Consórcio disponibiliza R$ 12,6 bilhões para veículos pesados em 2023

Cresceu o volume de créditos disponibilizados, via consórcio, para a compra de veículos pesados em 2023. De acordo com a assessoria econômica da ABAC – Associação Brasileira de Administradora de Consórcios, ao longo dos 12 meses do ano foram R$ 12,6 bilhões em créditos para a compra de veículos no segmento. Com esse resultado, a alta chegou a 37,1% ante o disponibilizado em 2022, quando foram R$ 9,2 bilhões.

O segmento de pesados, que reúne caminhões, tratores e implementos rodoviários e agrícolas, respondeu por 15% de todos os créditos disponibilizados ao longo do ano pelo Sistema de Consórcios. Dessa forma, recuperou o 3º lugar no ranking dos segmentos, que em 2022 havia perdido para motocicletas. Em 2023, entre os segmentos que mais disponibilizaram créditos, pesados ficou atrás apenas dos consórcios de veículos leves (1º) e imóveis (2º).

A alta em créditos disponibilizados foi a maior registrada em 2023 pelo consórcio de veículos pesados, num ano em que todos os seis principais indicadores do segmento cresceram. Os recursos chegaram, mediante contemplações, a mais de 80 mil consorciados – contingente que cresce anualmente desde 2017.

Na comparação com os 64,1 mil de 2022, o crescimento chegou a 24,8%. Dessa forma, permaneceu acima da média de crescimento anual das contemplações dos últimos cinco anos, que ficou em 20%. Destaque para a elevação representada por 2023 em relação ao acumulado de 2020, mostrando que o número de contemplados praticamente dobrou.

Mais de 310 mil adesões ao consórcio de veículos pesados

Em 2023, o consórcio de veículos pesados acumulou 310,37 mil cotas vendidas, elevando em 2,5% o registrado no acumulado de 2022. Isso, porém, representou uma arrefecida no ritmo de crescimento do segmento, já que nos últimos cinco anos a média anual de crescimento ficou em 24,5%.

As vendas do consórcio de veículos pesados vêm de um resultado exponencial nos últimos anos. Em comparação com 2019, por exemplo, quando 94.830 cotas foram vendidas, o acumulado de 2023 é três vezes maior. Comparando com 2020, o ano seguinte, o segmento superou a barreira das 100 mil cotas vendidas e, em 2022, a dos 300 mil, fato que se manteve pelo segundo ano consecutivo. Desta forma, o resultado voltou a representar novo recorde anual de vendas para o consórcio de veículos pesados.

Já na análise mensal, o pico das adesões ocorreu em julho, quando foram vendidas 53.445 cotas. Anteriormente, o melhor resultado alcançado em um único mês pertencia a setembro de 2022, quando as vendas chegaram a 40.727 cotas.

Créditos comercializados avançam 11,8%

A somatória dos valores contratados por essas adesões, ou o volume de créditos comercializados, avançou 11,8%. Foi de R$ 41,84 bilhões, em 2022, para R$ 46,76 bilhões no acumulado de 2023. Foi o suficiente para deixar o consórcio de veículos pesados em 3º lugar no ranking do Sistema.

Naturalmente, como o recorde de vendas ocorreu em julho de 2023, este também foi o melhor desempenho mensal em créditos contratados: R$ 5,69 bilhões em um único mês. Há que se destacar, ainda, o resultado obtido em março, quando R$ 5,33 bilhões em créditos foram comercializados pelo consórcio de veículos pesados.

Como o volume de créditos comercializados cresceu 11,8%, bem acima dos 2,5% do resultado das adesões, foi possível observar uma alta expressiva no tíquete médio. Ou seja, o valor médio da cota contratada. No ano, o segmento de pesados fechou como o 2º maior tíquete médio, perdendo apenas para imóveis – fato que ocorreu pela primeira vez em 2022 e que, em 2023, se repetiu.

Ao longo de 2023, o maior tíquete médio mensal foi registrado em dezembro, fechando em R$ 188.957. Já o menor, ocorreu em julho, quando ficou em R$ 106.402. Na comparação mês a mês, o recorde do segmento de pesados pertence a dezembro de 2021, valor em que o tíquete médio fechou em R$ 272.667.

Recorde de participantes ativos no encerramento do ano

Para encerrar, o volume de participantes ativos fechou 2023 atingindo seu ápice histórico no consórcio de veículos pesados. Em dezembro, 776.179 consorciados estavam ativos no segmento, alta de 18,5% em relação a dezembro de 2022. Nos últimos cinco anos, esse indicador veio crescendo a uma média de 23,5% no encerramento de cada ano. E com o detalhe, em relação aos 335.080 participantes existentes em 2019, o volume mais que dobrou, comprovando o aumento do interesse pelo mecanismo no Brasil.

Confira abaixo o resumo do desempenho do consórcio de veículos pesados em 2023