Complexo de Suape dá início a programa de inovação para público externo

Desde o começo de 2019, Suape realiza um programa de inovação disruptivo e transformador com os colaboradores e com empresas que fazem parte do complexo industrial portuário. Agora, atendendo a pedidos de vários parceiros que querem entender melhor e aplicar os conceitos da inovação no seu negócio, lança o programa de inovação aberta Projeta Labs, em conjunto com o Desenvolve.aí – programa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) – e a Manguez.al (comunidade de empreendedores do Recife). O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (9), às 18h30, de forma on-line.

“Além da localização estratégica, Suape tem diversos outros fatores que o tornam um porto diferenciado. O complexo conta com mais de 140 empresas instaladas e um setor de inovação que busca soluções digitais para os principais desafios da área portuária. A nossa ideia é tornar Suape referência nacional em inteligência de dados e, a partir da construção das soluções digitais junto a startups e empresas do setor, podermos exportar essas ideias”, afirma Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.

“Os programas Projeta Labs e o Desenvolve.AI!. são sinérgicos. Suape está qualificando e preparando as empresas do Complexo para a transformação digital e a Agência, estruturando a fase de financiamento e aceleração de soluções. Dessa maneira, trabalhamos o ciclo de inovação em busca de uma maior competitividade para nossas indústrias”, observa Jaime Alheiros, diretor de fomento e inovação da AD Diper.

“O Projeta Labs tem um papel importante e vai abrir as portas de empresas de Pernambuco para o potencial da nossa comunidade de inovação. Muitas das nossas startups e empreendedores não conseguem chegar nas empresas que possuem as dores para suas soluções e esse método de interlocução vai enriquecer e amadurecer bastante as conversas”, salienta Lúcio Ribeiro, integrante da Manguez.al.

TRANSFORMAÇÃO

O Porto de Suape está passando por um amplo processo de transformação digital, que inclui treinamento interno dos colaboradores, implantação de programas e soluções inovadoras e realização de eventos de conexão entre indústrias do território, startups e universidades. No mês passado, contratou o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para que startups e empresas do parque tecnológico identifiquem desafios nas áreas de sistema portuário, sensoriamento, digitalização, transparência e inteligência de Suape. Dessa forma, vão buscar soluções digitais que otimizem tempo e recurso nas atividades de gestão portuária.

Créditos da foto: Rafael Medeiros