Cobertura: Bruno Colla e Carol Gonçalves
Veja os resultados do maior evento de logística, transporte e comércio exterior das Américas, que aconteceu em março, em São Paulo, SP, e saiba o que alguns dos expositores apresentaram, bem como suas expectativas para o ano.
Não é nenhuma novidade que o mercado está otimista em relação ao novo governo e às perspectivas de melhoria na economia brasileira. E, nesse momento de retomada dos negócios, a Intermodal South America – o maior evento das Américas direcionado aos segmentos de logística, transporte de cargas e comércio exterior – teve o papel de apontar os rumos que o setor produtivo vai seguir nos próximos anos.
“Um governo que assume o compromisso de romper com muitas das políticas de gestões anteriores sempre provoca um suspense no mercado. Esta 25ª edição da Intermodal South America mostrou, no entanto, que o momento é de retomada e de pensar positivamente. O ambiente de negócios foi intenso e novas parcerias foram consolidadas ao longo do evento. O balanço da feira é de que o país pode contar com os segmentos em questão para promover o desenvolvimento. O setor está preparado”, salientou Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions.
Entre os dias 19 e 21 de março, a Intermodal reuniu um público formado por executivos com alto poder de decisão, para conferir as soluções, os produtos e os serviços de 400 marcas expositoras de 22 países. Esta é a primeira edição da feira organizada pela Informa Exhibitions, que, em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informação B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.
O evento contou, também, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “A Intermodal foi um grande sucesso de público e de volume de negócios. Estamos muito satisfeitos porque tivemos a confirmação do mercado que a feira é realmente uma ferramenta para a prospecção de negócios. A próxima edição já tem data marcada, de 17 a 19 de março. Esperamos todos lá”, disse a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, Márcia Gonçalves.
Aplicativo da Brado foca na relação com os clientes
Empresa de inteligência em logística de contêineres, a Brado (Fone: 41 2118.2800) anunciou o lançamento do portal de atendimento ao cliente WeBrado, com interface em forma de aplicativo gratuito para os sistemas operacionais Android e iOS. A plataforma, desenvolvida em 2018, tem como objetivo otimizar o fluxo de comunicação com o cliente. “O novo app permite o gerenciamento integral da carga transportada em tempo real, facilitando o planejamento operacional e a tomada de decisões”, declarou Marcelo Saraiva, diretor comercial e de Operações.
Segundo ele, ao contrário de outros aplicativos do setor, que fazem somente a rastreabilidade, o WeBrado oferece uma gama completa de serviços, como informações precisas e atualizadas de todo o ciclo de pedido, desde a saída até a entrega; e consulta de notas fiscais, booking (reserva de praça ou espaço em um navio), deadline, navio, número de lacro do armador, entre outros dados que facilitam os procedimentos de embarque da carga. Além das funções de agendamento e tracking, o usuário também pode fazer o download de relatórios, exportar e compartilhar arquivos.
Carregador Selectiva trifásico foi destaque da Fronius
A grande novidade da Fronius (Fone: 11 3563.3800) foi o carregador Selectiva 8 kW trifásico 220, com sistema de carregamento Ri (resistência interna efetiva da bateria), indicado para operação intralogística. Todo o sistema – visualizado por um software – tem como objetivo oferecer exatamente a corrente necessária para cada carga, proporcionar mais eficiência (desde a rede de energia até a empilhadeira elétrica), aumentar a capacidade energética durante a carga, reduzir os custos de energia e emissões de CO2, além prolongar a vida útil da bateria. Para um melhor acompanhamento, a empresa disponibiliza atualizações de software, leitura de relatórios mais completos e simples, além da tecnologia de prevenção de picos de corrente.
Mariana Kroker, gerente comercial da Unidade de Negócios de Carregadores de Baterias, contou que este produto foi desenvolvido na fábrica da Áustria especialmente para o Brasil. Na primeira semana de lançamento, mais de 100 unidades já foram encomendadas. “O mercado está animado. Estamos otimistas com a situação econômica do país, com a perspectiva de muitos projetos”, ressaltou. Na foto, Mariana está ao lado de Patrick Gojer, diretor global de vendas e marketing.
