A redução de custos é o objetivo principal das empresas quando estas iniciam um processo de BID de transportes. Porém, outros aspectos devem ser considerados nesse processo, com o objetivo de evitar problemas sérios para o negócio da organização contratante. Riscos como rupturas de atendimento, perdas financeiras, exposição institucional, fiscal e jurídica são decorrentes de um processo seletivo em que outros fatores críticos não foram devidamente avaliados durante o processo de seleção de fornecedores.
Nesse artigo, de Bruno Ribeiro Hellmuth busca sintetizar os tópicos a serem observados em um processo de BID de transportes.
O autor conclui destacando que a seleção de bons parceiros de transporte pode contribuir com o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização e evitar riscos de comprometimento da qualidade dos serviços prestados. Porém, ter uma estratégia para a formação da carteira de fornecedores é o passo inicial para que o processo de captação assegure a participação de fornecedores cujas características operacionais contribuam de forma efetiva com a eficiência do sistema de transportes.
Saiba mais em https://vime.logweb.com.br/colunas/o-que-deve-ser-levado-em-consideracao-em-um-bid-de-transportes/