A primeira reunião do Comitê de Logística do Porto de Santos em 2009 contou com a presença de representantes de sindicatos, entidades, empresas de logística, do Vice-prefeito de Praia Grande, Arnaldo Amaral, do secretário Antonio Ferreira da prefeitura municipal de Santos, do chefe de gabinete da prefeitura de Cubatão, Gerson Rozo, do assessor da prefeitura de Guarujá, Carlos Blasch, do assessor da prefeitura de Bertioga, Alexandre Trombelli e do assessor de assuntos portuários da prefeitura de São Vicente, Marcelo Furtado.
Na mesa do plenário do auditório da Codesp também estavam José Moreira (ACS), Nanci Fontenelle (Antaq), Antonio Russo (Alfândega de Santos), comandante Raimundo Souza (Capitânia dos Portos), Carlos Rachid (AGEM), Ronaldo Fortes (ICEX), entre outros.
Durante reunião o diretor de Infra-Estrutura da Codesp, Paulino Moreira, comunicou que ontem (19), a autoridade portuária aprovou o projeto executivo para a licitação das obras da avenida perimetral da margem esquerda. As obras deverão ser iniciadas em 5 meses, a partir da assinatura do documento, e concluídas em 1 ano. Segundo Moreira, ainda neste mês, será aberta a licitação para o processo ambiental destas obras.
Perimetral da margem direita
Sobre a margem direita garantiu que 60% do viaduto já está implantado e até o dia 31 a obra estará 100% concluída. A inauguração será na primeira quinzena de Abril para atender a safra de grãos.
Perimetral da margem esquerda
Moreira cobrou do representante da prefeitura de Guarujá agilidade nos dois processos de desapropriação das áreas da margem esquerda, para que até o final deste ano a licitação dessas obras já esteja em andamento. Os dois expedientes referem-se ao alagamento da Avenida Santos Dumont e da Rua do Adubo.
Serão construídos 2 viadutos para facilitar a logística das cargas que chegam ao porto. "Guarujá é a área do porto que mais cresce. Serão investidos R$ 70 milhões em infra-estrutura para facilitar a logística das cargas", explicou.
Dragagem
Moreira solicitou que as associações cobrem os expedientes encaminhados às arrendatarias do porto de Santos, pois até hoje, apenas 50% se manifestaram. "Desejamos intensificar os projetos do cais e para isso já pedimos reforços a SEP (Secretaria Especial de Portos)", disse.
Área continental
Segundo Marcelo Furtado, (assessor de assuntos portuários da prefeitura de São Vicente), a secretaria de negócios portuários foi criada para integrar o município ao porto. Afirmou também que já há um projeto de Porto Seco para a área continental.
Fonte: Revista Santos Modal
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.