Blu tem expectativas positivas para este ano
Especializada no agenciamento de car- gas, a colombiana Blu (Fone: 11 5671.8382) atua há cinco anos no Brasil. A empresa – que registrou um crescimento de 14% nas importações via contêineres da Ásia para o Brasil em 2018, enquanto a média de mercado foi de 8% – ocupa o segundo lugar em movimentação de carga marítima do Extremo Oriente e está entre os cinco maiores em volume importado de todos os trades no ranking de Freight Forwarders, segundo relatório Datamar de 2017. Ainda de acordo com o relatório, a empresa está na quarta colocação em importações para o Brasil, de todas as origens.
Gabriel Carvalho, diretor comercial da empresa no Brasil, diz que todo ano a empresa espera crescimento de dois dígitos e que as expectativas são as melhores para 2019. Uma das novidades apresentadas na feira foi a abertura da unidade na Itália, a primeira da Europa. A Blu está presente em 11 países, com 55 escritórios próprios.
Carvalho também falou que a empresa aposta no crescimento do uso da cabotagem e fez parceria com os armadores para oferecer o agenciamento de cargas de ponta a ponta utilizando também esse modal. Sobre o modal aéreo, a expectativa é que aumente sua utilização pelas indústrias farmacêuticas.
Para 2019, o foco está em desenvolver o produto de exportação marítima especializado no agronegócio. Os principais setores de atuação da empresa são têxtil e eletroeletrônicos, que representam 40% das importações.
Ellece Logística apresentou a gestão 360º
Em sua terceira participação consecutiva na Intermodal South America, A Ellece Logística (Fone: 11 2573.9700) apresentou a sua expertise ao longo de décadas no Grupo Pandurata e estreitou ainda mais o relacionamento comercial com seus clientes, fornecedores e parceiros, além de apresentar todos os serviços oferecidos e ainda prospectar novos negócios.
A empresa, que não para de inovar e investir em novas soluções no segmento logístico, se considera um operador diferenciado. “Temos know-how para atender o canal do médio/grande varejo, atacadistas, key accounts, sem contar os distribuidores em todo o território nacional”, afirmou Eduardo Ferreira, gerente comercial da Ellece. “O maior diferencial da empresa, além do serviço de armazenagem, é a gama de soluções oferecidas para agregar valores ao nosso cliente, conhecida como gestão 360º, conceito que assegura maior maximização dos resultados”, completou.
Atualmente, a empresa conta com cinco unidades, sendo a matriz e uma nova filial em Guarulhos, SP, aumentando a sua capacidade no serviço de armazenagem de 40 mil posições-paletes em mais 14 mil posições, totalizando 54 mil posições-paletes; e a inauguração, em 2018, das unidades em Extrema, MG, Maceió, AL, e Curitiba, PR. “Com a abertura das novas instalações podemos prospectar um volume de negócios 25% maior para 2019 em relação a 2018”, finalizou Ferreira.
Tora Transportes investe R$ 25 milhões em transformação digital
No mundo dos transportes, a digitalização veio para ficar. Prova disso é o investimento de R$ 25 milhões que a Tora Transportes (Fone: 31 2191.2466) anunciou para criar a Tora Digital, plataforma que nasce com o título de “maior transportadora Uber Freight-like” do mundo. O anúncio da parceria com a TruckPad (Fone: 11 3047.8418) foi feito durante a Intermodal South America, e contou com a presença dos presidentes da Tora Transportes, Janaína Araújo, e da TruckPad, Carlos Mira.
Isso significa que a grande operação com terceiros da Tora, que contrata cerca de 2.500 carreteiros (transportadores autônomos de cargas) por mês, passará a ser realizada por um sistema digital criado pela equipe da TruckPad, o maior aplicativo para caminhoneiros do Brasil. “Escolhemos a TruckPad dentre várias opções que analisamos, pois consideramos que é uma empresa de primeira linha e tem amplo conhecimento técnico e ferramentas atualizadas e ideais para darmos início à nossa transformação digital”, revelou Janaína. “Por meio da parceria que estamos firmando com a empresa, investiremos pesado para criar nosso serviço ‘Tora Digital’, pois a nossa empresa, que é muito tradicional e já tem décadas de mercado, sempre inovou e buscou as melhores práticas em sua trajetória”, completou.
