Competição premia melhor equipe de Serviços da rede Scania

É do Rio Grande do Sul a melhor equipe de serviços da rede Scania no Brasil. Pela segunda vez consecutiva, a Btec da Casa Brasdiesel, de Ijuí, levou a melhor na final nacional do Top Team, competição mundial realizada pela Scania para valorizar e incentivar a capacitação dos profissionais de serviços da rede de concessionárias. A decisão 2017-2018 foi realizada no último sábado (24), no Centro de Capacitação da Scania em São Bernardo do Campo, SP.

Com a vitória, a Btec será a representante do Brasil na final regional, que será realizada nos dias 15 e 16 de junho, também em São Bernardo do Campo. Os dois primeiros colocados dos oito países concorrentes (Brasil, Chile, Argentina, México, Uruguai, Peru, África do Sul e Quênia) estarão classificados para a final internacional nos dias 6 e 7 de dezembro, na Suécia, que será decidida entre 12 equipes.

A final nacional contou com 10 equipes, formadas por 48 participantes. Eles realizaram provas práticas e teóricas, simulações de um dia na concessionária, tudo sob a pressão do relógio. Dez juízes da Scania avaliaram o diagnóstico dado pelos finalistas, a reparação, metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança executado e o tempo gasto com os veículos. Todo o processo foi coordenado pela Scania Academy, responsável pelos treinamentos da marca. No total, o Top Team 2017-2018 recebeu a inscrição de 209 equipes de 100% das concessões Scania do território brasileiro. Desta forma, a Btec, formada por André Luís Decker, Carlos Alberto Fösch, Felipe Daniel Fogaça, Marcelo Bueno, Neilson Goi Freitag e por Carlos Eduardo Pimentel Leite, o treinador, venceu mais de mil outros participantes. Com 34 times, a P.B. Lopes foi a que mais inscreveu competidores.

O 2º lugar ficou com a equipe Rio Preto Top Line, da Casa Escandinavia, de São José do Rio Preto, SP, e o 3º lugar com a Power Diesel, também da Brasdiesel. Os demais competidores foram os Maragatos da Suvesa (Pelotas-RS), Top Service e Power Team da P.B.Lopes (Londrina-PR), Griffin Tec da Brasdiesel (Caxias do Sul-RS), Equipe Meville da Casa Scania Mecânica (Joinville-SC) e The Strongests da Itaipu (Contagem-MG).

“A Brasdiesel foi o destaque da edição 2017-2018 ao classificar três equipes entre as 10 finalistas, e a ocupar o primeiro e o terceiro lugares no pódio”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “O Top Team é mais do que apenas uma competição, pois representa uma filosofia de trabalho que enriquece os profissionais. Cada vez mais completo e acirrado, nos permite ter uma rede de concessionárias pronta para enfrentar qualquer desafio para atender o cliente.”

Segundo Claudio Padilha, gerente geral de pós-venda, o segredo da Brasdiesel foi um trabalho intenso para somar técnica, dedicação, união e preparação psicológica. “Nossas equipes se prepararam tecnicamente por meses no centro de treinamento em Caxias do Sul, durante e após o expediente. É gratificante saber que iremos aumentar ainda mais nossa entrega de qualidade ao cliente.”

“A Btec fez história ao se tornar por duas vezes a melhor equipe de serviços da Rede Scania. É a primeira bicampeã nacional. Um time muito forte que em 2015 foi classificado para a final mundial, na Suécia, ficando na terceira colocação, a melhor de uma concessionária brasileira”, comemora Padilha. “A Brasdiesel vem aumentando a agilidade, a qualidade e a assertividade dos profissionais da oficina. Comprovamos na prática o que o cliente está reconhecendo. Em 2017, na comparação com 2016, aumentamos em 15% a venda geral de serviços em Ijuí e de 21% na filial de Caxias do Sul. Em 2018, já incrementamos em 36% o faturamento da mão de obra das duas oficinas.”

André Luís Decker revela que o bicampeonato nasceu de uma promessa quando a equipe ficou em terceiro lugar na final mundial de 2015. “Prometemos que voltaríamos para a Suécia para tentar melhorar nossa posição. Vamos com tudo para nos classificar na final regional”, diz. “Nos dedicamos demais para sermos bicampeões. A união, o desenvolvimento pessoal e técnico e o engajamento foram decisivos. Percebemos no dia a dia a nossa evolução e isto nos traz mais confiança. Saber que estamos oferecendo mais qualidade ao cliente nos motiva muito”, completa Decker. Em 2015, na final nacional, a equipe fez 138 pontos. Desta vez, chegou a 171,5 de 250 possíveis.

Além do terceiro lugar nacional, a Power Diesel, da Brasdiesel, teve outro fator para comemorar. A integrante Daiane Lima dos Santos entrou para a história da competição: se tornou a primeira mulher finalista do torneio nacional. E logo na sua primeira participação subiu ao pódio.

Top Team: ferramenta de evolução

De acordo com Fabio Souza, durante os dois anos da competição houve um constante incentivo não só para a qualificação da mão de obra da rede, mas de valorização da profissão. “Imediatamente após cada Top Team nossos clientes passam a receber serviços ainda mais qualificados, eficientes e customizados”, comenta o diretor de Serviços da Scania. “Nosso compromisso é de entregar ao cliente o máximo desempenho, rentabilidade e disponibilidade do veículo. O Top Team é uma das ferramentas para que essa meta seja alcançada.”

Para Souza, a edição 2017-2018 pavimenta um novo momento para os Serviços Scania. “Estamos revolucionando o jeito de oferecer serviços no Brasil nos últimos anos. Para isso, precisamos de uma rede em constante atualização. O cliente já percebeu nossos diferenciais. Em 2017, crescemos 10% na venda de serviços e em 2018, outros 14%. No ano passado, houve 30% de aumento na comercialização de programas de manutenção, e neste ano o índice subiu para mais de 60%”, salienta. A partir de 2016, a Scania reposicionou os programas de manutenção, concluiu um processo de padronização global da rede, que vem reduzindo em 75% o tempo total do veículo parado na oficina, e, em 2017 lançou os serviços conectados e o inédito programa de manutenção com planos flexíveis que economiza até 16% e o cliente só paga o que rodou.

Final nacional 2017-2018

Os 10 times finalistas foram definidos a partir de duas provas teóricas, em que responderam a 100 questões do dia a dia de uma concessionária e de conhecimentos técnicos dos produtos da marca, realizadas no final do ano passado. Na final nacional, as equipes passaram por provas em uma estação teórica e quatro em estações práticas. A prova escrita continha questões de oficina e conhecimentos dos produtos Scania e na parte dinâmica situações ligadas ao trabalho diário de uma concessionária.

Cada estação valia 50 pontos, num total possível de 250 pontos. Os times tiveram 20 minutos para preparar sua estratégia e outros 20 minutos para resolver cada fase.

Regulamento

Foram autorizados a participar do Top Team todos os profissionais das áreas de serviços das Casas Scania, com exceção aos supervisores, chefes e gerentes. As concessionárias puderam inscrever quantos times desejassem desde que eles possuíssem de três a cinco membros. Também foi designado um técnico/coordenador que acompanhasse os colegas nas finais. O período de inscrição foi de setembro a outubro de 2017.

Histórico

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011, registrou 44 representantes, e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final internacional com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012-2013 a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais, PR. Nas últimas edições (2014-2015) e (2017-2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul.