CENTRALAR.COM investe em novo Centro de Distribuição

A CentralAr.com (Fone: 11 4002.1717), e-commerce especializado em vendas de ar-condicionado, acaba de investir em mais um Centro de Distribuição. Localizado em Serra, no Espírito Santo, o novo CD foi inaugurado em agosto e será responsável pelas entregas para os estados do Sudeste e Nordeste. O objetivo é ampliar em 35% as vendas nestas regiões e reduzir o prazo de entrega dos equipamentos. No Rio de Janeiro, por exemplo, as entregas devem ser concluídas em até 48 horas após a compra do produto. A escolha do local é estratégica e contou com uma ampla análise do setor de operações da CentralAr.com. “O objetivo é intensificar nossa atuação em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia”, explica o gerente geral da área, Maurício Ferreira. Para atender todo o Brasil, além das novas instalações, a CentralAr.com possui mais três Centros de Distribuição: um em Três Lagoas, MS, que atende o interior de São Paulo, região Centro-Oeste e parte do Sul; outro em Palmas, TO, com operações em todo o Nordeste e Norte do País; e na sede da empresa, em Araçatuba, SP, que atende também o interior de São Paulo.

APM TERMINALS PECÉM recebe dois guindastes tipo STS
A APM Terminals (Fone: 85 3372.2725) já recebeu os dois guindastes do tipo STS (Ship to Shore) que adquiriu para movimentação de contêineres no terminal do Porto de Pecém, CE. Com aproximadamente 87 metros de altura e 1.600 toneladas, eles estão entre os maiores do Brasil, tornando o porto nordestino um dos únicos do país capazes de operar navios de última geração (Ultra-Large Containerships), com 400 metros de comprimento, 56 metros de largura, 15,2 metros de calado e podendo carregar até 18.000 TEUs. Os equipamentos operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés e um de 40 pés. A capacidade do guindaste é de 65 toneladas para contêineres e 100 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 68 metros de lança, podendo alcançar até a 22ª fileira de contêineres das embarcações. Ao todo, foram quase R$ 100 milhões investidos pela APM Terminals para aquisição de equipamentos, entre eles os guindastes, empilhadeiras e terminal tractors, enquanto o Governo do Estado do Ceará, que gerencia o Complexo Portuário de Pecém por meio da estatal Cearaportos, investiu R$ 600 milhões em obras de ampliação de cais. Os aportes públicos e privados integram um projeto de longo prazo para que o Porto de Pecém seja o principal concentrador e distribuidor de cargas do Norte e do Nordeste do país.

BRIDGESTONE conta com novo Centro de Distribuição em Mauá, SP
A Bridgestone (Fone: 0800 016.1718), considerado o maior fabricante de pneus do mundo, acaba de inaugurar o Centro de Distribuição Ecopia, na cidade de Mauá, SP. O espaço, que possui certificação Green Building, área total construída de 44.000 m² e 40 docas de recebimento e expedição que aumentam a velocidade e a quantidade de janelas de carregamento, tem capacidade de armazenar um grande volume de produtos e agilizar o processo logístico de distribuição da companhia, que tem duas fábricas de pneus, em Santo André, SP, e Camaçari, BA, e outras duas de bandas da Bandag, em Campinas, SP, e Mafra, SC. Além disso, o centro possui uma grande área interna para manobra de veículos e pátio de estacionamento com piso blocado. Os motoristas dos caminhões também contam com um espaço de recepção exclusivo com chuveiro e refeitório. Segundo Lafaiete Oliveira, diretor de Supply Chain da Bridgestone, a implementação do CD Ecopia foi planejada inteiramente para se obter uma distribuição mais eficiente e dinâmica. “Usamos as principais tecnologias do setor para construir um espaço de excelência. Além de um layout moderno que possibilita um grande aumento de produtividade da companhia, o Centro Ecopia possui o selo Green Building.” Para adquirir esta classificação, o Centro Ecopia reutiliza e recicla seus materiais, reaproveita inteiramente sua água e ainda apresenta eficiência energética dos produtos destinados à iluminação.

