Cresce o mercado de locação de baterias

Com o serviço, os clientes economizam em ativos fixos e podem contar com baterias sempre à disposição, inclusive em picos de produção. Locar baterias também incentiva o uso das empilhadeiras elétricas, menos poluentes que as a combustão.

Ainda novo no Brasil, o serviço de locação de baterias tracionárias vem ganhando espaço no mercado devido às suas significativas vantagens, conforme destacam os entrevistados nesta matéria especial da revista LogWeb.

Ricardo Fernandez, diretor comercial da Saturnia Sistemas de Energia (Fone: 11 9425.8826), ressalta que, de fato, o serviço no Brasil é embrionário, pois o uso de baterias em equipamentos perde para aqueles que são movidos a combustão, que ocupam 70% do mercado brasileiro. “Ao ingressar nesse mercado, pretendemos aumentar o consumo de baterias por um lado e, por outro, oferecer melhores condições ao meio ambiente, já que os equipamentos a combustão são extremamente poluentes, o que não ocorre com os equipamentos elétricos”, ressalta Fernandez, lembrando que na Europa os equipamentos elétricos têm 70% de participação, enquanto que os a combustão têm 30%.

Ainda de acordo com o diretor comercial da Saturnia, o mercado brasileiro está muito aberto ao sistema de locação, pois está percebendo suas vantagens. “Com a maciça divulgação dos problemas ambientais que afetam o planeta, algumas iniciativas estão sendo tomadas. No que se refere a empilhadeiras, a maior preocupação é a substituição da frota a combustão por elétrica, o que reduzirá, substancialmente, o impacto no meio ambiente.

A locação é a forma mais econômica de se fazer esta substituição”, conta.

Fernandez salienta que a empresa está engajada neste processo, fazendo seus esforços no sentido de reverter o quadro da frota, obtendo a certificação ISO 14.000. “Será a única fabricante de baterias do Brasil a ter esta certificação, muito importante para o mercado consumidor, pois garante ao comprador um produto fabricado sem danos ao meio ambiente.”

Edmilson Anjos Ferreira, diretor da Matrac Comércio e Serviços (Fone: 11 2905.4108), distribuidora das baterias Fulguris, acredita que ao deixar de comprar as baterias e optar pela locação, o cliente poderá obter vantagens contábeis, pois deixará de investir em ativo, que demanda tempo para depreciação. “Existe, ainda, a grande vantagem de estar sempre com suas baterias em boas condições de operação, sempre prontas para atender à necessidade de trabalho das empilhadeiras”, acrescenta.

A locação de baterias tracionárias é uma tendência para Fernando Cunha, diretor da Allbat (Fone: 81 33434.660), distribuidora de baterias Tudor, por tratar-se de equipamento que exige conhecimentos específicos e mão-de-obra qualificada.

Vantagens da locação

– O cliente que opta pela locação com a inclusão da mão-de-obra para troca e manutenção das baterias, além de manter o bom funcionamento das máquinas, evita que trocas, cargas e adição de água destilada sejam efetuadas por operadores, muitas vezes sem conhecimento básico sobre o assunto;

– Confiabilidade das operações;
– Não investimento em ativo, o que reduz de imediato os custos para a empresa locatária;
– Atender à sazonalidade, pois o cliente pode precisar de baterias extras somente num pico de produção;
– Atender a eventuais turnos extras das empilhadeiras.

A logística da locação

Sobre a logística de locação de baterias, Ferreira informa que a Matrac possui em sua sede em São Paulo, SP, estoque de 250 baterias tracionárias destinadas a essa finalidade. A locação pode ser efetuada pelo período de 1 a 36 meses. “Lembramos que o período de locação é fator determinante para a elaboração do preço”.

A Matrac conta com caminhão e pick-ups próprios para atender a entrega das baterias de imediato no perímetro da Grande São Paulo, além de 12 carros oficina para visitas de manutenção preventiva e, ainda, moto-técnico (novidade) para pequenos reparos de emergência.

As locações podem ser efetuadas com os serviços de manutenção preventiva inclusos no preço. “Quando o cliente não opta pela locação com a manutenção preventiva inclusa, fica responsável pela conservação das baterias. Eventuais avarias que ocorrerem por mau uso também serão responsabilidade do cliente”, acrescenta Ferreira.

Detalhando a logística da Allbat, Cunha explica que a empresa faz uma avaliação das necessidades do cliente, define em conjunto a melhor solução técnica e, então, instala as baterias. Na seqüência do contrato, realiza visitas técnicas periódicas para manutenção preventiva.

A Allbat oferece aos locatários manutenção, peças, assistência técnica completa, peças e serviços.

Quanto às responsabilidades do locatário pelo contrato de aluguel, Cunha cita o uso correto e adequado das baterias, sempre atendendo aos limites especificados pelo fabricante.

Já a Saturnia oferece vários planos de locação, indo desde a simples locação de uma bateria até um pacote completo de soluções, como manutenção preventiva, troca de baterias, pessoal fixo na empresa para manuseio e manutenção das baterias, carregadores e salas de baterias, entre outros.

Algumas opções de planos de locação são: contrato de performance (fixo + variável), onde se oferece o consumo de Ah ou o Run Time do equipamento do cliente, ou seja, o locatário paga pelo tempo que a máquina e a bateria são utilizadas. “Os contratos de locação normalmente são de três anos, período suficiente para o locatário perceber as diferenças e vantagens entre a compra e a locação de baterias, como redução de custos, não investimento em ativo, despreocupação com manutenção e assessoria integral”, conta Fernandez.


Comentários

Deixe um comentário