Crise aquece a demanda por cursos com foco em logística

A crescente complexidade dos negócios, a pressão pelo controle rígido dos custos e a expansão do comércio eletrônico são alguns dos fatores que alçaram a logística, antigamente vista como uma área operacional, a uma questão estratégica das empresas.

Para quem quer entrar na área, há uma ampla gama de cursos sobre o tema, com diferentes níveis de aprofundamento e, claro, de preço.

O Inbrasc, por exemplo, é uma escola de negócios especializada na área, que busca oferecer ao aluno uma experiência mais prática, para ser aplicada imediatamente na solução de problemas.

“Diferentemente do que aconteceu com outras áreas, a crise econômica propiciou um bom momento para a logística e o “supply chain”, porque são áreas que conseguiram trazer mais rentabilidade para a empresa”, diz Alex Leite, diretor educacional do Inbrasc Live University, em São Paulo.

A escola oferece um MBA em Gestão de Logística e Supply Chain com duração de 410 horas, em vários formatos. Na versão noturna, com aulas presenciais, dura 18 meses, ao preço de R$ 24 mil.

Segundo Leite, a maioria dos alunos já é da área e vem em busca de especialização.

É o caso de Fabio Cochrane Cutait, 32, que está no segundo semestre do curso do Inbrasc.

Economista e gerente de compras do Grupo MCassab, empresa que atua em vários setores, como importação de produtos químicos e distribuição de empresas de consumo, ele diz que as aulas conversam diretamente com o seu cotidiano.

“Os professores conhecem o mercado. Minha ideia é aproveitar as oportunidades que surgirem na empresa.”

A prática também é um foco de atenção no curso de pós-graduação de Logística e Distribuição da FIA (Fundação Instituto de Administração).

O perfil típico do aluno desse curso é de pessoas que fizeram a graduação há pouco tempo, afirma Nuno Fouto, coordenador do curso.

“Como não é um MBA, tem um componente maior em formação e todas as disciplinas são específicas de logística, ‘supply chain’ e distribuição. Também fazemos visitas a empresas com os alunos”, diz.

Para completar o curso de 14 meses, é preciso desembolsar R$ 26 mil.

Já na FGV (Fundação Getulio Vargas), o mestrado em Gestão para a Competitividade com ênfase em logística é voltado a profissionais experientes em busca de rigor metodológico, explica Priscila de Souza Miguel, coordenadora do curso.

“O trabalho final é pesquisa aplicada. O aluno parte de um problema que existe na prática e propõe uma solução por meio da teoria e da metodologia”, conta Miguel.

As aulas duram 18 meses e o custo chega a R$ 68 mil.

A instituição oferece ainda cursos livres, que não demandam experiência na área.

É o caso do curso de capacitação em logística, com duração de seis meses, que provê uma visão das principais rotinas da área, como centros de distribuição, operadores logísticos e modais de transporte. O custo é de R$ 7.083.

Fonte: Folha de S. Paulo