A área de negócios DACHSER Air & Sea Logistics está expandindo seus serviços. Trata-se de uma nova conexão fixa LCL (Less than Container Load) entre Brasil e Alemanha, nas importações e exportações, considerando os portos de Santos e Hamburgo como origem e destino. A DACHSER utiliza seus próprios contêineres consolidados para movimentar remessas LCL nas rotas sul e norte entre esses portos.
Danilo Mizael, Head de Frete Marítimo da DACHSER Brasil, cita as vantagens desse tipo de transporte: “como o preço do transporte é calculado de acordo com o espaço utilizado da capacidade total do contêiner, o cliente pagará apenas pela parcela do espaço utilizado. Outro grande benefício é a rapidez no envio, pois não é necessário esperar até que a mercadoria preencha completamente o contêiner”.
Com trânsito porto-porto estimado em 26 dias, a ligação direta entre o porto de Santos (SSZ) e o porto de Hamburgo (HAM), integralmente controlada pela DACHSER, com periodicidade semanal, também oferece a possibilidade de carregamento e descarga na parte sul da Alemanha. Este transporte é interligado via ferrovia entre o porto e a Estação de Carga de Contêineres (CFS), opção que dá aos clientes a possibilidade de impactos positivos no transporte terrestre.
“O LCL é, sem dúvida, muito indicado para clientes com volume regular de embarques, que não são suficientes para completar um contêiner na sua totalidade. Com custos de transporte proporcionais e utilizando nossa expertise em consolidação, conseguimos oferecer o melhor tipo de transporte para nossos clientes, sempre visando reduzir o número de transbordos e os riscos inerentes ao processo como um todo”, informa João Paulo Caldana, Managing Director DACHSER Air & Sea Logistics Brasil.
Benefícios da rede
A consolidação em contêiner próprio elimina a interface com prestadores de serviços terceirizados ao longo da cadeia de abastecimento, que é inteiramente gerenciada pela DACHSER. A rede própria da empresa permite a coleta do envio em qualquer região da Europa, onde existe o transporte por caminhão ou trem até um CFS num armazém DACHSER na Alemanha, por exemplo. A remessa é, então, consolidada com as remessas de outros clientes e está pronta para ser enviada ao Brasil, onde o escritório de Logística Aérea e Marítima da DACHSER cuida das operações de importação e entrega no destino final.