Cloraldino Severo fala sobre transporte internacional na ABTI

Na manhã do último dia 15 de junho, reuniram-se na ABTI – Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, juntamente com o diretor administrativo José Carlos Becker, Lauro Delgado e o ex-Ministro dos Transportes Cloraldino Severo para tratar de temas de relevância no transporte internacional de cargas no Mercosul.

Na ocasião, Becker apresentou os planos da atual gestão da associação para Severo, que atualmente, presta consultoria em transporte de cargas para empresas e instituições. O diretor informou que a ABTI vem estudando facilitações nos trâmites aduaneiros e que planeja, seqüencialmente, aprofundar e dirigir conhecimentos sobre o futuro dos transportes nas próximas décadas.

Na última semana, a ABTI participou do 3º Encontro Ibero-Americano, na Espanha, e trouxe perspectivas para o segmento dentro de conceitos operacionais, legislações e práticas. Para Becker, o momento foi de detectar as necessidades do transporte internacional, no Bloco do Sul, para os próximos 10 anos.

Por seu lado, Severo observou que o transporte de cargas é conseqüência das mudanças da sociedade, e que o segmento acompanha as alterações trazidas pela globalização. No relato de experiências, eles exemplificaram que, na Europa uma média de 11% do transporte é realizada por linhas ferroviárias, diferentemente do Brasil que transporta 25% das mercadorias sobre os trilhos. Becker e Severo acreditam que esses dados surgem em função das melhores condições das rodovias e dos grandes incentivos e auxílios dos governos europeus no transporte rodoviário de cargas. Na reunião, foram debatidas ainda as preocupações da ABTI com o Mercosul em termos de transporte internacional. A associação pretende levar ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, com o já confirmado apoio de Severo, projeto de criação de uma rota única dentro Mercosul, a solicitação de maior viabilidade na compra de veículos e ainda expor as principais desigualdades que ocorrem no comércio exterior do Bloco do Sul, atualmente, como, por exemplo, a regulamentação dos pedágios e dos combustíveis na Argentina.

Delgado, aproveitou o momento para manifestar seu interesse em criar no Fórum de Uruguaiana uma comissão que trate e acompanhe as questões e problemas do Comércio Exterior no município.


Comentários

Deixe um comentário