A CHEP, empresa global de logística sustentável, parte do grupo Brambles, divulgou seu Relatório de Sustentabilidade, que apresenta realizações e metas ambientais, sociais e de governança (ESG) para o exercício financeiro de 2022. O documento mostra como a cadeia de suprimentos e a economia circular geram economias ambientais para empresas, que chegam a evitar que 2,5 milhões de CO2 sejam emitidos na atmosfera.
As realizações da CHEP e Brambles foram, portanto, tangíveis, e mostraram um grande progresso em direção a um futuro regenerativo. Em 2020, foram definidas as metas até 2025 que já apresentam consideráveis avanços.
Um grande destaque foi a economia ambiental gerada para os clientes em todo o mundo. O modelo de pooling de economia circular que consiste em “compartilhar e reutilizar” Brambles já oferece muitas economias ambientais às cadeias de abastecimento dos clientes em comparação com as alternativas de paletes de um uso único. No último ano, as soluções da Brambles ajudaram seus clientes a alcançar as seguintes economias:
· 2,5 milhões de toneladas métricas de CO2 – equivalente ao CO2 emitido por aproximadamente 473 residências em um ano;
· 4.470 megalitros de água – ou aproximadamente 1.788 piscinas de tamanho olímpico;
· 3,2 milhões de metros cúbicos de madeira;
· 3,1 milhões de árvores; e
· 1,5 milhões de toneladas de resíduos.
Metas e realizações
Observando o cumprimento das metas para 2025, observou-se que, apesar das interrupções na cadeia de abastecimento global e da escassez de fornecimento de madeira, ocasionados pelo cenário macro de pandemia e guerra, a Brambles tem mantido 100% de utilização de madeiras de florestas sustentáveis certificadas;
A Brambles também conquistou a classificação como Top Employer® no Brasil e em mais 20 países nos cinco continentes, ilustrando o compromisso da empresa com seu pessoal e com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e gratificante. A ambição da Brambles é ser reconhecida como um Top Employer® Global. Em paralelo, a organização continua a ser reconhecida como líder mundial em logística e sustentabilidade. O Dow Jones Sustainability World Index elegeu a Brambles como a segunda empresa mais sustentável em sua categoria industrial, e a associação Corporate Knights classificou a empresa em 10º lugar em sua lista Global 100 das empresas mais sustentáveis do mundo.
Parcerias colaborativas
A CHEP e a Brambles também continuaram a melhorar a eficiência e a reduzir o impacto ambiental por meio da colaboração. A empresa colaborou com 370 clientes durante o ano em uma gama de mais de 1.400 iniciativas, mostrando um progresso significativo em relação à meta de dobrar o número de colaborações dos clientes de 250 para 500 até 2025. No período, emitiu 79 certificados de sustentabilidade para empresas clientes e parceiras, entre eles a NIVEA do Brasil. Também trabalhou em colaboração com uma campanha de conscientização com a P&G para o Brasil, com mídia como OOH (caminhões) e redes sociais (LinkedIn).
Outra grande iniciativa de colaboração foi com a publicação e pesquisa fotográfica feita com NIVEA BDF no Brasil e Grupo Herdez no México. Além de outras campanhas e publicações com importantes grupos na América Latina, como os três principais varejistas do Peru: Cencosud, Tottus e Supermercados Peruanos.
“Em tempos desafiadores como estes, a chave para se conseguir uma cadeia de abastecimento verdadeiramente regenerativa é a integração. Ao trabalhar em conjunto com todos envolvidos em nossos negócios, nossos fornecedores e nossos clientes, conseguimos remover barreiras e melhorar a agilidade, progredindo ainda mais em direção às metas de 2025. Portanto, é essencial que continuemos a colocar a sustentabilidade na agenda para gerar valor aos nossos negócios e clientes, enquanto protegemos o planeta”, avalia Andre Cardoso, Country Manager da CHEP Brasil.
Confira outros pontos de destaque do Relatório de Sustentabilidade da CHEP e da Brambles:
· Houve uma redução de 4,52% de emissões de CO2 (contra FY20) e já está em andamento um processo para atingir emissões líquidas zero até 2040, dez anos antes do prazo estabelecido pelo Acordo Climático de Paris;
· Mulheres ocupam agora 33% dos cargos gerenciais na Brambles, demonstrando progresso em nossas metas ‘Worklace Positive’, o que inclui a implementação de iniciativas de inclusão, bem-estar no trabalho e acessibilidade, bem como o compromisso de pelo menos 40% das funções gerenciais serem ocupadas por mulheres e a duplicação do número de mulheres em suas fábricas até 2025;
· A empresa continua a entregar economia regenerativa às comunidades. “Comunidades Positivas” é o terceiro pilar das metas estabelecidas até 2025 e é essencial para a contribuição mais ampla e positiva da Brambles para a sociedade. Sua colaboração global com bancos de alimentos ajudou mais de 16 milhões de pessoas necessitadas por meio de doações de equipamentos em espécie e atividades de voluntariado, com grande destaque para a atuação na América latina, sobretudo no México.
· Além disso, a MSCI concedeu à Brambles a classificação máxima AAA em sua avaliação ESG e classificou a organização entre os 8% melhores de todas as empresas avaliadas. Da mesma forma, o CDP deu à empresa um A- em sua apresentação Forests.
· O Grupo também alcançou uma classificação geral A- na Ferramenta de Avaliação da Economia Circular da Fundação Ellen MacArthur, Circulytics, e foi um destinatário inaugural do Selo Terra Carta, que reconhece corporações globais que estão demonstrando seu compromisso com a criação de mercados genuinamente sustentáveis.