A Construdecor, empresa que opera as redes de materiais para construção Dicico e Sodimac no Brasil, inaugurou um novo centro de distribuição em Cajamar, cidade localizada a 33,5 km da capital paulista. O local tem mais de 20.000 m² de área construída, sendo 18.000 m² de área de armazenamento e com 12 metros de altura.
O empreendimento completa a estrutura logística da companhia, que já conta com um centro de distribuição localizado em Guarulhos, com 49.000 m² de área de armazenagem. “O novo centro de distribuição em Cajamar tem como objetivo dar suporte ao nosso plano de expansão sustentável. Nosso projeto para o Brasil é de longo prazo e, por isso, prosseguimos investindo”, afirma Eduardo de Vries, diretor presidente da Construdecor.
A Construdecor é uma empresa controlada pelo varejista chileno Grupo Falabella, um dos líderes do setor na América Latina, com negócios em sete países: Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai, Brasil e México, onde abrirá as primeiras lojas Sodimac no ano que vem. Além de materiais para construção e decoração, a companhia também conta com lojas de departamento, supermercados, shoppings e oferece serviços financeiros. São mais de 105 mil funcionários. Em 2015, as vendas do Grupo Falabella foram de aproximadamente US$ 12 bilhões.
“O Grupo Falabella já anunciou que Brasil e México – os maiores mercados da América Latina – são os principais focos para expansão nos próximos anos”, pontua Eduardo de Vries. Entre 2016 e 2019, o plano de investimentos do Grupo Falabella é de US$ 4 bilhões, englobando todos os países onde está presente. Como parte desse projeto, em junho deste ano, a companhia fez aporte de capital de US$ 42 milhões na Construdecor aumentando sua participação acionária de 50,1% para 60%. O montante será direcionado à estratégia de crescimento no Brasil.
No Brasil, a Dicico conta hoje com 54 lojas e a Sodimac tem três unidades. A primeira loja Sodimac no país foi aberta em junho de 2015, no Bairro Tamboré, em Barueri. Já em dezembro do ano passado, aconteceu a segunda inauguração, em Ribeirão Preto. A terceira foi aberta em abril deste ano, em São José dos Campos. A quarta unidade está com obras em andamento e será inaugurada no primeiro semestre de 2017, também no estado de São Paulo. Na América Latina, o Grupo Falabella tem a liderança do varejo de materiais para construção, operando 244 lojas no total.
Tanto o centro de distribuição em Guarulhos quanto o novo empreendimento inaugurado em Cajamar têm localização estratégica, situados nos principais polos logísticos do estado de São Paulo, próximos à capital paulista e com fácil acesso ao interior, sendo cercados por importantes rodovias e pelo Rodoanel.
Inicialmente, o centro de distribuição em Cajamar armazenará itens de autosserviço (que o consumidor leva para casa na hora) para abastecer as lojas Sodimac. As entregas realizadas diretamente na casa dos clientes prosseguem sendo feitas pelo centro de distribuição de Guarulhos. Futuramente, a operação em Cajamar será utilizada para o abastecimento também das lojas Dicico e para atender o futuro e-commerce que a companhia pretende iniciar no Brasil.
“Um dos principais motivos para a escolha do imóvel onde o novo centro de distribuição está instalado foi justamente o fato de possibilitar uma ampliação futura de acordo com as necessidades da companhia”, explica Eduardo de Vries. O centro de distribuição em Cajamar está localizado no complexo logístico Prologis CCP Cajamar III. Para o início da operação, a equipe já conta com 40 colaboradores, número que deve aumentar conforme houver a ampliação do volume de trabalho.
Além da infraestrutura, os equipamentos e a tecnologia de ponta garantirão ao novo centro de distribuição operar com a eficiência característica de uma logística de classe mundial. “Ao termos uma logística de classe mundial, podemos reduzir custos, diminuir rupturas e quebras, garantir que as lojas estejam sempre abastecidas e realizar entregas com qualidade e no prazo na casa de nossos clientes”, conclui Eduardo de Vries.
Por isso, além da expansão, a empresa foca ações constantes também no treinamento dos colaboradores e dos parceiros motoristas terceirizados. Em conjunto, todas essas iniciativas contribuem para que as lojas estejam sempre abastecidas e que os clientes tenham um atendimento de excelência e recebam as mercadorias no prazo.