peso na economia nacional e influentes no cenário logístico”, diz a executiva. Segundo ela, todo conteúdo gerado será objeto de negociação junto ao governo e órgãos reguladores, com a voz dos praticantes da logística. Este instrumento tem sido utilizado pelos empresários de diversos países, incluindo EUA e Argentina e, pela primeira vez, no Brasil.
Supply Chain Summit Brasil – 04/04 – No dia 4 de abril, abertura da CeMAT SOUTH AMERICA, será realizado o Supply Chain Summit Brasil 2011, reunindo os profissionais deste segmento com objetivo de ampliar conceitos, estimular negócios e promover ações para o enriquecimento do setor. O objetivo é reunir executivos de Operações, Logística e Supply Chain, para discutir os eixos temáticos que fazem parte da cadeia de abastecimento, benchmarks e suas melhorias. Os mediadores dos grupos serão: Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr. – LALT-Unicamp; Prof. Dr. Lars Meyer Sanches – INSPER; Prof. Dr. Manoel Reis – GVLog-FGV e Prof. Dr. Paulo Sergio de Arruda Ignacio (FACAMP).
Supply Chain World – 05/04 – Este programa abordará a cadeia de abastecimento sob diversas perspectivas. Serão discutidos temas como: “Melhores práticas para o desenvolvimento de modelos de contratos, projetos para redução de custos e melhorias operacionais”, com Tim Osmulski, da Raymond Corporation dos EUA; “Introdução ao Supply-Chain Council e SCOR®”, com Elcio Grassia, presidente do Supply Chain Council – Capitulo LatAm; “The New Realities for Driving Supply Chain Excellence”, com Joseph Francis, CEO do Supply Chain Council; entre outros.
Palestras, cases, minicursos – 06/04 – Compondo a grade do Fórum Internacional de Intralogística e Supply Chain, no dia 6 de abril serão abordados os seguintes tópicos: “Rastreabilidade: Visibilidade, qualidade e segurança na Cadeia de Suprimentos”, com Flavia Ponde Bandeira F. Costa, da GS1 Brasil; “Síndrome do final do mês: Causas, impactos e soluções”, com Lars Meyer Sanches, do LALT/UNICAMP; “Minicurso de reciclagem de operadores de empilhadeiras”, com Roland Buchhaas; “Logística Reversa e sustentabilidade”, com Ricardo Fógos, dos Correios; e palestra com Mauricio Kubrusly, entre outros.
Inscrições e mais informações pelo site http://www.ilog.org.br/forum
Serviço:
CeMAT SOUTH AMERICA
Data: 4 a 7 de abril de 2011
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes – Km 1,5 São Paulo – SP
Pré-credenciamento e mais informações sobre a CeMAT SOUTH AMERICA:
www.cemat-southamerica.com.br
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.