Deutsche Messe faz prévia da CeMAT Hannover, que acontece em maio

No último dia 16 de fevereiro, aconteceu em Hannover, Alemanha, uma prévia da CeMAT – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, que acontece na cidade de 2 a 6 de maio de 2011. Jornalistas de vários países foram convidados, sendo que do Brasil a única a receber o convite foi a revista Logweb, mídia oficial da CeMAT SOUTH AMERICA, primeira edição na região, que acontece de 4 a 7 de abril em São Paulo.

Na ocasião, além do pronunciamento de representantes da Deutsche Messe, organizadora do evento, alguns expositores tiveram a oportunidade de montar pequenos estandes para adiantar as novidades ao mercado. Entre eles, estavam: Clark, Ehrhardt + Partner, Fronius, Hyundai, Jungheinrich, Knapp, Linde, Toyota, Stahl, Still, Viastore Systems, ZF, CargoTec, Axxom Software, Beumer, PSI Logistics, Rodata e Continental.

A feira

Com o tema central “Sustentabilidade em intralogística”, se inicia a edição 2011 da CeMAT Hannover, a feira de intralogística mais importante do mundo. Após o período de crise econômica em 2009 e 2010, o setor espera para este ano um aumento de 9% nas vendas. Empresas de diversos setores voltaram a investir em logística, o que beneficiará o evento de maneira significativa e, por sua vez, ajudará a impulsionar o segmento.

Mais de mil expositores apresentarão novidades em uma área de 80.000 metros quadrados. “Assim, a CeMAT continua sendo indiscutivelmente a número 1 do mundo neste mercado. A grande quantidade de expositores e visitantes confirma a importância da feira para o setor”, diz Andreas Gruchow, membro do Conselho da Deutsche Messe.

Aproximadamente metade dos expositores são do exterior. Na liderança estão Itália, China, Holanda, Inglaterra, Suécia, Espanha, França, Bélgica, Áustria, Finlândia e Suíça. As empresas apresentarão toda a gama de produtos para intralogística, incluindo: veículos e acessórios, instalações completas, sistemas de transporte contínuo, robôs, plataformas aéreas de trabalho, plataformas telescópicas, elevadores, gestão logística, sistemas de identificação automática, softwares, sistemas de armazenamento, equipamentos para movimentação portuária, separação de pedidos e sistemas de embalagem.

Como atração adicional, este ano haverá o show “Platformers´ Days”, ao ar livre, para oferecer aos visitantes informações sobre utilização e funcionamento de tecnologias de elevação e equipamentos de acesso.

Expectativas para a CeMAT no Brasil
De acordo com Gruchow, a CeMAT SOUTH AMERICA é um pouco diferente das edições realizadas nos outros países. “Obviamente começamos em Hannover, e introduzimos eventos em vários outros países, como Rússia, Turquia e Índia, como forma de explorar os mercados emergentes, e na América Latina não há como não começar pelo Brasil”, expôs.
O profissional disse que a diferença é que a Deutsch Messe foi procurada por líderes da indústria no Brasil que tinham interesse num grande evento, pois acreditavam que os existentes no país não tinham a abrangência desejada.  “Estamos organizando esta edição em conjunto com nossa subsidiária brasileira e acreditamos que essa parceria já é um grande sucesso. Teremos cerca de 30.000 metros quadrados, algo que nunca tivemos em um primeiro evento em nenhum mercado”, finaliza.

Atividades paralelas

A BVL – Associação Federal da Alemanha para Logística organiza pela primeira vez o Fórum Internacional CeMAT, focado no desenvolvimento tecnológico e sustentável dos sistemas intralogísticos. O evento abordará desde a criação de cadeias de fornecimento confiáveis, passando pela distribuição através de redes de transporte, até os terminais de operação intermodais. O foco está principalmente no Brasil, na China, Índia, Rússia e nos EUA. Especialistas discutirão assuntos técnicos e da atualidade, contribuindo para o entendimento da importância do desenvolvimento sustentável na área de logística.

Sobre o tema “Sustentabilidade em intralogística”, Christoph Hahn-Woernle, porta-voz do Fórum de Intralogística e sócio-gerente da Viastore Systems GmbH, Stuttgart, diz que a intralogística oferece soluções tecnológicas que, com menos gasto energético, proporcionam um alto desempenho e ajudam a reduzir as embalagens descartáveis, permitindo melhorar as condições dos postos de trabalho para os operários e reduzir a sobrecarga física. “Com isso, nosso setor apresenta um grande potencial”, complementa.

Ainda nesta edição da feira, a BÖB – Associação Federal de Portos Fluviais Estatais volta a organizar, junto com a ZDS – Associação Central dos Portos Marítimos Alemães, o Hafenforum (Fórum Portuário). Especialistas em economia e responsáveis pelo tráfego nos portos discutirão quais contribuições uma logística portuária verde nos portos fluviais e marítimos podem oferecer para o desenvolvimento das cadeias logísticas sustentáveis e como isso pode influir nas atividades dos transportadores e operadores logísticos.

 

Visita à fábrica da Jungheinrich
Além de participar da pré-CeMAT, a jornalista Carol Gonçalves, da Logweb, foi convidada pela Jungheinrich AG a conhecer a fábrica da empresa em Moosburg an der Isar, localizada a 26 km do aeroporto de Munique, na Alemanha, acompanhada de Jan Kaulfuhs-Berger, gerente de comunicação corporativa da empresa.
Na unidade, são fabricadas empilhadeiras trilaterais e selecionadoras de pedidos para estantes altas, além de empilhadeiras elétricas de contrapeso e empilhadeiras a combustão de contrapeso. As empilhadeiras EFG 216 (elétricas de contrapeso) são consideradas as mais eficientes do mercado em sua classe, conforme teste realizado.
Jan explicou que são produzidas em Moosburg 40 empilhadeiras elétricas por dia em dois turnos de 8 horas cada, e aproximadamente 20 a combustão diariamente em um turno. São cerca de 17.000 máquinas produzidas por ano.

Outra atração especial será a apresentação do “Auto-ID e a logística de embalagens”, que mostrará a relevância da integração de sistemas de identificação automática na logística de embalagens. O visitante poderá conferir a viabilidade técnica da execução, além de ver uma apresentação do fluxo de informação e os potenciais de otimização relacionados com a capacidade do segmento, transparência dos processos e custos.