O trajeto da Ferrovia do Frango, que ligará o Oeste aos portos catarinense, será definido em audiências públicas que percorrerão o Estado assim que a proposta for aprovada pelo Ministério dos Transportes.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), feito pela estatal Valec, está em fase de conclusão.Os deputados catarinenses exigiram que sejam feitas pelo menos cinco reuniões para apresentação dos projetos _ em Chapecó, São Miguel do Oeste, Canoinhas, Curitibanos e Itajaí. A lista mínima deixou de fora as cidades do Vale, que estão entre as principais interessadas na obra.
A ferrovia será alternativa de transporte de carga pesada para aliviar as estradas e reduzir os custos da produção. Os trens transportarão principalmente cargas congeladas, hoje o principal produto de exportação dos portos de Itajaí e Navegantes.
Garantir que a ferrovia passe pelo Vale e termine em Itajaí é essencial para manter a movimentação nos portos locais e alavancar a economia por onde passarem os trilhos.
Mas enquanto as lideranças políticas do Norte do Estado pressionam, em Itajaí falta representatividade política e o resultado é a inércia.
Fantasma
Aliás, a possibilidade da duplicação da rodovia que liga o Oeste a Mafra, no Norte do Estado, ocorrer antes da conclusão das obras da BR-470, é outro fantasma a assombrar os portos. Nesse caso, a rapidez no escoamento da produção poderá tornar mais viável mandar a carga para o Porto de Paranaguá do que enfrentar as estradas catarinenses.
Não à toa, as associações empresariais de Itajaí e Navegantes estão empenhadas em cobrar agilidade na 470. É uma questão de sobrevivência.
Fonte: A Notícia