A Black Friday de 2022 corre, a passos largos, para ser a mais movimentada dos últimos anos. Com faturamento previsto de R$ 4,2 bilhões, a data deve ser a mais importante desde 2010, quando teve seu início no calendário brasileiro. Isso porque o diferencial deste ano é o acontecimento simultâneo com o começo dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, outro grande destaque para o setor. Empresas de logística, como a Lincros, já trabalham com a data há algum tempo e visam o planejamento em meio a alta volumetria.
A previsão, segundo aponta o head de e-commerce da We Pink, Wlisses Godoy, é de aumento entre 30% e 60% de vendas em vários setores, principalmente os que se alinham com a Copa do Mundo, como produtos eletrônicos e roupas em geral. Porém, a combinação desses dois eventos tão importantes levanta a dúvida de como irão impactar na logística do mercado e também as vendas.
Segundo um levantamento da Buzzmonitor, que leva em consideração dados de publicações feitas nas redes sociais sobre a data, para a edição deste ano, atualizar o guarda-roupas é o principal desejo dos consumidores, já que em 11,93% das publicações os usuários mencionaram o desejo de comprar por roupas novas na Black Friday. Além disso, a busca por eletrônicos também continua muito forte.
“A combinação entre Black Friday e Copa do Mundo é um dos fatores que aumentam, ainda mais, a procura por produtos eletrônicos, como televisões e celulares. A tendência é de que o mês de novembro seja um dos mais fortes do ano, iniciando grandes movimentações que devem ser mantidas até o Natal”, afirma Wlisses Godoy.
Pensando nisso, para o setor logístico, o período pode ser desafiador. A expectativa do mercado é de aumento em relação ao ano anterior, segundo aponta a Confederação Nacional do Comércio. Para a Lincros, empresa que fornece gestão de frotas, a data é uma das mais importantes do ano.
Segundo Jean Pereira, CTO da Lincros, o planejamento é, mais do que nunca, a chave do processo. “Nos meses que antecedem a Black Friday, nós aumentamos a frequência de testes e fazemos melhorias na qualidade dos testes de carga, criamos cenários mais reais e esgotamos todas as possibilidades de problemas que possam ocorrer. Para que tenhamos as respostas com rapidez se houver alguma intercorrência”.
Porém, existem pontos a serem pensados de uma maneira geral. Segundo a Elife, o volume de reclamações se concentra no pós Black Friday e são sobre atraso de pedidos, entregas erradas e estorno de pagamento durante a data.
Ainda de acordo com o CTO, a solução está na adaptação ao período, que precisa ser estudado e alinhado com qualquer empresa que busca uma saída positiva ao final da data. “Criamos também uma “sala de guerra” com uma equipe dedicada e que trabalha em regime de plantão. O foco é trabalhar em sinergia com a operação do nosso cliente, para o acompanhamento constante e a solução rápida, caso ocorram problemas no dia da Black Friday. Interação direta e constante com o profissional que administra o banco de dados, para garantir que todas as melhorias de performance estejam rodando”, completa Pereira.
Para evitar transtornos nas entregas, investimentos em estrutura, armazéns e principalmente em last mile, parte que representa o transporte da encomenda durante sua última milha. Essa parte é a mais importante por se tratar de uma das maiores preocupações das empresas, principalmente neste período, pois está ligada diretamente a expectativa do consumidor em receber seu produto de forma fácil, rápida e correta, e pode determinar sua experiência em relação a marca.
“Questionar o planejamento de um processo logístico inclui relacionar os insumos necessários em cada etapa desse processo. Afinal, é uma jornada que demanda combustível, energia, embalagens e infraestrutura física”, ele pontua. Por fim, com as boas previsões de vendas dos marketplaces em função dos grandes eventos, é essencial que os executivos do e-commerce estejam com suas estratégias comerciais e de infraestrutura totalmente definidas e adaptadas. Nesse caminho, a logística dá as mãos e os dois seguem a favor da melhor experiência ao cliente.