O Brasil teve o maior crescimento de receita em vendas no e-commerce da América Latina: o país registrou aumento de US$ 8,1 bilhões em 2022, se comparado com o ano anterior, e uma receita total de US$ 49,2 bilhões. Os dados são do estudo “Latin America 2022”, realizado pela pesquisadora Retail X. A logística de distribuição e entregas precisa acompanhar os avanços do varejo digital, para que empresas e marcas consigam expandir suas operações e suprir as demandas comerciais. Dessa forma, o constante crescimento de mercado, confirmado pelos números, pode continuar e se sustentar.
Uma das estratégias que contribuem para este cenário é a coopetição logística, no qual empresas tornam-se parceiras para expandir os negócios e suprir as demandas de mercado. “Quando falamos do setor logístico, um dos principais exemplos de sucesso são os hubs – galpões, centros de distribuição e de armazenamento de produtos -, nos quais dois ou mais players varejistas utilizam a mesma estrutura para realizar as entregas do e-commerce”, explica Fernando Sartori, fundador e CEO da Uello, logtech especializada em logística de entregas.
Pensando em ajudar os varejistas, Fernando Sartori elencou as principais vantagens de adotar a estratégia de hubs. Confira:
1 – Redução de custos:
A parceria e a colaboração entre os players varejistas possibilitam minimizar despesas, porque o processo neste sistema é centralizado nos hubs. Duas ou mais empresas varejistas utilizam o centro logístico para armazenar seus produtos e realizar a distribuição e entregas dos pedidos, de acordo com a sua demanda.
“Os hubs ficam localizados nos pontos-chave dos municípios do país, contribuindo para rotas mais eficientes, possibilitando entregas same day e no dia seguinte após a compra. A definição antecipada das rotas e a utilização dos centros logísticos geram a economia no número de veículos da frota, minimiza gastos com deslocamentos, além de contribuir para a eficiência de entregas e na redução de poluentes”, explica o CEO.
2 – Qualidade de entregas e satisfação dos consumidores:
Dentre os principais benefícios da coopetição está o alto padrão de qualidade adotado pelas empresas, por meio da colaboração pela inovação e tecnologia, para disponibilizar o melhor serviço de entregas. O objetivo é oferecer experiências únicas e personalizadas para os clientes e consumidores, impactando diretamente na satisfação do consumidor. “A colaboração entre as empresas para atingir melhores resultados de entrega é eficaz. Com a economia promovida pelos hubs compartilhados, elas podem investir juntas na experiência de logística. Os consumidores conseguem acompanhar todo o processo da entrega do produto, passo a passo, o que tem gerado melhores índices de fidelização de clientes, resultando no processo de recompra”, declara Sartori.
3 – Processo de expansão de mercado:
A eficiência no setor permite que as demandas do mercado sejam supridas de maneira precisa, gerando impacto direto na receita final do e-commerce e do varejo. O crescimento está ligado diretamente à qualidade do serviço prestado ao mercado.
“As empresas e players varejistas que adotam essas estratégias e visam a alta qualidade na prestação de serviços conseguem alcançar melhores resultados de mercado. A coopetição tem esse propósito final. Podemos ter como base o crescimento do e-commerce no país nos últimos anos e o forte investimento em hubs, logtechs, tecnologias de mercado e contratação de novos profissionais”, finaliza o CEO.