A crise da Covid-19 deve provocar mudanças também no setor de logística. Em uma atividade essencial, que não pode parar durante quarentena, mas que também é afetada pelo ritmo lento da economia, os operadores logísticos precisam rever custos e uma decisão essencial neste negócio é o modelo de gestão de seus veículos.
Segundo a Marbor Frotas Corporativas, a crise reforça as vantagens da terceirização de caminhões e empilhadeiras. “Atuar em parceria com uma locadora oferece mais flexibilidade, para suportar oscilações nas operações. Em caso de aumento de demanda, as empresas podem reforçar sua estrutura, de forma simples e rápida, para atender às necessidades de seus clientes”, explica Renato Vaz, diretor da Marbor.
Além disso, o custo das frotas terceirizadas pode ser até 30% menor do que manter equipamentos próprios. “Outra vantagem da locação é contar com um fornecedor que presta suporte ao cliente nos momentos críticos”, diz o executivo.
Para que as empresas possam comparar os custos da terceirização com os da frota própria, a Marbor disponibiliza a ferramenta “Conta em Foco”, desenvolvida pelo departamento de Economia de uma universidade paulista.
Após contato com a locadora, o interessado recebe um link para fazer a simulação. Basta preencher um formulário com os dados dos veículos que possui ou pretende comprar – como valor de aquisição, custo financeiro, custos com impostos, licenciamento, seguro e custos administrativos. A partir daí a planilha gera automaticamente todo o fluxo de caixa da operação, calculando o Valor Presente Líquido (VPL), e demonstra qual a melhor opção para aquela empresa.
“Ainda há uma grande quantidade de empresas que não adotam a terceirização por não ter uma comparação clara com os custos totais da frota própria. Essa ferramenta auxilia os clientes nessa análise”, diz Renato Vaz.
Para ter acesso à ferramenta “Conta em Foco”, basta enviar um e-mail para [email protected].