A Cobli, logtech que utiliza IoT e inteligência artificial para tornar a gestão de frotas mais eficiente, anunciou o aporte Série B de R$175 milhões (US$ 35 milhões), liderado pelo SoftBank, o maior fundo de investimento do mundo, para continuar sua rápida expansão.
A Qualcomm Ventures, um dos maiores especialistas em Internet das Coisas (IoT), também participou, além de NXTP Ventures, Fifth Wall e Valor Capital, que já eram investidores da empresa.
Este aporte ajudará a empresa a acelerar a sua velocidade de expansão, além de criar novos produtos que funcionam a partir dos dados obtidos com IoT, como seguros precificados dinamicamente, gestão de combustível integrada à operação, câmeras embarcadas e muito mais.
O investimento será destinado a duas frentes: uma de produtos e outra de expansão. Para produtos, a Cobli irá investir no desenvolvimento da sua solução de gestão de frotas para médias e grandes empresas, utilizando novos sensores – como câmeras embarcadas unidas à inteligência artificial – para transformar esses dados em processos automatizados e ganhos para seus clientes.
“Ao digitalizar diversos fluxos de trabalho, a empresa está criando um cenário estimulante e atraente para outras partes da cadeia de suprimentos, como seguradoras e fornecedores de combustível, cujas operações se beneficiam de maiores integrações com dados, permitindo precificação mais aderente e dinâmica, além de novos produtos. Dessa forma, a Cobli está incentivando a indústria a adotar processos mais automatizados e a tomar decisões mais precisas. Isso quer dizer menos custos e acidentes, além de mais agilidade e confiabilidade”, comenta Rodrigo Mourad, cofundador e presidente da Cobli.
Além disso, a empresa irá lançar um produto disruptivo de seguros para frotas, o primeiro cujo preço será determinado por dados reais de utilização dos veículos, ainda segundo Mourad. Ele utilizará informações personalizadas para melhorar a precificação e empacotamento de seguros, beneficiando as empresas que dirigem melhor.
“O seguro automotivo é o tipo mais consumido no Brasil e apenas 30% dos veículos estão segurados. Isso acontece porque o mercado não encontra os produtos que busca a um preço que faça sentido. Iremos utilizar nossos dados para proteger os veículos e os motoristas com produtos mais aderentes às necessidades do mercado”, afirma o presidente da Cobli.
A segunda frente é focada na expansão da startup. Com apenas 15 pessoas em 2017, hoje a Cobli conta com mais de 200 colaboradores. Esse rápido crescimento continuará e a empresa irá adicionar ao time mais de 300 pessoas de todas as áreas e de todos os estados do Brasil já em 2022.
“A Cobli está comprometida há muito tempo em investir em sua equipe, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento. Conseguimos crescer tão rapidamente, criando um time excelente e um ambiente de colaboração. Agora, precisamos levar isso para o próximo nível, conforme nos preparamos para valorizar e reconhecer mais o time e realizar centenas de promoções de cargo já no próximo ano”, explica Mourad.