BIC® inaugura Centro de Distribuição em Pernambuco
Com o objetivo de agilizar o processo logístico de distribuição dos produtos à região Nordeste e reduzir o tempo de entrega aos clientes, a BIC® Brasil (Fone: 0800 704.4533) – empresa que atua nas categorias de papelaria, acendedores e barbeadores – acaba de inaugurar um Centro de Distribuição em Ipojuca, a sete quilômetros do Porto de Suape, em Pernambuco. O espaço conta 2.000 m² de área de armazenagem, separação de mercadorias e inúmeras docas de recebimento e expedição, com possibilidade de expansão conforme necessidade para os próximos anos. A empresa Supporte é a operadora logística responsável pela distribuição local. “Comemoramos 60 anos de atuação no Brasil esse ano, e estamos trabalhando para garantir os próximos 10 anos. A região Nordeste tem grande potencial para contribuir com nosso crescimento, pois já representa 20% das vendas da BIC® em todas as categorias”, explica André Negro, diretor de Supply Chain da empresa. Com a nova operação, o lead time para os clientes será reduzido, em média, 38%. Além da otimização logística, o novo CD também trará mudanças positivas para o meio ambiente. “Consideramos que haverá uma redução de 371 toneladas de emissão de CO2, uma vez que os produtos não precisam mais ir até Uberlândia, MG, via modal rodoviário, para depois retornarem ao Nordeste para serem distribuídos na região”, comenta Negro. O trajeto dos produtos será via cabotagem, saindo de Manaus até Suape, de onde seguirão a Ipojuca. O condomínio logístico, onde a BIC® está instalada, conta com outras oito empresas e recebeu um investimento inicial de R$ 15 milhões na estrutura, segundo a companhia.

Novo Centro de Desenvolvimento do GRUPO BENNER aposta em pesquisa e inovação
Com investimento de R$ 10 milhões, o Grupo Benner (Fone: 11 2109.8500), especializado em soluções em software, serviços e BPO, inaugurou em setembro um Centro de Desenvolvimento, em Blumenau, SC. De acordo com Severino Benner, CEO do grupo, a nova unidade, inspirada nos mais modernos espaços de organizações globais, abriga um Centro de Operações de Rede (NOC), que oferece monitoramento 24×7 de performance e operações críticas. “A meta é atuar de forma preventiva e proativa para manter o ambiente de TI dos clientes o mais estável possível”, acrescenta. Ainda segundo Severino, a empresa tem como meta crescer 50% nos próximos dois anos. Para 2016, a estimativa é alcançar um faturamento de R$ 233 milhões.

EVERLOG BRASIL chega ao mercado e quer atender o processo de gestão de fretes de ponta a ponta
Com o intuito de oferecer serviços e soluções especializadas em gestão de fretes, o empresário Rodrigo Fávero, com 20 anos de atuação neste mercado, fundou a Everlog Brasil (Fone: 019 3826.2122). De acordo com o executivo, as companhias acabam investindo uma grande quantidade de dinheiro em software mas esquecem que um processo de gestão de fretes não envolve apenas a tecnologia em si, mas, também, processos bem controlados, pessoas capacitadas e a infraestrutura adequada para suportar todo o desenvolvimento. “Oferecemos consultoria e suporte ao longo de todo o processo de gestão de fretes, criando uma interação eficiente entre métodos, pessoas e tecnologia. Orientamos, treinamos e desenvolvemos as habilidades dos usuários, melhorando toda a metodologia no segmento, desde a organização até a informação”, afirma Fávaro. Recém-chegada ao mercado, a empresa conta com parceiros capacitados a oferecer uma infraestrutura completa voltada à gestão de fretes. Localizada em Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, a Everlog tem como primeiros clientes empresas que pertencem à mesma região. A expectativa, em curto prazo, é ampliar o número de clientes na capital e no interior e, em médio prazo, expandir a atuação para as demais regiões do país.

