Os portos do Rio Grande do Sul iniciam o mês de maio sob nova direção. O caminho percorrido para chegar até este momento foi marcado por muito planejamento e união entre as secretarias estaduais. O trabalho conjunto garantiu a aprovação dos projetos de lei de criação da empresa pública e de extinção dos quadros pela Assembleia Legislativa sem nenhum voto contrário.
Com a liberação do CNPJ pela Junta Comercial na última semana, o processo de transformação foi concluído e a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) se despediu como autarquia para dar espaço à Empresa Portos RS – Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul. A partir de agora, será dela a atribuição de administrar os portos, as hidrovias e as vias lacustres navegáveis do estado.
Além de garantir a profissionalização da gestão, a alteração da natureza jurídica trará mais dinamismo e possibilitará a realização de investimentos na infraestrutura do sistema portuário, assegurando ainda mais competitividade aos portos gaúchos.