CHEP: tecnologia e inovação direcionam o futuro da cadeia de logística no Brasil e no mundo

Atenta ao impacto de toda a cadeia de suprimentos, a CHEP utiliza sua alta escala para compartilhar recursos, transportando uma maior quantidade de bens e mercadorias de forma a gerar menor impacto no planeta. Seus 345 milhões de paletes e contentores formam o “pilar invisível” da cadeia de suprimentos global, trabalhando com a confiança das maiores marcas, como Procter & Gamble e Nestlé.

Presente em 60 países, a CHEP oferece transporte de mercadorias com eficiência, sustentabilidade e segurança a 25,8 mil clientes, usando o modelo de Pooling: logística sustentável por meio da reutilização de recursos.

Para alcançar esse nível de excelência operacional, a CHEP emprega tecnologia de ponta, com foco em inovação de processos, no Brasil e no mundo.

No Brasil, onde está presente há mais de 20 anos, a empresa conta com 19 centros de serviços dispostos em todas as regiões do País, envolvendo mais de 1300 rotas, 3100 locais de entrega e 32.2 milhões de paletes transportados ao ano por 244 veículos em rota diária.

Sua planta principal, em Louveira, no interior de São Paulo, com uma área de 8.500 m², é altamente automatizada, trabalhando com processos de reparo e manutenção de cerca de 5.500 paletes diariamente.

A CHEP se diferencia também pelo alto padrão de qualidade empregado na construção de seus reconhecidos paletes azuis. Utilizando apenas madeira certificadamente reflorestada, medidas padronizadas e sistema de grampos exclusivos, os paletes CHEP permitem o encaixe perfeito e o transporte seguro das mercadorias sem provocar avarias nas embalagens e consequentes perdas.

Porém, mesmo com toda a tecnologia empregada, os paletes são apenas parte da solução completa oferecida pela CHEP a seus clientes, que contempla todo o transporte das mercadorias de ponta a ponta, passando por uma consultoria inteligente que analisa toda a malha logística do cliente visando a otimização do processo e a economia de recursos e redução de impactos ambientais.

No Brasil, a CHEP trabalha com o foco em promover cada vez mais o modelo de logística sustentável a seus clientes, dando a eles suporte para que atinjam um nível ideal nesse quesito. A empresa, que atende a clientes nos ramos de alimentação, cosméticos, automotivo, entre outros no País, iniciou recentemente a entrega de Certificados de Sustentabilidade Logística a seus clientes que utilizam suas soluções de Pooling há mais de 20 anos, e que tenham atingido rigorosos critérios para a certificação.

No mundo

Com a administração global do Grupo Brambles, sediado no Reino Unido, a CHEP trabalha com soluções de estado da arte em tecnologia no mercado europeu, visando inovar de forma contínua o setor de logística. Essas iniciativas ainda não estão sendo trabalhadas no mercado brasileiro, mas a empresa considera trazê-las futuramente:

BXB Digital: empresa do grupo Brambles criada em 2016 para aplicar inovações nos processos por meio de tecnologias digitais e de internet das coisas (IoT), utilizando análise de dados para entregar um novo nível de eficiência operacional para os clientes por meio de soluções de rastreamento digital das mercadorias ponta a ponta.

Última milha: visando otimizar processos e aumentar ainda mais a vida útil dos paletes, reduzindo impactos ambientais e custos de operação para os clientes, a CHEP vem trabalhando com o conceito de “Half Pallets” para o varejo. Esta solução funciona como um palete que reduz os tempos de reposição nas lojas, podendo ser utilizado diretamente em prateleiras de mercados, com o produto já na posição adequada de exposição.

Realidade virtual: a CHEP utiliza tecnologias de realidade virtual, neuromarketing e eye-tracking para oferecer a seus clientes simulações tridimensionais com diferentes propostas para a disposição de seu produto nas prateleiras de supermercados, por exemplo. A solução auxilia o cliente a visualizar diferentes cenários de exposição do produto antes da implementação no mundo real, reduzindo custos e aumentando a eficácia.