O Grupo Máxima anunciou, no final do ano passado, a incorporação da startup Onblox, que atua no segmento de soluções logísticas para o atacado distribuidor. Com a fusão das operações, a holding reforça sua atuação logística ao incluir em seu portfólio sistemas para o gerenciamento de armazéns, de transportes e logística (WMS e TMS), assim como a gestão interna de frota desenvolvida pela Onblox. “A Onblox conseguiu desmistificar o conceito padrão de que ferramentas de WMS e TMS são robustas, complexas e onerosas. A arquitetura usada permite que as soluções sejam fragmentadas e vendidas em blocos, respeitando o tempo de maturidade tecnológica do cliente, suas reais necessidades atuais e também respeitando seu budget”, diz Selva Tassara, diretora de marketing e comunicação do Grupo Máximo.
Localizada em Goiás, a Onblox foi criada há quatro anos para desenvolver soluções logísticas integradas. O que chamou a atenção do Grupo Máxima foi justamente a proposta da startup de oferecer soluções modulares às companhias. Ou seja, suas aplicações são vendidas de forma fracionada, de acordo com a necessidade de cada empresa, que pode evoluir no uso, integrando os módulos já adquiridos. “As soluções do mercado são muito grandes e robustas, além de serem implementadas por completo, o que muitas vezes inviabiliza o projeto. Com a Onblox, vamos atender os nossos clientes conforme a sua demanda frente a um mercado de distribuidores em evolução”, explica Rafael Martins, head de tecnologia do Grupo Máxima.
MáximaTech
Na prática, as soluções da Onblox foram incluídas no portfólio da MáximaTech, companhia do Grupo Máxima, responsável por um grande leque de produtos e serviços de TI para o mercado atacado distribuidor, segundo Selva. “A união com o Grupo Máxima amplia a nossa atuação e nos dará escala para atender de Norte a Sul do País. Com essa nova estrutura, queremos aumentar a nossa base, que conta com três mil usuários, atualmente”, completa Geraldo Zucchetti, fundador da Onblox.
Já Selva, do Grupo Máxima, diz que, contemplando a frente de gestão do armazém e gestão de frota, o Grupo Máxima passa a atender mais do que a logística de entrega, a qual se restringiam antes da aquisição. “Essa ampliação do portfólio respeita uma necessidade latente do nosso público, que almeja um fornecedor único, 100% integrado, para gerir seus fluxos logísticos dentro e fora do seu centro de distribuição.” A incorporação da Onblox é mais um dos movimentos de expansão do Grupo Máxima, que teve início em 2014 com a compra da Tecnomix, ampliando sua participação no mercado atacado distribuidor, e na sequência, em 2015, com a aquisição da OnNet Systems, passando a atender as indústrias. Já em 2018 foi a vez da LifeApps ser adquirida para a holding atuar de ponta a ponta na área de vendas e fortemente no mercado de e-commerce. Agora, com a Onblox, o Grupo detém uma oferta completa de distribuição até a entrega das mercadorias, que era um pedido dos clientes. Segundo Martins, do Grupo Máxima, a estratégia é transformar a empresa em um hub de tecnologia. Isso significa ampliar sua capacidade de atendimento conectando novas soluções a partir das necessidades dos clientes, que estão evoluindo e mudando seu formato de atuação no mercado.
“O Grupo Máxima está caminhando para se consolidar como um hub de tecnologia e inovação, reunindo startups de soluções tecnológicas que atendam pelo menos uma das três camadas da cadeia de abastecimento. Alem disso, temos como pré-requisito oferecer soluções passíveis de uma política de comercialização e implementação mais inteligente, mais simples e mais ágil”, completa Selva.