Geração de energia fotovoltaica para seis unidades, abastecendo inclusive carros elétricos que já integram a frota. Vagas destinadas apenas a mulheres no setor mecânico. Paratletas incentivados por oportunidades de trabalho especiais e patrocínios. Investimentos internacionais assegurados por uma governança corporativa intensamente transparente e em evolução. Depois de tudo isso, a TranspoTech celebra em dezembro de 2022 uma conquista inédita, também conectada ao Environmental, Social and Corporate Governance (ESG): o selo de Great Place to Work (GPTW).
A empresa atua com equipamentos para intralogística e para construção, e tem boa parte do time dedicado à área operacional: dos 560 colaboradores, 300 atuam diretamente na manutenção de empilhadeiras e máquinas. Eles atendem cinco mil clientes, com mais de 500 mil quilômetros percorridos ao mês em 11 unidades da federação, a partir de oito unidades de negócio. A certificação foi recebida em dezembro de 2022.
As diferenças nos formatos e ambientes de trabalho tornam ainda mais desafiadora a missão do time de Gente e Gestão da TranspoTech. Mayara Lueders, que lidera esta área, comenta que 78% dos integrantes do time responderam a pesquisa. E essa foi uma grande vitória. “Nosso primeiro foco era ouvir as pessoas de forma segura e transparente. Queríamos entender nossos pontos de melhoria e estabelecer caminhos para crescer de forma estruturada, mantendo a cultura da empresa. Nunca imaginamos que, já no primeiro ano, seríamos certificados”, diz.
Ricardo Oribka, CEO da TranspoTech, avalia que a conquista do GPTW está alinhada com o caminho que a empresa percorre em direção aos seus objetivos estratégicos. “Nós entendemos que o crescimento da marca está diretamente conectado ao poder de transformação que as empresas apresentam nos negócios e na sociedade. Esta conquista atesta, mais uma vez, que estamos firmes no nosso propósito”, finaliza.
Orgulho, estrutura e inspiração são pontos fortes
Na pesquisa, três pontos foram destaque. O primeiro é orgulho e sentimento de pertencimento. Mesmo com essa estrutura descentralizada, os colaboradores sentem que compartilham da mesma cultura e sem orgulho das iniciativas da empresa, que nos últimos anos se dedicou a diversas iniciativas conectadas a ESG.
O segundo é a estrutura que a empresa oferece. Não apenas no ambiente físico, mas também nos equipamentos de trabalho, a TranspoTech mantém uma preocupação com as condições e ferramentas de trabalho da equipe. Na frota de veículos, por exemplo, o tempo médio é de três anos e meio de uso, além de unidades de carros elétricos.
Por fim, o crescimento da companhia nos últimos anos e a inspiração trazidas pelas lideranças é apontado como diferencial. A TranspoTech tem um banco de talentos sempre em atualização, para diversas vagas dos setores técnico, operacional e administrativo. Mais informações estão disponíveis em [email protected].