Mudanças de processos e reorganização do estoque garantem otimização de espaço físico em 30%, aumento da velocidade no atendimento dos clientes e redução de falhas nos pedidos. Em 2016, o centro de distribuição da TVH-Dinamica localizado em sua sede, em Vinhedo-SP, passou por uma grande reestruturação, que consistiu em mudança de processos e remanejamento dos produtos.
A empresa que trabalha com itens para equipamentos agrícolas, portuários, plataformas aéreas e empilhadeiras, conseguiu aumentar a área de armazenagem em 30%, com mudanças simples, que fazem parte do trabalho do gerente Jesse Barros, que possui 19 anos de experiência na área de logística. Ele chegou no início do ano passado na empresa e foi responsável pela implementação de várias ações que foram efetivas para melhorar ainda mais o atendimento, justamente no momento em que a empresa iniciava a venda de peças pela internet e necessitava de mais agilidade. “Fazendo remanejamento da disposição dos produtos em estoque, ganhamos 30% a mais da área de armazenagem, sem precisar mexer na estrutura. Com adoção de esteira para separação dos pedidos, foi possível solucionar as falhas no processo e evitar que os pedidos saíssem com erros”, explica.
Desta forma, a empresa aumentou a capacidade de armazenagem e melhorou o atedimento ao cliente. Atualmente, são movimentados, em média, 1.600 itens diários e os pedidos são muito fracionados, o que torna a operação ainda mais complexa. O próximo passo será a implantação do sistema WMS – Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazém) para que o processo fique mais dinâmico. A previsão é que em fevereiro os 32 funcionários da área comecem a ser treinados para operar somente com os coletores de código de barras. “Tudo ficará mais simples, com reposição diária, pois o sistema já avisará automaticamente a posição que precisa ser abastecida”, complementa.
A empresa, que recebe peças em voos semanais das matrizes na Bélgica e Estados Unidos, ampliou, em 2016, o portfólio em 3 mil itens, garantindo 28 mil produtos para pronta-entrega e 160 mil cadastrados. Também iniciou o comércio eletrônico. As mudanças na área de logística foram importantes para dar mais agilidade ao atendimento no momento em que a empresa oferece novo serviço ao cliente e amplia portfólio.