A Crown, uma das maiores empresas do mundo em movimentação de materiais, está completando cinco anos de presença no Brasil com filial própria. Antes disso, a empresa já atuava por aqui, mas através de representantes.
“Foram cinco anos de muito trabalho e muito aprendizado, agora queremos olhar para o futuro, para o potencial do mercado brasileiro, que é gigante, e também para a oportunidade que temos com a migração contínua das empilhadeiras movidas a combustão para as elétricas”, afirma Rafael Arroyo, gerente de marketing da Crown no Brasil (Fone: 11 4585.4040).
Apesar dos investimentos constantes em logística nos últimos anos, o Brasil ainda tem um mercado potencial de movimentação de carga muito grande. Se, no Japão, a média é de uma empilhadeira para 4 habitantes e, nos Estados Unidos, de uma para cada 20, aqui as estatísticas apontam uma empilhadeira para cada 40 mil pessoas. O que significa que muitas empresas ainda não usam equipamentos apropriados para a movimentação de materiais.
“Outro dado importante para a Crown é o grande número de empresas que vem optando pelos modelos elétricos em detrimento das movidas a combustão”, explica Arroyo. Uma empilhadeira elétrica, além do fator ecológico, sem emissão de gases, tem ainda autonomia maior e custo operacional bem inferior, completa ele.
“Mesmo tendo valor de aquisição mais alto, a empilhadeira elétrica se paga em pouco tempo por causa do baixo custo operacional e os empresários brasileiros estão percebendo isso”, aponta o gerente de marketing, destacando que atualmente, 50% das empilhadeiras em operação no país são elétricas, mas em todo mundo o percentual já é superior; 70% nos Estados Unidos, 80% na Europa e 98% no Japão.
Instalações
Baseada em Jundiaí, SP, a Crown conta com 6.500 m² de área, compostos por armazém, showroom e escritório comercial e administrativo. Ao todo são mais de 6.000 itens de peças de reposição em estoque para atender as necessidades dos clientes. E mais um robusto time de suporte pós venda, com veículos devidamente equipados para oferecer manutenção in loco.
“Os técnicos são altamente capacitados, passam por um intenso treinamento, de aproximadamente 200 horas, sobre conceitos e manutenção em equipamentos. E, em relação à segurança, são aproximadamente 100 horas de treinamentos e certificação de operação de máquinas”, explica Arroyo, destacando que a filial da Crown no Brasil conta com mais de cem colaboradores.
Crown Equipment Corporation
A Crown é uma das maiores empresas do mundo em movimentação de materiais, com reputação por ter um design premiado de produtos, engenharia e tecnologia avançadas e serviço pós venda superior. “A filosofia de negócios da Crown utiliza processos integrados verticalmente para projetar, fabricar e distribuir soluções inovadoras que melhoram a produtividade e a eficiência operacional de seus clientes. A Crown produz uma ampla gama de empilhadeiras, bem como tecnologias de automação e gestão de frotas”, diz o gerente de marketing.
A sede mundial da empresa está localizada em New Bremen, Ohio, EUA, e ainda conta com escritórios regionais na Austrália, China, Alemanha e Cingapura. A empresa tem mais de 13.000 colaboradores em todo o mundo.
“A Crown opera uma rede de serviços e distribuição que ultrapassa os 500 pontos de vendas e serviços em mais de 80 países, incluindo filial própria no Brasil”, conclui Arroyo.