Connexxion Brasil participa no projeto do novo Centro de Distribuição da Alpargatas em Extrema, MG

Consultoria especializada em Supply Chain, logística e engenharia industrial, a Connexxion Brasil foi parceira da Alpargatas, dona das marcas Havaianas, Osklen e Mizuno, na estratégia de estruturação das operações do novo Centro de Distribuição da empresa em Extrema, MG. Em meados de março último, a Connexxion iniciou o desenho do layout e o acompanhamento para implementação (PMO), bem como o processo de seleção e contratação das transportadoras especializadas.

O Projeto

Além do prazo reduzido, um dos maiores desafios foi de desenvolver o projeto quase totalmente de forma remota, devido às questões de restrição de circulação, com reuniões em modo virtual, e assegurar a implementação de toda a operação no prazo estabelecido. A metodologia de gestão de projetos da Connexxion foi adaptada e teve a área de conhecimento “Gestão de Riscos” como sua principal referência.

Foram criados 10 grupos de trabalhos, com um total de 92 pessoas, entre Alpargatas, Connexxion e Luft, que trabalharam para a implementação entre os meses de março e julho, tendo um total de aproximado de 275 reuniões, 80 dias úteis de projeto e 230 horas de reuniões.

O novo Centro de Distribuição, com 13.000 m2, capacidade de 2,7 milhões de pares-peças e oportunidade de aumento para até 6,5 milhões de pares-peças, foi desenhado com o objetivo de aumentar a eficiência do fluxo operacional, garantindo atendimento às lojas (B2B) e direto aos consumidores (B2C/e-commerce e B2E – business to employee), com alto grau de fracionamento dos mais de 20.000 itens.

Resultados

O prazo do Go-Live foi atendido com a qualidade esperada. O monitoramento da equipe de projetos Alpargatas junto aos seus stakeholders continua intenso, evitando potenciais impactos de prazos e qualidade.

Estima-se que além do aumento na capacidade de armazenagem, o projeto prevê um aumento da produtividade na ordem de 40% e, como consequência, uma melhoria significativa no nível de serviços. No transporte, além da redução do prazo de entrega em diversas regiões, o projeto gerou uma redução nas despesas em aproximadamente 30%.

Tendo como missão “liderar a transformação da cadeia de suprimentos, desenvolvendo a estratégia de operações mais apropriada para os negócios”, a Connexxion Brasil oferece um portfólio de soluções baseadas no resultado de centenas de projetos realizados e na experiência dos seus profissionais, dominando as melhores práticas em logística e Supply Chain e com a possibilidade de reunir especialistas de todo o mundo, por meio de suas parcerias internacionais.