CORREIOS apresenta serviço de logística integrada com foco em MPEs
Os Correios (Fone: 3003.0100) acabam de apresentar um novo serviço de logística, voltado ao comércio eletrônico e com foco nas micro e pequenas empresas (MPEs): a solução de logística integrada (e-fulfillment), que suporta operações completas na armazenagem, atendimento de pedidos, separação, embalagem, integração com transporte/distribuição e logística reversa. Os produtos poderão ser enviados para destinos nacionais e internacionais, incentivando as exportação pelas MPEs devido à simplificação do processo. Segundo informações do Correios, a vantagem do modelo é que o empresário não precisa se preocupar com o espaço para armazenagem dos produtos e preparação dos pedidos. Os principais ganhos estão na simplicidade de precificação, por item armazenado e pedido atendido, na redução dos custos fixos logísticos e na celeridade operacional em retirar um produto do estoque e despachar no mesmo dia para entrega. Para atender a esta operação, o Correios conta com um armazém logístico em Cajamar, SP, com 72.000 m² de área total, pé direto livre de 12 metros e 18 mil posições de armazenagem. Com um investimento de R$ 5,5 milhões, a empresa adquiriu licenças de uso permanente de software integrado de gerenciamento de armazéns para operadores logísticos – WMS. O sistema permite que os clientes tenham acesso ao que há de mais moderno na gestão de estoque e acompanhamento de pedidos online, rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente.

LIBBS investe R$ 130 mi em centro tecnológico na área de medicamentos
A farmacêutica Libbs (Fone: 0800 0135044) vai investir R$ 130 milhões em um centro tecnológico no Jaguaré, em São Paulo, SP, que vai unificar as áreas de pesquisa e desenvolvimento, hoje divididas em diferentes unidades. Segundo o presidente, Alcebíades Athayde Junior, a conclusão das obras deverá ocorrer em dois anos e meio. O local foi escolhido pela proximidade com a Universidade de São Paulo, com a qual a companhia tem projetos de rastreabilidade de medicamentos e de transferência de tecnologia de produtos para câncer. Com a construção da unidade e da nova fábrica de biotecnológicos – que teve aporte de R$ 477 milhões e deverá ser concluída neste ano –, a farmacêutica encerra um ciclo de grandes investimentos no país. “Deveremos focar em pesquisas clínicas e no desenvolvimento de produtos. A área de biotecnologia requer lançamentos contínuos”, completa Athayde Junior. (Fonte: Folha de S.Paulo)

REDE PAGUE MENOS expande atuação com novas unidades
A rede de farmácias Pague Menos (Fone: 85 3133.1400) vai investir R$ 150 milhões no ano que vem. O plano é fechar 2017 com um saldo de 150 unidades a mais, de acordo com o fundador da companhia, Deusmar Queirós. A expansão, que será feita em todo o país, dá continuidade ao plano de ampliação da empresa. “Em 2016, vamos fechar o ano com 122 novos pontos.” Apesar da desaceleração das vendas de não medicamentos no setor, a rede aumentou em 40% a receita com o segmento entre janeiro e agosto deste ano, em relação a igual período de 2015. A comercialização de remédios teve um crescimento anual de 11%. (Fonte: Folha de S.Paulo)

Já está operando o novo CD da JOHNSON E JOHNSON em Goiânia
A Johnson & Johnson Consumo do Brasil (Fone: 0800 703.6363) inaugurou, em Goiânia, GO, o seu novo Centro de Distribuição, que será responsável pelo atendimento das regiões Norte e Centro-Oeste do País. Esse é o 5º Centro de Distribuição da empresa no Brasil, que se soma aos já existentes nas cidades de Extrema, MG, João Pessoa, PB, Nova Odessa, SP, e São José dos Campos, SP. A nova unidade de Goiânia possui área de armazenagem de 6.415 m² e ampliará em 15% a malha logística da empresa, fortalecendo ainda mais sua presença em uma região cuja economia cresce acima da média brasileira.