O objetivo dessa parceria é otimizar recursos, diminuir tempos operacionais e melhorar a performance na contratação dos autônomos. Tudo isso vai contribuir para a ajuda que já é oferecida aos caminhoneiros parceiros na busca por cargas de retorno, evitando que rodem vazios procurando por fretes.
“A Tora está seguindo uma tendência de mercado que é buscar soluções digitais para aumentar sua performance operacional e fazer algo que já funciona bem, bem como ter ainda mais agilidade e dar maior visibilidade em seus processos. Estamos colocando todo o know-how da TruckPad neste projeto, que representa o maior investimento em tecnologia digital já feito por uma empresa tradicional do setor de transporte de cargas brasileiro”, contou Mira. “Antes, as empresas buscavam investimentos em tecnologia com apenas um grande fornecedor. Agora, na era digital, investir em startups e na busca de diversas pequenas soluções para alavancar seu negócio é o novo mindset”, finalizou.
Opentech lançou três novas ferramentas de gestão logística
Open One – Módulo de Programação de Cargas, Dashboards para o SIL (Sistema Integrado de Logística) e Cadastro Premium foram as ferramentas de gestão logística lançadas pela Opentech (Fone: 47 2101.6122) na Intermodal.
Ferramenta desenvolvida para auxiliar e otimizar a contratação de fretes, o Open One oferece a inteligência necessária para o processo de seleção dos fornecedores de transporte. O sistema conecta as cargas ao motorista ou transportador mais próximo com base em um cadastro que permite o controle rigoroso das informações dos profissionais envolvidos na operação.
“Com o Open One é possível reduzir pela metade as demandas operacionais de escolha e contratação do prestador de serviços, com uma economia de até 20% nos custos com o transporte”, disse Duani Reis, CEO da empresa. Durante a Intermodal, foi feita a assinatura de contrato com a AGV Logística para uso da nova solução.
O segundo lançamento foi do Dashboard, que, incorporado ao Sistema Integrado de Logística (SIL), torna possível acompanhar de forma gerencial toda a operação, já que a nova ferramenta oferece indicadores pertinentes ao negócio. “O Open SIL já permitia uma visão operacional completa dos transportes, mas com os Dashboards conseguimos dar um olhar mais gerencial, com indicadores de viagens no prazo ou em atraso, tempo de coleta ou entrega e percentual de entregas dentro do prazo, tudo em tempo real”, explicou Reis.
Já o Cadastro Premium foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar a verificação e checagem de dados dos motoristas, reduzindo o número de sinistros e detectando, inclusive, eventuais falsidades ideológicas. Além de todos os processos disponíveis no cadastro tradicional, a solução inclui a elaboração de um questionário customizado para cada profissional, com informações detalhadas sobre sua vida.
Em 2018, a empresa cresceu 17% e, neste ano, a expectativa é crescer 20%. Com mais de 3.000 clientes no Brasil, a Opentech gerencia cerca de 300 mil viagens por mês.
Hyster apresentou a bi truck
A Hyster (Fone: 11 2396.1800) aproveitou mais uma participação na Intermodal South America e apresentou ao público algumas de suas novidades, como a big truck H16 MX, empilhadeira para cargas pesadas que foi reformulada.
A empresa faz parte da Hyster-Yale Materials Handling, uma empresa de capital aberto com sede nos Estados Unidos, que emprega mais de 5.000 pessoas em todo o mundo. Já são 80 anos de história, com presença em mais de 130 países, atuando nas principais regiões do mundo, dentre elas Europa, Oriente Médio, África, Índia, América do Norte, América Latina e Ásia.
“É importante dizer que em 1957 a Hyster chegou ao Brasil e foi a primeira empresa a fabricar empilhadeiras no país, tornando-se referência em qualidade e uma das principais marcas de empilhadeiras do país”, destacou Daniela Lemes, gerente de marketing da empresa. “Hoje atuamos na linha branca (geladeira, fogão, dentre outros produtos), na indústria de bebidas e máquinas elétricas, fabricadas inclusive no Brasil”, complementou.
A expectativa da empresa é embarcar neste mercado aquecido e crescer em 2019 de 10% a 15% em relação a 2018, quando a Hyster já obteve um bom resultado.
