Os visitantes que passarem no estande da Continental na Fenatran 2015, que será realizada de 9 a 13 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, poderão conhecer um pouco mais sobre como a empresa vem se preparando para a entrada em vigor, a partir de outubro do próximo ano, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
O PBE determina que todos os pneus produzidos aqui ou importados para o mercado brasileiro deverão receber uma etiqueta atestando a sua eficiência em três critérios: eficiência energética, aderência em piso molhado e emissão de ruídos. Como cada um desses critérios de avaliação possui uma graduação mínima, qualquer produto abaixo do limite estabelecido não poderá ser comercializado no país.
A etiqueta deverá ser aplicada em todos os pneus comercializados no país de construção radial para automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas, bem como nos de construção radial para caminhões e ônibus para aplicação nos serviços Regional, Rodoviário, Urbano e Misto. Na íntegra da portaria estão determinadas as exceções.
“O PBE tem por objetivo possibilitar que o consumidor tome uma decisão de compra mais consciente em um item vital para a segurança ao dirigir como é o caso dos pneus”, analisa Eduardo Roveri, gerente de certificação da Continental Pneus Mercosul, lembrando que os pneus produzidos ou importados até outubro de 2016 têm até abril de 2017 para serem enviados aos revendedores. O mercado, por sua vez, tem até abril de 2018 para comercializar os produtos sem etiqueta.
Todos os testes exigidos pelo programa serão realizados pela Continental Pneus em Hanover, na Alemanha, onde a companhia possui um dos oito únicos laboratórios em todo o mundo considerados referência para a realização de testes de resistência ao rolamento.
O Brasil será o quarto mercado mundial a ter um programa de etiquetagem de pneus. O Japão, em 2010, foi o primeiro país a adotar um programa com essas características, embora de forma facultativa, sendo seguido, no final de 2012, pela União Europeia e pela Coréia do Sul.
Uma diferença fundamental entre o modelo europeu e o adotado pelo Brasil é que na Europa a etiqueta atua apenas como uma indicação de orientação ao consumidor ao passo que o modelo brasileiro determina índices mínimos de desempenho para que os pneus possam ser comercializados no país.
Continental Pneus na Fenatran 2015
Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga
Data: 9 a 13 de novembro de 2015 – Horário: das 13h00 às 21h00
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP
Informações: www.fenatran.com.br
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