MULTILOG assume operações e funcionários da ELOG SUL LOGÍSTICA no PR e RS
Empresa catarinense de Logística, Armazenagem e Transporte, a Multilog (Fone: 47 3341.5000) anunciou no começo de outubro a aquisição de 100% do capital social da Elog Logística Sul, por R$ 115 milhões. Com a integração das unidades da Elog Sul, a Multilog, que tem sede em Itajaí, SC, fortalece o seu negócio e, ao ingressar no Rio Grande do Sul e no Paraná, expande sua atuação para toda a região sul do país. Assim, amplia de cinco para 15 sites instalados, totaliza mais de um milhão de metros quadrados de área alfandegada e duplica o número de funcionários, chegando a 850 profissionais. O faturamento anual, que em 2015 foi de R$ 250 milhões, tem previsão de crescer 50%, superando, em 2017, os R$ 370 milhões. A negociação para a compra da Elog Sul iniciou em julho de 2015 e durou cerca de um ano.

TVH-DINAMICA investe em logística e vendas pela internet
Para oferecer melhorias no atendimento aos clientes, diversas mudanças na área operacional da TVH-Dinamica (Fone: 19 3045.4251) foram implantadas desde janeiro de 2016. Jessé Barros, responsável por elas, foi contratado, no início do ano, como gerente de logística da empresa, que é especializada em distribuição de peças, acessórios e inovações para as linhas de movimentação, industrial e agrícola. “Inicialmente, algumas modificações foram inseridas no quadro de colaboradores. Passamos a ter um líder para cada setor da logística – recebimento, fluxo de pedidos, faturamento-expedição, organização e garantia-devoluções”, comenta. A criação do portal de vendas online também otimizou o atendimento ao cliente, que agora já pode fazer pedidos, efetuar compras, aproveitar promoções e pesquisar produtos a qualquer hora do dia através de uma plataforma web responsiva. As melhorias na parte operacional incluem departamentos exclusivos de organização do armazém e de garantia e devolução, além da implantação de indicadores de desempenho. “Os índices de erros operacionais vêm caindo constantemente desde fevereiro, quando foram inseridos no dia a dia da empresa”, afirma Barros. Houve remanejamento de mais de 4 mil itens para o térreo e 1º andar – peças de giro que estavam alocadas nos 3º e 4º andares. Novos terminais de consultas, impressoras, computadores mais modernos e carrinhos para movimentação de peças foram adquiridos, agilizando a operação. Além disso, espaços foram reaproveitados, posições para armazenamento de peças ficaram otimizadas e corredores foram criados para acesso principal do estoque. Está prevista, ainda, a implantação do WMS, que utiliza diversas tecnologias, como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio. “Ganharemos ainda mais assertividade, velocidade, acuracidade e qualidade de serviço”, enfatiza.

GLOBALSTAR lança dispositivo unidirecional para gerenciamento de ativos comerciais
A Globalstar (Fone: 0800 979.7890), empresa americana de telecomunicações via satélite, está lançando o que considera o mais completo dispositivo Simplex para gerenciamento de ativos comerciais unidirecional no Brasil – o SmartOne C. O equipamento complementa o modelo SmartOne B e permite monitorar e gerenciar ativos fixos e portáteis, como contêineres, reboques, máquinas de construção e frotas de veículo. O núcleo do SmartOne C contém um acelerômetro que alerta o usuário sobre qualquer movimento inesperado, como tentativas de furto. Outra característica que mostra a eficiência do SmartOne, ainda segundo a empresa, é a capacidade, tanto do SmartOne B quanto do SmartOne C, de alternar automaticamente para a bateria de backup em caso de falha ou interrupção de energia, proporcionando transmissão ininterrupta. O SmartOne C funciona com quatro baterias de lítio 1.5V AAA, que duram mais de 1,5 ano, e opera com alimentação em linha, o que possibilita menores intervalos no envio de mensagens, permitindo o monitoramento da localidade do ativo ou a comunicação sobre o sensor externo de forma mais regular. O SmartOne C trabalha, também, com sensores de movimento, comparação de coordenadas em GPS e configuração customizada de sensores para coletar e transmitir informações do ativo. O dispositivo é projetado para fácil instalação, sem a necessidade de energia ou antena externa.

