Desde abril de 2021, a Dachser optou exclusivamente pelos chamados “mega reboques” ao comprar novos semirreboques, na Alemanha.
Devido a suas dimensões de espaço de carga mais generosas – com o mesmo comprimento e largura – os “mega reboques” alcançam melhor economia de combustível do que os semirreboques padrão, especialmente em longas distâncias.
A conversão total da frota alemã está programada para ser concluída até 2027, com cerca de 680 novos “mega reboques” no total. Nos próximos anos, a Dachser também começará a substituir suas frotas nos outros 24 países europeus onde está representada por meio de sua linha de negócios European Logistics. O Brasil também deve aderir à tendência.
Os chamados “mega reboques” têm o mesmo comprimento e largura de um semirreboque padrão e sua altura total permanece abaixo de 4 metros, a altura máxima do veículo permitida na Alemanha.
Eles possuem 20 centímetros adicionais de altura interna, já que a área de carga fica um pouco menos de 100 centímetros acima da superfície da estrada. Isso resulta em um total de 8 metros cúbicos a mais de espaço de carga.
Com carregamento de dois andares, um mega trailer oferece espaço para 67 euro paletes. Assim, chega perto da capacidade de um semirreboque com duas caixas móveis – no entanto, como isso oferece mais cinco espaços para paletes do que o “mega-reboque”, continuará sendo a opção preferida da Dachser por enquanto.
“O fator limitante no negócio de grupagem geralmente não é o peso total máximo permitido de 40 toneladas métricas, mas o volume de carregamento disponível”, explica Christian Schütz, chefe de Departamento Técnico/Compra Técnica da Dachser. “Mais espaço de carga significa melhor utilização da capacidade; no caso do mega trailer, isso pode chegar a 18%. Isso é eficiente e também bom para nossa pegada de carbono, pois economiza viagens.”
Já de acordo com Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser, “a Dachser foi pioneira na introdução da caixa móvel há 50 anos e ela continua sendo a referência em termos de eficiência do espaço de carga. Hoje, queremos ser o primeiro grande fornecedor de grupagem na Europa a usar ‘mega reboques’ em vez de semirreboques padrão”.