Especialmente desenvolvido para atender as duras exigências de ônibus e caminhões que fazem o transporte regional e de longa distância nas estradas nacionais e de um segmento que valoriza maior quilometragem e recapabilidade, além de resistência, o ContiHybrid HS3 é o novo integrante da linha de pneus de carga da Continental no Brasil, uma das maiores fabricantes do mundo.
“Trabalhamos durante três anos no projeto desse pneu para que ele fosse capaz de entregar o melhor desempenho rodando tanto em estradas regionais como em autoestradas de todo o país, sejam elas planas ou sinuosas. Ele chega para disputar o maior nicho de transporte do mercado brasileiro, o regional e de longa distância, que movimenta aproximadamente 3,3 milhões de pneus/ano”, explica Fernando Peruzzo, coordenador de desenvolvimento de produtos comerciais da Continental Pneus Mercosul, acrescentando que os testes de campo foram realizados no Brasil e os de laboratório em Hanover, na Alemanha.
Disponível inicialmente na medida 295/80R22,5 e fabricado na planta da Continental Pneus instalada em Camaçari, na Bahia, o ContiHybrid HS3 apresenta expressivas melhorias em relação à geração anterior, entregando maior quilometragem e resistência a picotamento, além de elevada recapabilidade, regularidade no consumo, menor nível de ruído e maior aderência no piso molhado.
“Conseguimos ampliar em 25% o rendimento quilométrico deste pneu em relação à geração anterior. Os testes que realizamos apontam ainda para uma melhora de 5% no índice de recapabilidade, 2% na resistência ao picotamento e 2% em ruído”, destaca Fernando Peruzzo.
A banda de rodagem, mais larga, utiliza um maior volume de borracha além de um composto especial para proporcionar um expressivo aumento da quilometragem com uma grande aderência em piso molhado. Um pacote de cintas reforçadas (Triangle Belt) reduz os esforços nas laterais do pneu, o que contribui para ampliar a sua durabilidade e confere maior precisão à condução, além de prevenir o desgaste irregular. Essa tecnologia também protege a carcaça, aumentando a sua vida útil.
O ContiHybrid HS3 conta com a tecnologia Air Keep Inner Liner, um composto empregado na parte interna do pneu (inner liner) que permite uma retenção em até 50% mais eficiente da pressão de ar interna. O resultado final é uma maior durabilidade e o aumento da recapabilidade da carcaça.
A Continental também reforçou o talão do ContiHybrid HS3, que passa a contar com cordas mais densas, ampliando assim a durabilidade através da redução de esforços nessa região crítica. Enquanto o aro do talão garante um melhor encaixe do pneu com a roda, a tecnologia VAI (Indicador Visual de Alinhamento) monitora e alerta o condutor para eventuais irregularidades no alinhamento através de um sistema de sinais inserido nas ranhuras da banda de rodagem.
“Para levar ao mercado o menor custo operacional total, incorporamos na lateral do pneu indicações de raio e de largura de raspagem de forma a garantir que o processo de recapagem seja mais preciso. No ano que vem a linha ContiHybrid será ampliada com o lançamento da medida 275/80R22.5 e com uma versão trativa. Incluiremos ainda uma versão para eixos livres para podermos fornecer uma solução completa aos nossos clientes”, complementa Fernando Peruzzo, lembrando que a linha ContiHybrid também é integrada por modelos para aplicação em caminhões leves e disponíveis nas medidas 215/75R17.5 e o 235/75R17.5.
(Foto: Divulgação/Continental)
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