HONEYWELL conclui aquisição da INTELLIGRATED por US$ 1,5 bilhão
Após negociação anunciada em julho último, a Honeywell (Fone: 47 3341.5000) comunica a conclusão da compra, por US$ 1,5 bilhão, da Intelligrated, empresa especializada em sistemas de automação para cadeia de fornecimento e logística de armazéns. “Com o crescimento contínuo do e-commerce, os varejistas e as empresas da cadeia de suprimentos precisam de uma série de soluções corporativas para melhorar a precisão, a eficiência e a segurança de suas operações”, afirma John Waldron, presidente e CEO da Honeywell Safety and Productivity Solutions. De acordo com ele, a empresa está satisfeita com a incorporação das soluções inovadoras de gerenciamento automatizado de materiais da Intelligrated à sua tecnologia de otimização do fluxo de trabalho e coleta de dados. “Com os nossos produtos, as organizações poderão utilizar a Internet das Coisas Industrial para melhorar a produtividade e aumentar a velocidade de execução.” As soluções da Intelligrated para logística e cadeia de suprimentos incluem sistemas automatizados de armazenagem e recuperação, paletizadoras, robôs, software e sistemas de manuseio de caixas. A empresa será incorporada à Honeywell Safety and Productivity Solutions e gerenciada por Chris Cole, cofundador da Intelligrated, que se reportará diretamente a Waldron.

PORTOS DO PARANÁ terão R$ 5,1 bilhões em investimentos privados
A Appa – Administração dos Portos de Paranaguá (Fone: 41 3420.1143) e Antonina (Fone: 41 3978.1303) anuncia investimentos privados de R$ 5,1 bilhões nos dois portos, que incluem novos terminais e arrendamentos, renovações de contratos e rearrendamentos de áreas públicas, até 2030. Neste período, a demanda de movimentação de cargas no Paraná deverá saltar das atuais 45 milhões de toneladas para 83 milhões de toneladas. “O Porto hoje é o grande indutor de investimento do Estado e, justamente por isso, estamos ampliando as discussões sobre a modernização de ferrovias e rodovias”, declara o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Serão R$ 939 milhões em investimentos públicos até 2018 para fortalecer a competitividade aos portos e trazer segurança para a iniciativa privada”, completa. Entre os investimentos, estão R$ 1,4 bilhão em novos Terminais de Uso Privado, R$ 1,2 bilhão em arrendamentos do Programa de Investimentos em Logística (PIL), R$ 960 milhões em renovações antecipadas de áreas, R$ 820 milhões em contratos de passagem e R$ 700 milhões em rearrendamentos de áreas públicas ocupadas.

Somov inaugura filial em Araçariguama, SP
Empresa do Grupo Sotreq, especializada na comercialização, aluguel e manutenção de empilhadeiras e paleteiras das marcas Yale e Hyster, a Somov (Fone: 11 4772.0800) acaba de inaugurar uma filial na cidade de Araçariguama, no interior de São Paulo. A região foi escolhida em função do desenvolvimento econômico das indústrias e, também, em decorrência da logística, já que está localizada em uma importante Rodovia do Estado, a 21 km da fábrica Hyster-Yale. “O eixo da Castello tem sido alvo de muitos investimentos, desde centros logísticos, fábricas, shoppings a até um novo aeroporto, e isso foi um fator preponderante”, descreve Pawel MacNicol, diretor da Somov. Além dela, ficarão instaladas no mesmo endereço as empresas Sematech, especializada na comercialização e manutenção de máquinas SEM no Brasil, e MDPower, que é o Master Distribuidor da marca Perkins no país. Ao todo, o empreendimento ocupará uma área de 12.000 m² e é composto por uma edificação que abriga almoxarifado, oficinas especializadas, prédio administrativo, central de treinamento, refeitório, vestiários e amplo estacionamento para clientes. A empresa está captando profissionais da região. Para cadastrar o currículo, o candidato deve acessar o site www.somov.com.br.