Coopercarga destacou o “Braço Tecnológico”
O público que esteve presente no estande da Coopercarga (Fone: 49 3301.7000) na 25ª edição da Intermodal South America pôde conhecer o propósito da empresa, “Nossa Paixão é Entregar Sucesso”, de uma forma mais sucinta. Foram três dias de contato direto com clientes, cooperados, embarcadores e prospects, que conheceram as soluções em logística da empresa e o foco da cooperativa para o futuro do transporte rodoviário de cargas.
Como destaque, o “Braço Tecnológico” instalado no coworking HotMilk, PUC – PR, em Curitiba, onde uma equipe atua buscando soluções tecnológicas junto à universidade e com o ecossistema de startups. Atualmente, a equipe tem desenvolvido novidades e soluções para a área logística para dispor ao mercado alternativas para uma logística assertiva, usando a tecnologia para oferecer soluções, menor custo, mais agilidade e demais fatores fundamentais não só para o cenário atual, mas, principalmente, para o futuro do transporte rodoviário de cargas.
O vice-presidente e diretor comercial da Coopercarga, Paulo Simioni, avaliou como positiva a participação da empresa na feira. “A Intermodal é a vitrine de todos os modais do transporte e o embrião de grandes negócios no setor. A Coopercarga participou novamente desse evento reconhecido como o principal das Américas em logística, transporte de cargas e comércio exterior. Sempre obtivemos resultados positivos e a edição de 2019 não foi diferente. Prospectamos diversos negócios e apresentamos aos visitantes a atuação da Coopercarga no Brasil e no Mercosul, que garante a imponência da cooperativa no mercado”, enfatizou.
RIOgaleão Cargo é reconhecido como OEA
O RIOgaleão Cargo (Fone: 21 3398.6071) apresentou, na Intermodal South America, as credenciais que o tornam, neste início de 2019, o único terminal de cargas do país reconhecido pela Receita Federal do Brasil (RFB) como Operador Econômico Autorizado (OEA), na modalidade “segurança”. A certificação, que legitima o baixo grau de risco das operações de comércio exterior realizadas pelo terminal, é um dos atributos apresentados pelos representantes do RIOgaleão Cargo aos grandes players do setor que estiveram na feira.
Em sua quinta participação consecutiva no evento, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim apresentou, também, a busca de outras certificações exclusivas, como a de “Boas Práticas de Armazenagem da ANVISA”, em processo de auditoria para obtenção, para se tornar o primeiro terminal detentor da certificação, que garante a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados na armazenagem de produtos sob vigilância sanitária.
“Vale ressaltar, ainda, que o RIOgaleão foi o primeiro aeroporto das Américas a conquistar o certificado pela IATA com o CEIV Pharma, programa adotado mundialmente e que consiste em auditorias e treinamentos técnicos”, explicou Gleiciane Rocha, farmacêutica da área de Custome Care do RIOgaleão Cargo.
Average usa transformação digital para aproximar pessoas e empresas
A Average Tecnologia (Fone: 11 3124.5311) atua na comercialização, implantação e suporte de sistemas específicos para as áreas de comércio exterior, gestão jurídica, soluções fiscais e plataforma de produtividade e colaboração para gestão de processos, documentos e portais.
Na feira, apresentou a Average Digital, divisão especializada em transformação digital, que, segundo Gabriel Rugai Bresciani, analista de marketing, desenvolve sob medida soluções para qualquer tipo de demanda, como aplicativos nativos para iOS ou Android ou multiplataforma, e sistemas backend para aplicativos móveis e para soluções de mobilidade corporativa. Também é especialista na criação de soluções complexas em nuvem altamente escaláveis, seguras e otimizadas.
“Como exemplos estão sistemas para leitura de etiquetas inteligentes para localização de produtos no Centro de Distribuição, uso de realidade aumentada nos armazéns e Internet das Coisas. Não há limites. A ideia é inovar processos e facilitar a vida dos nossos clientes e dos seus clientes também”, contou Bresciani.
Mais uma novidade é a parceria com a Qlik Sense, que fornece tecnologia de mineração de dados. Com isso, é possível organizar as informações dos clientes e possibilitar o melhor uso dos dados, otimizando a operação.
