Com investimentos de mais de R$ 20 bilhões, Porto de Santos quer estar entre os 20 maiores do mundo

Ser um dos vinte maiores portos do mundo em capacidade instalada. Este foi um dos destaques da fala do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, no evento Plano de Investimentos do Porto de Santos, realizado pela Anetrams (Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes), na manhã desta segunda-feira, em São Paulo.

Na ocasião, Pomini detalhou o plano que prevê mais de R$ 20 bilhões em ações de melhorias no Porto nos próximos cinco anos. “O Porto de Santos concorre com qualquer outro porto do mundo em termos de tecnologia. A nossa responsabilidade é garantir uma boa estrutura para a iniciativa privada comandar com êxito as operações. Hoje, o Porto é o 39º do mundo em capacidade e, com os investimentos, pode chegar a ser um dos 20 maiores”, avaliou Pomini. “Nove dos dez maiores portos, hoje, estão na China”, completou.

Carbono zero e hidrogênio verde

Acompanhando as tendências e responsabilidades globais, o Porto de Santos pretende atingir o objetivo de ser uma instalação carbono zero até 2030. Nesta manhã, Pomini detalhou o plano para uma Parceria Público Privada (PPP) da usina de Itatinga, hidrelétrica que pertence ao próprio Porto de Santos.

A PPP possibilitará a diversificação da matriz energética – com produção de hidrogênio verde – e terá investimento de cerca de R$ 500 milhões no projeto que se encontra em fase de contratação de consultoria, com estudos de modelagem que devem ser entregues até janeiro de 2025.

Prazos e investimentos

Para melhorar a circulação e acesso de navios, a calha do canal do Porto passará por alargamento e aprofundamento, passando de 15 para 16 metros através de contratação de empresa privada. Para a primeira etapa do projeto, o IBAMA já expediu a licença para a obra de derrocagem, e o BNDES está formatando a concessão do canal, considerada a principal obra da logística do porto, com montantes que atingirão R$ 6.5 bilhões em 20 anos.

Também conectada a operação do canal está a implantação do Sistema de Monitoramento e Tráfego de Navios (VTMIS). A tecnologia que passará a ser implantada a partir de 2025, auxiliará na capacidade de movimentação e manobrabilidade de navios, com a utilização de drones submarinos, que também auxiliam na inspeção de cascos de navios, colaborando com autoridades no combate ao tráfico de drogas.

Uma das mudanças mais significativas será a transferência do terminal de passageiros Concais para o Valongo, ampliando a capacidade e conforto no atendimento de passageiros e recebimento de navios de turismo. A primeira fase do Parque Valongo está com entrega prevista para o dia 5 de julho deste ano, e o evento contará com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“O investimento do Porto de Santos é um evento histórico, com impacto relevante na economia e com a preocupação de ser sustentável. O Plano e os gestores têm total capacidade para realizar as ações com êxito,” declarou Luciana Dutra, presidente da Anetrams.

A construção do túnel submerso Santos-Guarujá, com orçamento de R$ 5,13 bilhões, tem o início da concessão para a construção prevista para o primeiro semestre de 2025. Esta concessão, que terá duração de 70 anos (35 com a possibilidade de renovação por mais 35), deverá impactar positivamente cerca de 2 milhões de pessoas na região.