Há 20 meses no mercado brasileiro, e com uma curva de crescimento de 45% ao mês, a CargOn, logtech que atua como operador logístico digital no gerenciamento do transporte de indústrias e transportadoras, tem a expectativa de ultrapassar os R$ 8 milhões em faturamento este ano. Com cerca de R$ 900 milhões em fretes contabilizados desde o início da operação – referente a mais de 200 mil cargas transportadas -, a CargOn busca novos investimentos para entregar mais soluções ao mercado. Para 2022, a previsão é multiplicar a receita em cerca de nove vezes e faturar R$ 70 milhões, alcançando R$ 500 milhões em 2023.
“São metas e planos muito agressivos, mas exequíveis, visto que passamos pelo pior, que foi o auge da crise pandêmica. Vemos um setor ainda mais aquecido, com demanda, mas, principalmente, precisando de soluções tecnológicas que permitam crescer e se desenvolver junto com o mercado”, comenta Denny Mews, CEO da CargOn e especialista em transporte rodoviário.
Para atingir os objetivos e se firmar cada vez mais como um facilitador da logística, a CargOn acaba de fechar uma parceria com o Santander Investment Banking, uma espécie de mentoria que ajudará a CargOn a se preparar para os movimentos estratégicos que estão por vir, como próximas rodadas de captações de recursos e movimentos de M&A.
“Aqui no Santander IB temos dedicado muito tempo na mentoria de empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento. Queremos acompanhá-las em toda jornada estratégica, da primeira captação de recursos aos M&As, e eventualmente, até as aberturas de capital. Em um curto espaço de tempo, a CargOn tem entregado resultados relevantes, com projeções de crescimento muito fortes para os próximos anos. Estamos animados para ajudá-los nos próximos passos”, diz Vinícius Carraro, Superintendente Executivo do Santander Investment Banking. “A parceria com o Santander será imprescindível para acharmos o parceiro ideal e que esteja disposto a crescer com a gente daqui pra frente”, acrescenta Mews.
Fundada em março de 2020, a CargOn recebeu dois investimentos-anjo e uma Corporate Capital, num total de R$ 5 milhões, que contribuíram para a aceleração do negócio e para o poder de escala, mesmo em um cenário de crise. Com os aportes, a startup investiu em melhorias, especialmente, nas áreas de tecnologia e marketing, ampliação da ferramenta de fidelidade – o FICA (Fidelidade CargOn) -, reforço na equipe por meio de novas contratações, e na expansão dos escritórios para cidades estratégicas, como Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ); Betim (MG); Concórdia, na região oeste catarinense; e Itupeva, no interior de São Paulo. Atualmente, a CargOn tem 50 mil cadastros ativos de motoristas na plataforma, com estimativa de 100 mil downloads de seu app ao longo de 2021.