Combilift reforça parceria com a Brasmaq e anuncia crescimento de 20%
Especialista em soluções customizadas de movimentação de materiais, a Combilift (Fone: 11 3077.7444) comemorou seus resultados de 2018 na Intermodal – crescimento de 20% em nível global na produção de equipamentos em comparação a 2017, alcançando faturamento de 300 milhões de euros. No Brasil, a empresa, que está completando dez anos de atividades, registrou 100% de crescimento no mesmo período.
Projetada para atender uma produção intensa de equipamentos customizados, a nova fábrica da empresa, localizada em Monaghan, Irlanda, foi essencial para o alcance desse resultado. “A estratégia da customização em massa é totalmente viável com uma melhor distribuição dos recursos da planta e deu a nós um diferencial que se reflete nos resultados e nos novos negócios, criando um novo benchmark na produção em série de produtos customizados”, explicou Rafael Kessler, diretor comercial da Combilift no Brasil.
“Nosso carro-chefe segue sendo a empilhadeira articulada CombiAM Aisle Master, correspondendo a 80% das vendas, com cada vez mais aceitação do conceito Combilift de ampliar a área de armazenagem com segurança e otimização do espaço. Nossas estratégias têm como objetivo seguir crescendo em 2019, entregando resultados efetivos para as empresas e colaborando para a produtividade na intralogística”, completou Kessler.
Prosegur inaugurou Centro Logístico em Cajamar
O Grupo Prosegur (Fone: 0800.7090220), especializado em segurança privada, destacou na feira a Prosegur Log, Centro Logístico inaugurado no final de 2018, no município de Cajamar, SP. Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash, explicou que ela foi criada com o objetivo de oferecer uma solução que completa os serviços de toda a cadeia logística – integrando a armazenagem e gestão ao transporte e distribuição de cargas de alto valor agregado. “Com o know-how em segurança do grupo e a presença em todo o Brasil, conseguimos atender todas as necessidades dos nossos clientes, com serviços cada vez mais personalizados”, ressaltou.
Com um galpão de dez mil metros quadrados de área e capacidade para receber 14.000 paletes, a Prosegur Log oferece dois tipos de serviço: regime de Armazéns Gerais – quando é responsável pela administração da carga – e regime de Filial – quando o cliente utiliza sua própria equipe para realizar a gestão da carga e a Prosegur Log se responsabiliza pela operação de segurança. As instalações do CD ainda contam com área segregada blindada e câmara refrigerada para produtos que necessitam de controle de temperatura, como medicamentos e similares. São atendidos os segmentos de eletroeletrônico, Telecom, farmacêutico, moda & luxo, entre outros que necessitem de uma operação logística com mais segurança. A companhia também pretende expandir a operação para outras cidades.
Outro destaque da companhia durante a Intermodal foi o caminhão refrigerado – indicado para o transporte de medicamentos controlados e perecíveis. O veículo de grande porte é composto por quatro eixos e equipado com tecnologia de segurança de ponta embarcada. Com capacidade para transportar até 14 paletes e aproximadamente 12 toneladas, possui revestimento térmico dentro do baú e pode atingir uma temperatura de até 29 graus negativos, controlada por meio do sistema Data Logger.
O caminhão consegue manter a temperatura por até 11 horas e pode ser utilizado em viagens de longa duração, já que é possível recarregar a energia durante as paradas. Para garantir a segurança do transporte, o veículo conta com quatro câmeras internas, videomonitoramento e rastreamento híbrido durante todo o percurso.
Com foco na ampliação, a companhia deve disponibilizar mais duas carretas refrigeradas com capacidade para 28 paletes até o começo de maio, totalizando uma frota de quatro caminhões refrigerados e um investimento total de R$ 3 milhões.
Gefco comemora 20 anos no Brasil
Especializada em serviços completos para a cadeia logística, a Gefco (Fone: 11 2755.5550) está comemorando 20 anos de atuação industrial no Brasil e 15 anos de participação na Intermodal.
A empresa tem grande destaque no setor automotivo, tendo a PSA Peugeot Citroën como seu maior cliente em nível mundial, além da Fiat. No Brasil, entre seus principais clientes estão General Motors, CNH e John Deere. “Nosso diferencial é construir parcerias de longo prazo. E, na feira, temos a oportunidade de estreitar relacionamento com nossos clientes”, ressaltou Alex Feijolo, diretor comercial e de marketing.
