Nesta quinta-feira (15), Dia do Cliente, os Correios apresentaram um novo serviço de logística, voltado ao comércio eletrônico e com foco nas micro e pequenas empresas (MPEs): a solução de logística integrada (e-fulfillment), que suporta operações completas na armazenagem, atendimento de pedidos, separação, embalagem, integração com transporte/distribuição e logística reversa.
A apresentação do serviço foi realizada pelo presidente dos Correios, Guilherme Campos, e pelo vice-presidente de Logística da estatal, José Furian Filho, durante a coletiva de imprensa sobre a Black Friday Legal 2016, em São Paulo (SP), em uma ação que envolveu, além da empresa, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Braspag.
O e-fulfillment prevê uma redução média de 47% nos custos logísticos no e-commerce, que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) está concentrada em 62,6% com o frete, 19,9% da operação de armazenagem e 17,5% com o manuseio.
O presidente dos Correios, Guilherme Campos, lembrou que a empresa realiza logística desde o seu nascimento, há 353 anos. “Nossa presença, que nos coloca em todas as cidades do país, vem se transformando. O mesmo mundo que tira dos Correios o mercado postal, em declínio, permite aos Correios ampliar sua presença no comércio eletrônico”, afirmou.
O vice-presidente de Logística, José Furian Filho, explicou que o novo serviço possibilita o acesso dos proprietários de micro e pequenas empresas à cadeia logística com um custo reduzido, dando-lhes oportunidade para que foquem energia e recursos nas vendas. “Assim, as chances de essas MPEs crescerem são muito maiores. Isso é uma política de governo, que tem feito grandes esforços para fomentar o segmento, e os Correios, como uma empresa pública, têm essa preocupação também”, disse.
Simplificação — Os produtos poderão ser enviados para destinos nacionais e internacionais, incentivando as exportação pelas MPEs devido à simplificação do processo. A vantagem do modelo é que o empresário não precisa se preocupar com o espaço para armazenagem dos produtos e preparação dos pedidos. Os principais ganhos estão na simplicidade de precificação, por item armazenado e pedido atendido, na redução dos custos fixos logísticos e na celeridade operacional em retirar um produto do estoque e despachar no mesmo dia para entrega. Com isso, além de manterem o foco nas suas atividades-fim, as lojas conseguem atender com escalabilidade as vendas em períodos de grandes demandas em datas especiais, como Black Friday, Natal, Dia das Mães etc. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no site dos Correios, no endereço www.correios.com.br/ecommercecorreioslog
Infraestrutura — O armazém logístico da empresa em Cajamar (SP) possui 72 mil m² de área total, pé direto livre de 12 metros e 18 mil posições de armazenagem. Com um investimento de R$ 5,5 milhões, os Correios adquiriram licenças de uso permanente de software integrado de gerenciamento de armazéns para operadores logísticos, o Warehouse Management System (WMS). O sistema permite que os clientes tenham acesso ao que há de mais moderno na gestão de estoque e acompanhamento de pedidos on-line, rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente.