Com plano de expansão no Brasil, multinacional italiana Zucchetti aposta em M&A

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Com know-how de 45 anos no desenvolvimento de sistemas para gestão, consolidando-se como uma das maiores da Europa no segmento, a Zucchetti — primeira software house italiana — está expandindo negócios no Brasil. Dentre as estratégias adotadas pela multinacional está o M&A, que vem ganhando cada vez mais força no país. Segundo dados do relatório anual do Transactional Track Record (TTR), em 2021 o número de transações de fusões e aquisições aumentou 51% comparado ao ano anterior. Foram R$ 595,5 bilhões movimentados, com destaque para o setor de tecnologia.

A versatilidade de suas soluções possibilita à Zucchetti atender diferentes segmentos, como pequenos empreendedores, empresas de grande porte, bancos e órgãos públicos de todas as dimensões. Em 2020, o grupo adquiriu a empresa catarinense Compufour, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para micro e pequenas empresas. A aquisição de R$ 100 milhões foi a mais forte investida da organização europeia no Brasil, e atende aos planos de expansão mundial também formados por negócios na Itália, Alemanha, França, Espanha, Áustria, Suíça, EUA, entre outros.

Em 2021, melhor ano da Companhia no Brasil, a investida foi no mercado de tecnologias para RH, com a aquisição de 51% da startup Elofy. A estratégia de M&As faz parte da operação da Zucchetti no Brasil e no mundo, contando com 5 aquisições em território nacional ao longo de 10 anos; e mais de 100 aquisições em âmbito internacional. A multinacional segue investindo em 2022 com o objetivo de expandir suas três principais verticais de negócio: tecnologia para pequenos varejistas (PDV), ERP e HRTech.

“O Grupo Zucchetti vem expandindo significativamente seus negócios durante os últimos anos por meio de uma estratégia de crescimento orgânico e aquisições. Por isso, sempre estamos analisando e prospectando empresas que possam agregar valor ao nosso plano industrial de crescimento”, analisa o CEO da Zucchetti Brasil, Alessio Mainardi.

Com cerca de 7 mil colaboradores, a empresa tem mais de 400 mil clientes no mundo inteiro e um direcionamento estratégico para superar os desafios de incorporação. “Existe uma grande complementaridade dos ativos que cada empresa traz para o negócio quando realizamos M&A. Estamos observando um movimento de aproximação dos bancos, instituições financeiras e fintechs com as software houses que trabalham com ERP ou software de automação comercial. Isso porque existe um entendimento de que as empresas de software podem influenciar as transações financeiras e a cadeia de valor”, conclui Mainardi.