Com 43 anos de uma história marcada por altos investimentos em tecnologia, a Farmax é uma das maiores indústrias de cosméticos e produtos de higiene e cuidado pessoal do país. A companhia é dona de um parque industrial de 60 mil metros quadrados localizado em Divinópolis (MG), com plantas caracterizadas por níveis avançados de automação. A inovação, aliás, tem forte ligação com o modelo de crescimento agressivo da empresa, que em 2021 foi adquirida pelo fundo Vinci Partners e cuja receita comercial avançou 38% no ano seguinte.
Para chegar a esse estágio, em meados de 2020 as lideranças da Farmax buscaram no mercado uma solução para melhorar a produtividade de seu centro de distribuição (CD), que lida com cerca de 400 unidades de produto (SKUs). São itens como soro fisiológico, água oxigenada, protetor solar e creme hidratante, entre outros, que precisam chegar a tempo aos maiores distribuidores e atacadistas do ramo no Brasil – incluindo as grandes redes farmacêuticas – para abastecer principalmente suas lojas físicas.
Mesmo após o acionamento de funcionalidades de WMS (sistema de gestão de armazéns) na ferramenta de gestão já utilizada pela Farmax, a empresa sabia que era necessário implementar uma solução ainda mais avançada capaz de automatizar o picking (separação de pedidos), atividade que não poderia ser integrada aos softwares então implementados.
Foi assim que a Farmax enxergou a oportunidade de adotar o voice picking, uma tecnologia que coleta dados sob o comando das vozes dos próprios colaboradores, de forma integrada com um sistema de gestão intralogística – responsável por monitorar o picking e a produtividade de cada colaborador envolvido. Para elevar o nível de automação da distribuição na parte de separação de pedidos, a companhia firmou parceria com a Seal Sistemas – a maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel e captura automática de dados.
Integração de tecnologias
O projeto de melhoria de produtividade no CD envolveu duas soluções integradas. Foram adquiridas 15 unidades do voice picking para apoiar o trabalho de cerca de 20 colaboradores na área de separação de pedidos, em um processo que também incluiu a reestruturação da rede interna de antenas Wi-Fi e periféricos.
Também foi implementado o Kairos Warehouse – um software desenvolvido pela Seal Sistemas para automatizar operações que exigem alta performance e alta disponibilidade dentro do galpão logístico. Na Farmax, essa aplicação opera como um middleware para integrar os coletores de dados por comando de voz e o sistema ERP, além de apoiar a gestão da produtividade com o monitoramento do volume de itens em circulação e a adoção de uma visão analítica sobre as operações intralogísticas.
A qualidade da sustentação do projeto, que inclui a melhoria contínua dessa plataforma que combina voice picking e WMS; sua capacidade de otimizar a eficiência e a agilidade das atividades de separação de pedidos; e seu grande potencial para apoiar o crescimento orgânico da organização foram os principais elementos que levaram à escolha pela tecnologia de voice picking, que entrou em operação em janeiro de 2021.
Desde então, a Farmax registrou ganhos de até 20% na produtividade em sua operação. Houve também melhorias na acuracidade do estoque (redução do risco de diferenças entre os pedidos e os produtos estocados) e maior equilíbrio entre os fluxos de entrada e saída de mercadorias (redução do ‘delta’ na comparação entre os itens que entram e saem).
Mais automação, mais produtividade
O melhor sequenciamento do trabalho de separação com o voice picking foi fundamental para evitar distrações e pausas desnecessárias, gerando ganho de tempo. Esse aumento significativo na produtividade viabilizou que a empresa sustentasse sua meta de crescimento acelerado com seu time atual, sem a necessidade de contratar mais colaboradores.
“Estamos avaliando a oportunidade de expandir a tecnologia a outros processos logísticos, como operação de empilhadeira, conferência, expedição e almoxarifado – sempre conectando o investimento contínuo em tecnologia a valores como crescimento, solidez e inovação”, diz Marcelo Adriano, Gerente de Logística Inbound e Outbound da Farmax.
A companhia ainda intensificou o combate à dispersividade ao melhorar a organização do picking, com a estabilização do aumento do volume de produtos e o fim das instabilidades nas movimentações do armazém. A queda nos erros e inconsistências no galpão reduziu a necessidade de acionar a mesa de operação, além de dispensar o download e a impressão de 12 mil mapas do sistema ERP antes utilizados para orientar a separação de mercadorias. Hoje, a gestão digitalizada desses mapas é feita apenas por meio do Kairos Warehouse, com o apoio dos dispositivos de coleta de dados por comando de voz.
“O setor de cosméticos e higiene pessoal segue em franca expansão no Brasil, com uma demanda por centenas de milhares de produtos que abastecem lojas físicas e estoques de e-commerce todos os dias. A Farmax teve êxito em combinar soluções avançadas para aumentar a eficiência, a produtividade e o nível de automação da operação de distribuição”, diz Ruy Castro, vice-presidente de vendas regionais da Seal Sistemas e head da unidade de negócios Seal Networks.
“Além de ter se tornado uma referência em voice picking, o projeto que desenvolvemos na Farmax segue uma importante filosofia que adotamos, focada em integrar diferentes tecnologias para dar um salto de produtividade e gerar resultados palpáveis para os nossos clientes”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.