Cosméticos – Falta uma boa comunicação

A dificuldade de resolver os problemas junto às transportadoras é um dos problemas apontados. Também precisaria haver melhorias na comunicação e no rastreamento e no contato com os entregadores, agilizando a informação.

O Brasil é o terceiro mercado mundial de itens de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O setor de cosméticos no país cresce mais de 10% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec.

Mesmo com esta importância, o segmento de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal ainda enfrenta problemas quando se fala em transporte. Pelo menos é o que apontam os dois embarcadores que participam desta matéria especial.

William Caron Dias, gerente de logística da Adcos Indústria e Comércio (Fone: 27 2121.1212), cita a falta de opções de transportadoras eficientes para região Centro-Oeste, Norte e Nordeste – o que requer, segundo ele, melhora na eficiência das transportadoras disponíveis.

Mais: Dias fala sobre o auxílio que as transportadoras costumam dar para a solução destes problemas. “As menores/médias costumam auxiliar, sim. As maiores não. É muito difícil o contato com uma pessoa específica para solução dos problemas”, desabafa.

E vai mais longe ainda. Para o gerente de logística da Adcos, o relacionamento com as transportadoras menores/médias é ótimo. Mas com as grandes …. “uma vendedora de uma das grandes estes dias me disse que para resolver algum problema com eles, é necessário conhecer as pessoas certas (aos risos) que aí resolve logo. Não falei nada, mas, para mim, se uma empresa não atende a todos por igual não me merece como cliente. As transportadoras precisam, simplesmente, tratar o cliente como cliente e parceiro. Desta forma haverá um tratamento mais eficiente em todo o processo”, revela Dias.

Luiz Domingues, gerente nacional de logística da Biotropic Distribuidora de Cosméticos (Fone: 0800 702.1701), também aponta os maiores problemas no transporte no seu segmento: avarias de produtos e perda de prazo de entrega. Para ele, a solução estaria em um melhor trabalho por parte dos transportadores, maiores investimentos em estrutura e sistemas informatizados.

Domingues também acusa certa displicência das transportadoras no auxílio para a solução destes problemas: “nem sempre elas ajudam, existe um problema de custos que diminui os investimentos necessários”.

Salientando que mantém um relacionamento muito bom com as transportadoras, o gerente nacional de logística da Biotropic também aponta as melhorias que estas prestadoras de serviço podem implementar em suas atividades que poderiam auxiliar no trabalho do embarcador: “melhoria na comunicação e no rastreamento e melhorias no contato com os entregadores, agilizando a informação”.

Os dois embarcadores também ressaltam a importância do Prêmio Top. Para Dias, da Adcos, o Prêmio é importante por destacar no mercado quais são as empresas que, de fato, estão comprometidas com serviços de qualidade. “Acredito que o resultado informa àquelas que não obtiveram bons níveis de aceitação que precisam melhorar. Concorrência sadia beneficia o mercado.”

Domingues, da Biotropic, diz que o Prêmio serve de parâmetro para o mercado de transportes, onde as transportadoras vencedoras servem de inspiração e exemplo para as demais.

 

Transportadora

A Transporte MANN (Fone: 47 2101.1000) é a única das transportadoras indicadas ao Prêmio Top do segmento que, convidada, participa desta matéria.

Peter William Dal Negro, gestor corporativo comercial e administrativo da empresa, inicia por relacionar os maiores problemas no transporte no segmento: embalagens inadequadas e o recebimento demorado pelos clientes destinatários – a solução passa pela negociação do cliente embarcador e o cliente final e investimento em embalagens mais resistentes, diz Dal Negro.

Ele enfatiza que a sua empresa auxilia na solução destes problemas sugerindo as melhorias e que o relacionamento da empresa com os embarcadores é tranquilo.

Já entre as novidades em tecnologias que ajudaram na atuação entre embarcadores e transportadoras, o gestor corporativo comercial e administrativo da Transporte MANN aponta o EDI e o código de barras.

Finalizando, Dal Negro aponta a importância do Prêmio Top do Transporte para a melhoria no relacionamento embarcador x transportadora “é um indicador de qualidade que nos auxilia a prospectar novos clientes”.

O que os embarcadores oferecem

Adcos: atua no segmento de cosméticos de tratamento.

Biotropic: possui exclusividade na fabricação e distribuição de produtos de marcas internacionais e renomadas em linhas de higiene e beleza, com ênfase no público infantil e juvenil, principalmente de produtos capilares e corporais. Xampus, condicionadores e cremes de pentear representam 80% dos produtos comercializados pela companhia.