A Dachser registrou um crescimento substancial em 2018. O provedor de logística aumentou sua receita líquida consolidada em 5,5%, resultando em 5,57 bilhões de euros. Como no ano passado, o número de remessas aumentou, crescendo 2,5% para 83,7 milhões; a tonelagem subiu 3% para 41,3 milhões de toneladas. Com 30.609 funcionários no total, sendo 1.511 acima do ano anterior, a força de trabalho da Dachser atingiu um novo recorde. Fornecedor de logística reporta crescimento de 5,5%. O negócio de exportação europeu continua sendo o principal impulsionador do crescimento. Empresa apresenta novos recordes de remessas, tonelagem e mão de obra
O crescimento da empresa global foi novamente impulsionado pelas condições econômicas. No entanto, alguns desafios se tornaram cada vez mais evidentes como: escassez de motoristas profissionais e operadores de logística; gargalos de capacidade potencial resultantes de picos sazonais juntamente com uma falta de capacidade de carga, crescente incerteza sobre a proibição de dirigir a diesel e, ainda, o Brexit e o futuro das relações comerciais internacionais. “Até 2018, estava claro que a logística tinha que se concentrar na gestão de recursos”, explica Bernhard Simon, CEO da Dachser SE. “Neste contexto, é importante lidar com o crescimento com propósito e gerenciá-lo de tal forma que mantenhamos um equilíbrio saudável entre qualidade, processos e custos. Somente o crescimento sustentável beneficiará nossos funcionários e clientes”.
Desenvolvimento de negócios em detalhe
A área de negócios de Logística Rodoviária da Dachser (Road Logistics) – que compreende o transporte e armazenamento de bens industriais (Logística Européia) e alimentos (Food Logistics) –apresentou crescimento dinâmico novamente em 2018 para aumentar sua receita líquida consolidada de 6,6% para 4,47 bilhões de euros.
A linha de negócios de Logística Européia (European Logistics) registrou o maior crescimento, com receita líquida de 7% para 3,55 bilhões de euros, com um aumento de 3,1% em remessas e tonelagem. “Todas as quatro unidades de negócios regionais ajudaram a fortalecer substancialmente a rede. Os efeitos de rede nos negócios de exportação garantem que as unidades de negócios de da Logística Europeia continuem a crescer e a impulsionar mutuamente o crescimento de cada um”, diz Simon.
A linha de negócios de Logística de Alimentos da Dachser (Dachser Food Logistics) também apresentou números robustos de receita para 2018. A receita líquida consolidada aumentou 5,3% para 917 milhões de euros. O número praticamente inalterado de carregamentos em comparação com o ano anterior foi compensado pelo crescimento de tonelagem de 2%. “Continuamos a buscar nossa estratégia de qualidade e isso está valendo a pena. A Dachser Food Logistics tem visto um desenvolvimento positivo há muitos anos e está gerando crescimento com transportes nacionais e logística de contrato. Também temos visto taxas de crescimento encorajadoras nos transportes transfronteiriços”, relata Simon. “No lado negativo, a escassez de espaço de frete e os motoristas, além das flutuações sazonais no volume, estão atingindo este segmento com força.”
O setor de negócios de Logística Aérea e Marítima (Air & Sea Logistis) voltou a ser volátil. Como resultado dos efeitos da taxa de câmbio, das taxas de frete decrescentes e da queda do volume na rota China-Europa, a receita líquida consolidada estagnou em torno de 1,19 bilhão de euro. Uma diminuição de 2,9% no número de remessas foi compensada pelo crescimento da tonelagem – mais notavelmente no frete marítimo – de 6,6%. “Até 2020, pretendemos substituir todas as soluções isoladas pelo nosso sistema de gerenciamento de transporte Otelo, que desenvolvemos internamente. Em 2018, concluímos o lançamento do sistema na China para marcar um marco importante neste projeto”, explica Simon. “A chave para o crescimento sustentável do frete aéreo e marítimo está no domínio e gerenciamento de interfaces complexas e na integração profunda de nossos sistemas de logística. Como vimos no transporte terrestre europeu, nossos investimentos em integração e padronização também valerão a pena”.
Investimento em rede e pessoal
Em tempos de recursos escassos, o investimento em pessoal, capacidades e inovações é fundamental para o crescimento contínuo da Dachser. Em 2018, a empresa investiu 126 milhões de euros em instalações logísticas, sistemas de TI e equipamentos técnicos. Para 2019, a empresa destinou 234 milhões de euros para este fim. A Dachser também coloca um forte foco no treinamento, uma abordagem que se mostrou muito bem sucedida, particularmente para motoristas profissionais. “Atualmente, temos 207 pessoas treinando para se tornarem motoristas profissionais por meio da Dachser Service & Ausbildungs GmbH, o que nos torna um dos maiores centros de treinamento de motoristas na Alemanha. Nosso próximo passo é ampliar nosso foco para incluir operadores de logística em terminais de trânsito e armazéns”, diz Simon.
|