CRM especialista para transportador chega ao mercado

Com a necessidade cada vez maior de estarem mais próximas aos seus clientes, as transportadoras voltaram a sua atenção à importância do uso de soluções de CRM (Customer Relationship Management) para oferecerem níveis de serviço ainda melhores à sua base. Para isso, a TOTVS lança um CRM especializado nas rotinas do transportador, totalmente vocacionado e integrado ao seu software TMS (Transportation Management System). Além de atender às demandas características do segmento, a ferramenta ainda ajuda na atração de leads e permite uma série de monitoramentos para promover uma gestão mais eficiente da área.

A transportadora que usar a nova solução da TOTVS terá recursos para tornar a sua operação de relacionamento com o cliente mais ágil e inteligente. Assim que receber uma ligação para a coleta de um produto, por exemplo, o sistema identifica o número telefônico e abre, imediatamente, uma tela com todos os dados daquele cliente. Assim, o atendente tem todas as informações em mãos, como o histórico de compras e os endereços de entrega, entre outros, para dar rápido andamento ao contato. Após registrar a solicitação, o CRM Transportador verifica qual a melhor rota, quando e qual veículo deve retirar a mercadoria, faz o agendamento da coleta e já vincula a viagem ao cliente – tudo de forma automática e nativamente integrada ao TMS.

Em um processo manual, quando recebe a ligação, o atendente tem que pesquisar os dados do cliente em planilhas e digitar as informações, normalmente, em Excel, para, posteriormente, transcrevê-las no sistema de gestão. Esse tipo de operação gera erros e demoras no atendimento ao cliente, levando a insatisfações e distanciamento da empresa com a base. Já em um cenário que conte o apoio do novo CRM, estima-se uma redução de 50% no tempo gasto e a eliminação de 90% dos problemas com inconsistência de informações, além de evitar retrabalho e proporcionar melhor aproveitamento dos profissionais.

Além dessas funcionalidades, o CRM Transportador da TOTVS também contempla os conceitos gerais da solução, como a gestão do cliente, agenda de visitas, controle da devolução dos atendimentos, indicadores, entre outros. O funil de vendas, por exemplo, permite a visualização e acompanhamento de todos os leads que entraram em contato com a empresa, as ações que foram realizadas, como reuniões e propostas, e quais foram convertidos. Além disso, é possível gerenciar campanhas locais para atração regional, com monitoramento dos vendedores.

“A automatização e o uso inteligente dos dados para atender melhor ao cliente são características da transformação digital dos negócios. Somando tecnologia a conhecimento especialista no segmento logístico, pudemos desenvolver uma solução que possibilita, hoje, novas experiências de contato entre o transportador e o consumidor final, resultado em mais fidelização e rentabilidade”, finaliza Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.