Sobre o atual momento econômico do país, ele disse que as perspectivas são muito boas. “Começamos a perceber as melhorias no setor.” A Gefco está presente em cinco estados, com 14 filiais, oferecendo serviços de logística automotiva, armazenagem, gestão de embalagens retornáveis, transporte aéreo, marítimo e terrestre, representação fiscal e desembaraço aduaneiro.
Protege lançou solução de Gerenciamento de Riscos para transporte de cargas e gestão de frotas
O Grupo Protege (Fone: 11 3156.0800) aproveitou a presença na Intermodal South America e lançou a solução de gerenciamento de riscos para o segmento de transportes de cargas, empresas de frotas de veículos e máquinas agrícolas. A empresa ainda reforçou que executa todo o serviço de planejamento, monitoramento e organização de ações para inibir ameaças no transporte de valores e no segmento de carga segura, voltado para o transporte de bens de alto valor agregado (eletrônicos e produtos e insumos farmacêuticos, por exemplo).
“A segurança está no DNA do Grupo Protege há 47 anos. O grupo realiza mais de 400 mil atendimentos por mês, com monitoramento em tempo real certificado por seguradoras e empresas de resseguro, de transporte de valores e de cargas de alto valor agregado”, explicou Rodrigo Marchini, gerente geral de logística de cargas do grupo.
O gerenciamento de riscos é um item obrigatório para constituição de apólices de seguros para cargas, além de ser uma ferramenta estratégica para identificar impactos positivos para uma operação de gestão de frotas e para reduzir a probabilidade de ocorrências negativas.
“Com uma frota de dois mil veículos, a empresa tem uma expectativa de crescimento de mais de 40% para 2019, seguindo os números do ano passado”, revelou Marchini.
Terminal de Cargas de GRU Airport se consolida como principal complexo logístico aeroportuário do Brasil
Localizado na cidade de Guarulhos, SP, o Terminal de Cargas – TECA do Aeroporto Internacional de São Paulo – GRU Airport (Fone: 11 2445.5000) atingiu 42% do market share no ano passado, crescimento de nove pontos percentuais desde 2012, início da concessão. Em 2018 foram transportadas 305 mil toneladas, o que representa 8% de acréscimo ao volume movimentado em 2017.
Foram importadas 161.366 t (+9%) e exportadas 144.538 t (+7%) de mercadorias pelo terminal. Também em 2018 foi registrado o recorde histórico de importações no Teca, com aproximadamente 14.800 toneladas no mês de outubro. Outro marco importante do período foi o crescimento de 35% na representatividade de voos cargueiros no volume total de carga importada. Essencial para este crescimento registrado foi a conquista de novas frequências de voos cargueiros regulares procedentes da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia, operados pelas companhias Qatar, LATAM Cargo, Avianca Cargo, Lufthansa, Turkish Airlines e Ethiopian Cargo – importadores e exportadores contam com mais capacidade para embarques que requerem aeronaves puramente cargueiras.
“O GRU Airport possui, também, o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com 37.000 m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. Suas 21 câmaras frias atendem todas as faixas de temperatura e todos os tipos de produtos. São 3.120 posições para produtos perecíveis, com foco em produtos farmacêuticos, e 360 posições para contêineres refrigerados”, comentou Maria Fan, gerente geral do TECA de Guarulhos.
Para 2019, é esperada a entrega da antecâmara para climatização, com 800 m². O espaço contará com 360 posições-paletes para cargas que requerem temperatura ambiente entre 16°C e 22°C. Também para este ano está prevista a entrega do novo armazém dedicado a cargas perigosas na exportação, com 400 m². “Para este ano, pretendemos seguir os números do ano anterior, que já foram positivos, ainda mais levando em conta o aquecimento da economia”, afirmou a gerente geral do TECA de Guarulhos. “Vale ressaltar, ainda, que o segmento farmacêutico é o carro chefe, representando quase 50% de toda a carga que passa pelo Terminal. Além disso, trabalhamos muito com os segmentos automotivo e eletrônico”, finalizou.