Ao longo dos cinco anos de operação, e com apenas três anos do projeto de exportação, o Complexo Industrial da Nissan em Resende atingiu a marca de 50 mil carros produzidos para o mercado latino-americano. O modelo que alcançou este número foi um Nissan Kicks UEFA Champions League, fabricado para o mercado argentino.
A fábrica da Nissan no sul-fluminense foi inaugurada em abril de 2014 e já produziu mais de 300 mil veículos no total. Ela começou suas atividades poucos dias depois da criação da organização regional Nissan América Latina, que engloba um total de 38 países, e também está completando cinco anos em 2019.
O Brasil é uma peça-chave para a estratégia de crescimento da Nissan na América Latina. O projeto de exportação da fábrica de Resende começou em 2016, com a produção do Nissan March e do Nissan Versa, em diferentes versões.
Inicialmente, o primeiro país a receber os veículos produzidos no Brasil foi o Paraguai. Em 2017, o crossover mundial Nissan Kicks também passou a ser exportado.
Atualmente, o Complexo Industrial de Resende é um importante centro de exportação para a América Latina, e quase 20% da produção total da fábrica nos últimos cinco anos foi enviado ao mercado externo. Os modelos produzidos na região têm como destino oito diferentes mercados da região: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai.
“O marco de 50 mil veículos exportados confirma que o projeto vem acelerando ao longo dos últimos anos. Além disso, reforça a fábrica de Resende como um poderoso centro de produção e exportação da Nissan, com modelos de alta qualidade, tecnologia e DNA japonês”, afirma Claudio Souza, gerente sênior de Exportação da Nissan do Brasil.
Com um crescimento exponencial, a fábrica da Nissan em Resende registrou um volume recorde de produção de 106 mil unidades no Ano Fiscal 2018, encerrado em 31 de março de 2019.
A unidade do sul-fluminense utiliza a tecnologia a favor da sociedade, seguindo os pilares da Nissan Intelligent Mobility, a visão da marca para transformar a maneira na qual os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade, e conta com um ciclo completo de produção. As atividades na unidade vão desde a área de estamparia até as pistas de testes, passando pela chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade, além da fábrica de motores.