Com base em registros de nove concessionárias que já estavam em atuação no ano passado, a EcoRodovias, grupo responsável pela administração de mais de 3 mil quilômetros de rodovias brasileiras, chegou à conclusão que a colisão traseira é o tipo de acidente mais comum. Elas somaram, em 2019, 4.373 acidentes, representando 28% de todas as ocorrências destas rodovias. Os motivos? Especialmente, falta de atenção, muitas vezes provocadas pelo uso do celular. Excesso de velocidade e problemas no freio, normalmente, decorrente de falta manutenção, agravam o problema.
Os dados foram apurados para embasar a campanha da empresa para a Semana Nacional do Trânsito e indicam que falta de atenção, imprudência e imperícia são as principais causas das ocorrências registradas nas rodovias. A lista de ocorrências causadas pela falta de cuidado ao trafegar pelas rodovias inclui também colisões transversais, comuns em situações de acesso à pista; batidas laterais, ocasionadas normalmente por ultrapassagens indevidas pela direita; perda de controle e saída da pista, que resultam, frequentemente, em choques contra muretas e encostas. Nas estradas de pista simples, as colisões frontais, também provocadas por ultrapassagens indevidas, ainda são bastante comuns.
Atropelamentos são a maior causa de mortes
Embora pouco representativos em número de acidentes, os atropelamentos são os mais letais nas rodovias administradas pelo grupo. Em 2019, eles mataram 119 pessoas, 30% do total de óbitos registrados pelas concessionárias da EcoRodovias.
A explicação é simples: grande parte das ocorrências resulta em morte devido à condição de vulnerabilidade do pedestre. Esse tipo de acidente ocorre com mais frequência nas proximidades de regiões urbanas, especialmente, durante travessias irregulares, fora das passarelas.
O caso da Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo, é bastante significativo. Mesmo tendo uma das maiores densidades de passarelas do país (são 60 num trecho de menos de 180 quilômetros), os atropelamentos são responsáveis por 37% do total de mortes. “A maioria destas ocorrências (60%) se dá a menos de 500 metros de uma passarela. Ou seja, poderiam ser evitadas”, esclarece o diretor de Concessões Estaduais, Rui Klein.
Para reduzir o número de atropelamentos, as concessionárias adotam ações que vão desde o reforço da sinalização até a instalação de barreiras físicas para impedir a travessia de pedestres pela pista. Campanhas educativas também são realizadas constantemente.
As concessionárias mantêm ainda um Programa de Redução de Acidentes (PRA), que busca analisar as ocorrências e evitar que voltem a acontecer. O plano é elaborado por uma equipe multidisciplinar e atua sugerindo ações de engenharia, medidas operacionais e campanhas de conscientização.
Semana Nacional do Trânsito
Além de diversos materiais para mídias sociais e produção de conteúdo patrocinado em grandes veículos de comunicação, empresas do grupo estão realizando ações para conscientizar os usuários das rodovias durante a Semana Nacional do Trânsito.
No Paraná, a Ecocataratas, concessionária que sofre com a quantidade de atropelamentos, fará intenso trabalho de conscientização com moradores de bairros localizados às margens da rodovia, durante a Semana Nacional do Trânsito. Serão realizados eventos chamados Cafés na Passarela, que reúnem técnicos da concessionária que convidam os pedestres a fazer uma travessia segura.
A Ecopistas também vai realizar eventos desse tipo, além de entregar coletes refletivos para andarilhos e abordar ciclistas que costumam trafegar às margens da rodovia. Na Ecovias, ciclistas receberão coletes, motociclistas terão um check-up em itens de segurança de suas motos e caminhoneiros farão exames de saúde durante a semana. Eco101 também fará ações especiais de conscientização para condutores de motos, carros e caminhões.
A Ecosul levou dois simuladores para o Shopping Pelotas, no Rio Grande do Sul. Um deles simula um capotamento e o outro mostra o que acontece com uma pessoa sem cinto de segurança, mesmo num acidente em baixa velocidade. Já a Eco135, em Minas Gerais, está realizando uma série de lives com especialistas e autoridades para discutir o assunto.
Além disso, a EcoRodovias criou um site especialmente para falar de segurança viária <www.ecorodovias.com.br/semacidentes>, que traz vídeos, artigos e podcasts com dicas práticas de especialistas sobre assuntos cotidianos, como os cuidados necessários ao fazer curvas acentuadas, ultrapassar em pistas simples e duplas, e como dirigir na chuva ou neblina. Os conteúdos são reforçados ainda no Instagram @estradasemacidentes e no Facebook EcoRodovias Sem Acidentes.
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil e vem expandindo, ao longo dos últimos vinte anos, sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra 10 concessões de rodovias, que somam mais de 3 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A EcoRodovias é também vencedora do leilão que definiu a concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), em São Paulo. Além disso, gerencia dois ativos ligados ao setor portuário para movimentação e armazenagem de cargas no Porto de Santos, o maior do Brasil.
Foto: João Edwar/InterTV