Total Lubrificantes moderniza fábrica em Pindamonhangaba, SP
Apesar de o cenário atual se apresentar bastante desafiador, a Total Lubrificantes do Brasil (Fone: 11 3054.8160) está investindo cerca de R$ 10 milhões em melhorias na sua fábrica, localizada em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O valor é destinado à modernização de parte dos equipamentos e da infraestrutura da empresa a fim de ampliar a capacidade de produção. Desde 2015, a companhia tem investido na substituição dos tanques compartimentados de armazenagem de 140 mil litros cada, utilizados na fabricação de óleos lubrificantes. Agora, os equipamentos estão com um sistema integrado de dosagem automática que possibilita produções diretamente na mistura, proporcionando maior agilidade nestes processos. Com isso, a fábrica conta com 34 tanques cuja capacidade é de 3,5 milhões de litros – antes disso, a Total tinha 23 que, somados, comportavam 2,9 milhões de litros. O setor de envase está com uma nova máquina rotativa de 12 bicos para embalagens de 1 litro com capacidade de produção de 12 mil frascos por hora. Por meio dos investimentos, a empresa tem agora cinco máquinas na planta, somando 65 milhões de litros de capacidade anual ante 45 milhões de litros antes. As impressoras também foram trocadas por novos modelos que não necessitam de insumos, como tinta e solvente, por utilizarem a tecnologia laser.

Syngenta aplica US$ 240 milhões em expansão de fábricas
A empresa suíça Syngenta (Fone: 0800 7044304) anunciou investimentos de US$ 240 milhões em duas fábricas no Brasil e outra na Suíça, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez maior por sementes e produtos químicos. As fábricas no Brasil beneficiadas foram as de Paulínia, em São Paulo, e de Formosa, em Goiás, além do local mantido pela empresa em Kaisten, na Suíça. “Esses projetos vão garantir que uma maior eficiência seja atingida”, disse a companhia, em comunicado. De acordo ele, a fábrica de Paulínia é a primeira na América Latina a usar a tecnologia Pepite e será dedicada à produção de um fungicida para a soja, o Elatus. O uso dessa fórmula melhoraria o transporte de ingredientes, garantindo uma proteção sistemática e rápida da colheita. Na América Latina, as vendas do fungicida chegaram a US$ 400 milhões no ano passado. Já em Formosa, a Syngenta indica que a produção de sementes de milho foi multiplicada por quatro. “O local vai aumentar sua capacidade de produção de 400 mil sacas por ano para 1,6 milhão”, indicou a companhia. Os investimentos na Suíça têm como meta aumentar a produção de um herbicida usado para produtos destinados à colheita da soja e do milho. (Fone: jornal O Estado de S. Paulo)

Wilson Sons Logística amplia operações em Santo André, SP
A Wilson Sons Logística (Fone: 11 4976-9501), empresa do Grupo Wilson Sons que oferece soluções integradas para as cadeias de comércio exterior e doméstica, triplicou a área do seu Centro de Distribuição em Santo André, SP. A unidade incorporou recentemente parte do armazém vizinho às suas instalações, aumentando o espaço total dedicado à armazenagem doméstica de 5.000 m² para 17.000 m². O CD tem localização estratégica e privilegiada ao lado da EADI Santo André, o maior porto seco de São Paulo, e foi idealizado para oferecer, em um único site, serviços completos de cadeia integrada, com soluções para os clientes que realizam operações de importação e exportação no Terminal Alfandegado. Segundo o diretor executivo, Thomas Rittscher III, a expansão vai fortalecer ainda mais a Plataforma Regional São Paulo. “Um dos principais benefícios para os clientes é uma economia de cerca de 60% nos custos logísticos, por meio da eliminação da necessidade de transferência das cargas para outro armazém ou CD após o desembaraço aduaneiro, além de concentrar as operações logísticas num único local, desde a entrada da mercadoria no Brasil”, informa o executivo. Rittscher ainda destaca a redução do “lead time” como um grande diferencial, viabilizando a disponibilidade do produto em até 24 horas após a nacionalização. Com o novo espaço, que já está em operação após passar por ajustes na infraestrutura, a Wilson Sons Logística assume também dois novos clientes: a Cannon e a Johnsons Controls. Entre os serviços oferecidos pelo novo CD Santo André estão armazenagem geral ou sob regime de filial, salas/escritórios exclusivos para clientes, operações dedicadas, serviços customizados (etiquetagem, rotulagem e montagem de kits) e transporte de transferência ou distribuição para os clientes finais em todo o território nacional.

Novo galpão da STAPLES alia eficiência logística à sustentabilidade
Às margens da Rodovia Raposo Tavares, no entroncamento do Rodoanel, em São Paulo, SP, o novo Centro de Distribuição da Staples (Fone: 11 3824.7500) foi estrategicamente construído para otimizar o escoamento dos produtos para todo o território nacional. Nos seis primeiros meses de operação, o galpão logístico incrementou a produtividade e melhorou o serviço de entrega de itens que vão de resmas de papel a cadeiras de escritório, entre mais de 6 mil produtos à venda no e-commerce. Isso foi possível porque o espaço, com 6.300 m², tem o dobro da capacidade de produção do antigo CD, localizado no bairro da Vila Leopoldina, na capital paulista. “Junto com o escritório de arquitetura, fizemos um estudo para uma ocupação mais inteligente e que permitisse suportar os planos de crescimento nos próximos 10 anos. Instalamos a área administrativa no piso térreo e ampliamos o mezanino. Esta solução permitiu a maximização da área de armazenagem no térreo, com instalação de uma maior quantidade de racks metálicos. Além de ampliar a área de processamento de pedidos, conseguimos comportar um processo automatizado”, explica Evelin Gouveia, da área de Projetos e Obras da JLL, empresa responsável pela consultoria do projeto. O novo galpão possui o selo LEED Gold, dado a empreendimentos com alta pontuação em aspectos sustentáveis, como uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia e atendimento a necessidades locais.

PÁTRIA avança para a segunda fase de complexo logístico no RJ
O Complexo Logístico Multimodal Itatiaia, projeto no segmento de galpões logísticos da área imobiliária do Pátria Investimentos (Fone: 21 3993.9100), iniciou as obras da segunda fase do empreendimento, já com 100% da área locada. O avanço acontece um ano após o lançamento do complexo localizado às margens do Km 317 da Rodovia Presidente Dutra, no Vale do Paraíba Fluminense, considerado a nova fronteira de crescimento do Estado do Rio de Janeiro, onde está um dos maiores polos industriais e logísticos em formação do país. Sobretudo pela proximidade ao Estado de São Paulo e aos portos de Sepetiba, São Sebastião e Santos, esta localidade apresenta-se como um ponto estratégico para instalação de grandes indústrias e operadores logísticos.

A segunda fase contempla uma área de 56.000 m², que será toda ocupada pela nova fábrica do Groupe SEB, especializada em eletroportáteis, por trás de marcas conhecidas, como Arno, Panex, Rochedo, Clock e T-Fal. O Groupe SEB também passa a dividir o galpão 200, já entregue, com a Xerox, totalizando a locação de uma área total de 90.000 m² no complexo. “Como já fizemos anteriormente em outros grandes projetos imobiliários, estruturamos a operação para construção do built-to-suit da SEB do zero. Conseguir propor uma solução sob medida, planejando todos os passos para construir uma fábrica de ponta num importante corredor logístico para a empresa, faz toda a diferença no momento da decisão”, diz Fauze Barreto Antun, sócio da área de Real Estate do Pátria. As obras estão em ritmo acelerado, com entrega programada para novembro. O sucesso do empreendimento já prevê o avanço para as próximas fases, com mais 70.000 m² disponíveis para construção de novos projetos buit-to-suit e aluguel de galpões modulados a partir de 3.800 m². O projeto está alinhado com as melhores práticas do setor, apresentando galpões com alto padrão construtivo, com pé direito de 12 metros de altura e piso com capacidade de 6 tf/m², atendendo às necessidades de empresas de diversos setores.

Entre os diferenciais, o condomínio é o único com disponibilidade de fibra ótica na região, oferecendo também uma estrutura complementar de auditórios, salas para reuniões, refeitório, dentre outras facilidades de uso comum no condomínio.